O nosso país foi, mais uma vez, o destino escolhido pela Renault para o primeiro contacto dinâmico com um dos modelos mais aguardados da marca: o Renault 4 E-Tech elétrico. Com a Ericeira como palco, a marca francesa está a dar a conhecer de muito perto este que não é apenas um automóvel, mas um símbolo de mudança e liberdade.
Nascido nos anos 60 como resposta a um mundo em mudança, o Renault 4 foi criado para ser versátil, acessível e robusto. No fundo, um carro “para todos e para tudo”, que vendeu oito milhões de exemplares, em 100 países.
Símbolo de liberdade e mudança, o novo Renault 4 E-Tech elétrico recupera o ADN do modelo original para o reinventar como um compacto arrojado, elétrico, conectado e pronto para a aventura. Este modelo emblemático continua a ser um automóvel para ser vivido!
Depois de ter sido apresentada, no Salão Automóvel de Paris, em outubro do ano passado, e de as encomendas serem abertas, em Portugal, importa conhecer esta máquina de perto, conduzindo-a e procurando sentir tudo o que a Renault quer transmitir.
O Renault 4 E-Tech elétrico é um símbolo de liberdade renovado
O Renault 4 E-Tech elétrico dirige-se a um público mais vasto do que o Renault 5 E-Tech elétrico, incluindo as famílias jovens.
Numa ode à versatilidade, está disponível com uma configuração modular, um comprimento de carga de 2,20 m e uma capacidade de bagageira de 420 litros, adaptando-se a todas as necessidades.
A porta da bagageira prolonga-se até ao para-choques para uma altura de carga de apenas 61 cm.
Além disso, está equipado com Extended Grip e com uma capacidade de reboque de 750 kg, permitindo ao condutor efetuar confortavelmente qualquer tipo de viagem em qualquer tipo de estrada.
O Renault 4 E-Tech elétrico chega repleto de tecnologia:
- ADAS para a segurança;
- OpenR Link com Google integrado para a experiência de condução e de bordo;
- Mais de 50 aplicações e serviços úteis;
- Reno, o avatar oficial da Renault com ChatGPT.
A par disto, possui ainda um conjunto de funcionalidades que farão dele o automóvel compacto elétrico de referência de uma nova geração.
Um modelo emblemático com tecnologia V2L e V2G
O Renault 4 E-Tech elétrico deve muito da sua qualidade à plataforma dedicada AmpR Small, única na Europa, partilhada com o Renault 5 E-Tech elétrico.
A tónica é colocada na condução ágil e dinâmica, graças ao baixo centro de gravidade e à suspensão traseira multi-link.
Além de um carregador de 11 kW CA para uma utilização quotidiana, o Renault 4 E-Tech elétrico está equipado com um carregador de 80 ou 100 kW CC para as deslocações mais longas.
Em mais uma prova de versatilidade, o carregador de 11 kW CA é bidirecional, para ser compatível com as funções V2L (veículo para a carga) e V2G (veículo para a rede).
Segundo Fabrice Cambolive, diretor-executivo da marca Renault, “com o Renault 4 E-Tech elétrico, a Renault prossegue os seus esforços para integrar os automóveis elétricos na Europa”.
Este último modelo vem completar uma gama já variada, com o Megane, o Scenic e o novo Renault 5 E-Tech elétrico. Mas faltava-nos um automóvel compacto com verdadeiro espaço. Agora temo-lo com este modelo versátil, funcional e modular, com uma bagageira grande e fácil de carregar. Um automóvel capaz de satisfazer um vasto leque de necessidades quotidianas.
É um automóvel elétrico de referência, em sintonia com o seu tempo, repleto de tecnologias úteis para a condução e o conforto.
Duas opções de motor e bateria a partir de 29.500 euros PVPR
#1 – Autonomia urbana
Disponível a partir de 29.500 euros (PVPR), esta versão combina um motor elétrico de rotor bobinado de 90 kW (120 cv/225 Nm) e uma bateria de iões de lítio NMC de 40 kWh, para uma autonomia de até 308 km.
#2 – Autonomia conforto
Disponível a partir de 33.000 euros (PVPR), esta versão associa um motor elétrico de rotor bobinado de 110 kW (150 cv/245 Nm) e uma bateria de iões de lítio NMC de 52 kWh. Promete uma autonomia WLTP de até 409 km.
Estradas portuguesas voltam a ser palco de ensaios da Renault
Desde 2007, a Renault já organizou, em Portugal, um total de 14 apresentações internacionais à imprensa:
- Clio III R.S. (Braga);
- Twingo R.S. (Baião);
- Nova geração Clio III (Braga);
- Laguna Coupé (Algarve);
- Nova geração Laguna e Latitude (Cascais);
- Fluence Z.E. e Kangoo Z.E. (Cascais);
- ZOE (Cascais);
- Mégane IV (Cascais);
- ZOE Z.E 40 (Óbidos);
- Master Z.E (Oeiras/Sintra);
- Mégane R.S. Trophy (Estoril);
- Clio V (Évora);
- Novos Trafic e Master (Cascais);
- Novo Espace (Castelo de Paiva).
A ação internacional de imprensa do novo 4 E-Tech elétrico é a 15.ª organizada pela Renault no país.
No fundo, representa o reconhecimento do papel estratégico de Portugal na história da marca.