A Noruega prepara-se para escrever um novo capítulo na história da engenharia com a construção do Boknafjordtunnelen, o que será, uma vez concluído, o túnel rodoviário mais longo e profundo do mundo. Com uma extensão impressionante de 27 quilómetros e atingindo uma profundidade de 392 metros abaixo do nível do mar, esta megaestrutura ligará as localidades de Randaberg e Bokn, integrando-se na nova autoestrada E39 — uma das principais vias de comunicação da costa ocidental norueguesa.
A previsão é que a obra esteja concluída em 2033. Os trabalhos já arrancaram há vários meses e, segundo as autoridades norueguesas, vários quilómetros de túnel já foram perfurados. Equipas de engenharia trabalham em regime contínuo, 24 horas por dia, com todas as medidas de segurança, para garantir que os prazos são cumpridos.
Uma obra de engenharia para mudar a Noruega
O Boknafjordtunnelen faz parte de um plano ambicioso de requalificação da E39, que liga Trondheim a Kristiansand, percorrendo grande parte da costa atlântica da Noruega. Atualmente, quem percorre esta rota demora cerca de 21 horas a completá-la — um tempo significativamente prolongado devido à necessidade de recorrer a sete travessias de ferry, muitas vezes condicionadas pelas duras condições meteorológicas da região.
Com a construção do túnel, estima-se que a extensão da autoestrada seja encurtada em cerca de 50 quilómetros e que o tempo total de viagem seja reduzido em mais de 10 horas. Para além de facilitar o transporte de mercadorias e a deslocação dos cidadãos, a infraestrutura deverá trazer benefícios substanciais para os serviços de emergência, cuja capacidade de resposta será drasticamente melhorada.
Mais profundo e mais longo que qualquer outro
O atual detentor do título de túnel rodoviário mais longo do mundo é o Lærdalstunnelen, também na Noruega, com 24,5 quilómetros. O Boknafjordtunnelen não só ultrapassará esse recorde como se tornará também o túnel rodoviário subaquático mais profundo do planeta.
Além da proeza estrutural, o túnel incorporará tecnologia de última geração: está prevista a instalação de um sistema de iluminação inteligente, ventilação avançada e zonas de segurança estrategicamente localizadas para permitir evacuações em caso de emergência. Há também planos para incluir uma rotonda subterrânea, algo raro em túneis rodoviários, que permitirá gerir o fluxo de tráfego no interior da galeria.
Impacto económico e social
Este ambicioso projeto representa um investimento estratégico para a Noruega. Com a eliminação da dependência dos ferries, espera-se uma melhoria substancial na eficiência logística da região, além de um impulso ao turismo, à mobilidade quotidiana dos residentes e à competitividade económica do país.
Ainda que obras de engenharia desta escala sejam raras — e inexistentes em países como Espanha, onde não há registo de infraestruturas rodoviárias desta dimensão —, a Noruega demonstra mais uma vez a sua capacidade de liderar em inovação, sustentabilidade e conectividade num território desafiante, marcado por fiordes profundos e terreno montanhoso.
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