A BYD veio para Portugal há dois anos e na bagagem traz ambições de querer dominar o mercado com uma ofensiva de bons produtos elétricos. Inicialmente dedicada à produção de baterias, cedo se foi especializando no desenvolvimento de viaturas elétricas e tornou-se um dos grandes construtores mundiais.
O BYD Seal é um desses exemplos. O seu desenho exterior cativa com as suas linhas desportivas mas também elegantes o que lhe permite destacar-se no trânsito
Se a traseira apresenta uma assinatura luminosa de um extremo ao outro da viatura, esguia e elegante, juntamente com os pára-choques que possuem defletores, demonstrando que este não será propriamente uma viatura qualquer.
Os faróis dianteiros surgem no formato de duplo U e seguem a linguagem visual com a designação Ocean Aesthetics, inspirada em elementos marinhos, numa aparência moderna e sofisticada, reforçando a aerodinâmica e elegância do veículo.
A zona lateral também bem surge bem esculpida com faróis com puxadores escamoteáveis.
Já o interior revela um produto com uma qualidade de construção e materiais assinalável. Quando entramos para o habitáculo de uma viatura a primeira sensação conta muito; e aqui encontramos logo as portas forradas a pele sintética e alcântara, juntamente com umas colunas da dynaudio.
O tablier não é direito mas parece flutuar, sendo também todo ele forrado com materiais moles, suaves ao toque e pele sintética. O pequeno painel de instrumentos totalmente digital apresenta boa legibilidade e possui todas as funções necessárias que se pretendem. Já o painel central congrega todas ou quase todas as funções do automóvel tendo uma boa usabilidade (software bem parametrizado).
Os bancos integrais forrados a pele sintética, aquecidos e ventilados integrais apresentam um excelente apoio lateral e permitem viagens bastante confortáveis. Até mesmo o modo como o desenho dos mesmos foi concebido com os pespontos e pele perfurada transformam-no num produto mais premium.
Atrás, o espaço interior é bastante interessante. Faltou referir que na consola central temos a possibilidade de mudar os modos de condução e também uma pequena alavanca para gerir a caixa de velocidades.
Mas o BYD SEAL não se destaca somente pela sua aparência, porque quando andamos com ele, em qualquer uma das versões, seja na versão de 313 cavalos e motor elétrico traseiro ou na versão de 530cv com tração integral, aquilo que se constata é um comportamento rigoroso que foi pensado para ter uma afinação desportiva mas em que conseguiram garantir um compromisso muito bom com a vertente conforto.
Quando falamos de elétricos surgem sempre as várias questões associadas: a questão da autonomia que aqui é sempre superior a 500 quilómetros em circuito WLTP e também para a questão das baterias. Como sabemos esta marca foi inovadora ao desenvolver as blade battery que lhe permitem não só uma maior autonomia mas também uma maior segurança, tanto em termos de incêndio, perfuração, resistência a embates. Possui também uma maior densidade energética que lhe permite uma maior autonomia e uma vida útil bastante maior que as normais, além do facto de não possuir cobalto.
São de tal maneira inovadoras que outras marcas, até mesmo a concorrência direta, já as utiliza.
Outra vantagem reside na e-Platform 3.0 (plataforma específica, pensada de raiz para automóveis elétricos, garantindo o melhor aproveitamento de espaço, peso e aerodinâmica e onde integra bateria, motores, eletrónica de potência e software num único conjunto), conseguindo uma melhoria e eficiência global do Seal.
Só por isso muitos são os motivos que têm levado este modelo e marca a serem tão bem aceites no mercado nacional juntamente com um preço extremamente competitivo em ambas as versões recheadas de equipamento. O Seal alia assim qualidade de construção, desenho cativante, bons materiais e comportamento de muito bom nível, mas acima de tudo muita inovação tecnológica presente em cada viatura. O certo é que é difícil não gostar do Seal pelas qualidades que o mesmo apresenta em todos os domínios.
O preço do BYD SEAL varia consoante a versão escolhida. No entanto, pode ter em conta que na sua versão base, o preço começa nos 48.490 €* (P.V.P.). Já a versão Excellence de 530 cv tem um preço base de 51.490 €* (P.V.P.).
Leia este e outros artigos aqui.