Com o tempo, os novos veículos incorporaram inúmeras vantagens, melhorias e acessórios para alcançar, por um lado, maior desempenho e total conforto ao conduzir. No entanto, o progresso tecnológico traz um problema maior: o alto custo de substituição de certas peças, especialmente em carros desportivos ou de luxo.
The BUGATTI Bolide offers extreme performance that can be enjoyed immediately by every driver – the result of the perfect fusion of cutting-edge motorsport technology and exceptional craftsmanship.#BUGATTI #BOLIDE #EquipePurSang
–
WLTP: https://t.co/mCEE0ghyaw pic.twitter.com/PWlCb6L68X— Bugatti (@Bugatti) March 11, 2025
É o caso do impressionante Bugatti Bolide, modelo que, nos últimos anos, se tornou uma das principais joias do mercado automóvel. É claro que conduzir esta ‘fera’ da engenharia tem um preço e, acima de tudo, uma preocupação constante.
O que há de errado com o Bugatti Bolide?
Como a própria empresa francesa recomenda, para atingir o máximo desempenho e uma experiência inesquecível ao volante do Bolide, os proprietários devem trocar os pneus a cada 60 quilómetros! A razão? Bem, devido à resistência e abrasão, é aconselhável substituir esses pneus de corrida regularmente.
A troca frequente dos pneus do Bugatti Bolide é o principal problema e dor de cabeça dos seus donos. Porquê? Devido ao seu preço alto. Esses pneus, projetados pela Michelin e destinados apenas para uso em pista (o Bolide não é aprovado para uso em ruas), têm um preço de aproximadamente 8 mil dólares, um valor significativo que, logicamente, afeta consideravelmente o bolso.
O motivo pelo qual esses conjuntos de pneus são tão caros é porque existem apenas 40 exemplares desse modelo no mundo e, portanto, o seu preço é consistente com o custo final do veículo, o que significa que o Bolilde é avaliado entre quatro e cinco milhões de euros.
No entanto, os proprietários que optarem por não utilizar o veículo e mantê-lo numa garagem ou local seguro devem saber que, em condições normais, não precisarão se preocupar em trocar os pneus periodicamente, apenas a cada quatro ou cinco anos.
Por outro lado, conforme explicou o milionário Manny Khoshbin, famoso influencer do mundo automobilístico – cujo vídeo pode ver aqui -, o Bolide terá certas peças que precisarão de ser substituídas regularmente, apesar de não serem usadas com frequência, como os cintos de segurança, o extintor de incêndio ou o tanque de combustível, entre outras.
Leia este e outros artigos aqui.