Renault 4 E-Tech elétrico: estamos na Ericeira a conhecer esta máquina “para todos e para tudo”

Renault 4 E-Tech elétrico: estamos na Ericeira a conhecer esta máquina “para todos e para tudo”

O nosso país foi, mais uma vez, o destino escolhido pela Renault para o primeiro contacto dinâmico com um dos modelos mais aguardados da marca: o Renault 4 E-Tech elétrico. Com a Ericeira como palco, a marca francesa está a dar a conhecer de muito perto este que não é apenas um automóvel, mas um símbolo de mudança e liberdade.

Nascido nos anos 60 como resposta a um mundo em mudança, o Renault 4 foi criado para ser versátil, acessível e robusto. No fundo, um carro “para todos e para tudo”, que vendeu oito milhões de exemplares, em 100 países.

Símbolo de liberdade e mudança, o novo Renault 4 E-Tech elétrico recupera o ADN do modelo original para o reinventar como um compacto arrojado, elétrico, conectado e pronto para a aventura. Este modelo emblemático continua a ser um automóvel para ser vivido!

Depois de ter sido apresentada, no Salão Automóvel de Paris, em outubro do ano passado, e de as encomendas serem abertas, em Portugal, importa conhecer esta máquina de perto, conduzindo-a e procurando sentir tudo o que a Renault quer transmitir.

 

O Renault 4 E-Tech elétrico é um símbolo de liberdade renovado

O Renault 4 E-Tech elétrico dirige-se a um público mais vasto do que o Renault 5 E-Tech elétrico, incluindo as famílias jovens.

Numa ode à versatilidade, está disponível com uma configuração modular, um comprimento de carga de 2,20 m e uma capacidade de bagageira de 420 litros, adaptando-se a todas as necessidades.

A porta da bagageira prolonga-se até ao para-choques para uma altura de carga de apenas 61 cm.

Além disso, está equipado com Extended Grip e com uma capacidade de reboque de 750 kg, permitindo ao condutor efetuar confortavelmente qualquer tipo de viagem em qualquer tipo de estrada.

O Renault 4 E-Tech elétrico chega repleto de tecnologia:

  • ADAS para a segurança;
  • OpenR Link com Google integrado para a experiência de condução e de bordo;
  • Mais de 50 aplicações e serviços úteis;
  • Reno, o avatar oficial da Renault com ChatGPT.

A par disto, possui ainda um conjunto de funcionalidades que farão dele o automóvel compacto elétrico de referência de uma nova geração.

 

Um modelo emblemático com tecnologia V2L e V2G

O Renault 4 E-Tech elétrico deve muito da sua qualidade à plataforma dedicada AmpR Small, única na Europa, partilhada com o Renault 5 E-Tech elétrico.

A tónica é colocada na condução ágil e dinâmica, graças ao baixo centro de gravidade e à suspensão traseira multi-link.

Além de um carregador de 11 kW CA para uma utilização quotidiana, o Renault 4 E-Tech elétrico está equipado com um carregador de 80 ou 100 kW CC para as deslocações mais longas.

Em mais uma prova de versatilidade, o carregador de 11 kW CA é bidirecional, para ser compatível com as funções V2L (veículo para a carga) e V2G (veículo para a rede).

Segundo Fabrice Cambolive, diretor-executivo da marca Renault, “com o Renault 4 E-Tech elétrico, a Renault prossegue os seus esforços para integrar os automóveis elétricos na Europa”.

Este último modelo vem completar uma gama já variada, com o Megane, o Scenic e o novo Renault 5 E-Tech elétrico. Mas faltava-nos um automóvel compacto com verdadeiro espaço. Agora temo-lo com este modelo versátil, funcional e modular, com uma bagageira grande e fácil de carregar. Um automóvel capaz de satisfazer um vasto leque de necessidades quotidianas.

É um automóvel elétrico de referência, em sintonia com o seu tempo, repleto de tecnologias úteis para a condução e o conforto.

 

Duas opções de motor e bateria a partir de 29.500 euros PVPR

#1 – Autonomia urbana

Disponível a partir de 29.500 euros (PVPR), esta versão combina um motor elétrico de rotor bobinado de 90 kW (120 cv/225 Nm) e uma bateria de iões de lítio NMC de 40 kWh, para uma autonomia de até 308 km.

#2 – Autonomia conforto

Disponível a partir de 33.000 euros (PVPR), esta versão associa um motor elétrico de rotor bobinado de 110 kW (150 cv/245 Nm) e uma bateria de iões de lítio NMC de 52 kWh. Promete uma autonomia WLTP de até 409 km.

 

Estradas portuguesas voltam a ser palco de ensaios da Renault

Desde 2007, a Renault já organizou, em Portugal, um total de 14 apresentações internacionais à imprensa:

  • Clio III R.S. (Braga);
  • Twingo R.S. (Baião);
  • Nova geração Clio III (Braga);
  • Laguna Coupé (Algarve);
  • Nova geração Laguna e Latitude (Cascais);
  • Fluence Z.E. e Kangoo Z.E. (Cascais);
  • ZOE (Cascais);
  • Mégane IV (Cascais);
  • ZOE Z.E 40 (Óbidos);
  • Master Z.E (Oeiras/Sintra);
  • Mégane R.S. Trophy (Estoril);
  • Clio V (Évora);
  • Novos Trafic e Master (Cascais);
  • Novo Espace (Castelo de Paiva).

A ação internacional de imprensa do novo 4 E-Tech elétrico é a 15.ª organizada pela Renault no país.

No fundo, representa o reconhecimento do papel estratégico de Portugal na história da marca.

 

Saiba mais informações: