Em Itália, um condutor estacionou o carro junto a uma igreja numa cidade no norte do país, perto de Vicenza e esqueceu-se da janela aberta: quando regressou, foi surpreendido com uma multa. O caso insólito fez notícia em vários países europeus, mas obedece ao que indica o Código da Estrada transalpino. Segundo o ‘El País’, um condutor pode ser multado se se considerar que houve instigação ao roubo.
O condutor deixou o carro estacionado numa pequena cidade perto do santuário de Monte Berico, onde são realizadas missas e outras festividades religiosas. O vidro do carro, motivo da multa, não estava totalmente para baixo: faltavam apenas 10 centímetros para estar fechado. Além disso, não deixou assim intencionalmente, foi apenas um descuido.
“O proprietário deve tomar as precauções necessárias para evitar roubo ou danos ao seu veículo”, refere a lei. No caso específico, o condutor deixou a janela aberta 10 centímetros, pelo que se sujeitou a uma multa que varia entre os 42 e 173 euros. E não foi porque ele estacionou em zona azul sem pagar ou em área proibida, pelo que se por acaso pensar em viajar por Itália este verão, tome nota.
Esta história gerou um debate acalorado nas redes sociais e na Europa em geral, enquanto muitos cidadãos italianos criticaram a aplicação dura da lei neste caso específico.
Leia este e outros artigos aqui.