André Castro Pinheiro é o primeiro português à frente da FUCHS Portugal. Após seis anos na função de Diretor Automotive, o engenheiro mecânico com MBA passa a Diretor-Geral. Sucede a Paul Cezanne que se reformou depois de 36 anos na função.
“Quando entrei na FUCHS em 2019, já sabia que este ia ser o caminho”, diz André Castro Pinheiro. Mas não foi essa perspetiva que o fez assinar contrato. “Desde o primeiro momento que me fascinam a dimensão, o espírito pioneiro e a cultura empresarial desta centenária multinacional alemã de cariz familiar com, atualmente, 71 empresas, 42 fábricas e mais de 6800 colaboradores no mundo. O Grupo FUCHS está sempre um passo à frente, a nível tecnológico e sustentável. É o maior fabricante independente de lubrificantes do mundo”, sublinha. Segundo o novo CEO, a FUCHS valoriza e respeita os colaboradores. O CEO do Grupo FUCHS, Stefan FUCHS, veio a Portugal para celebrar a passagem de testemunho.
De acordo com a visão do Grupo, André Castro Pinheiro está a fortalecer o espírito de equipa e a delegar responsabilidades: “Gosto de trabalhar em equipa e valorizo as excelentes pessoas que tenho. Fiz logo um empowerment dos meus gestores e motivei-os a trabalhar mais em equipa. Vejo o sucesso, individual e da empresa, como consequência natural do desempenho e da dedicação de cada colaborador. Se nos dedicarmos a 100 por cento e tentarmos melhorar de forma contínua, o sucesso e o bom clima de trabalho são garantidos.” Quanto ao volume de negócios, que em 2024 rondou os 15,5 milhões de euros, o objetivo já está traçado: “Queremos alcançar a marca de 20 milhões de euros de faturação em 2027.”
A FUCHS tem soluções inovadoras para as mais diversas indústrias e para as oficinas automóveis. O novo CEO quer reforçar a posição da FUCHS como líder e colocar o foco principal nas necessidades dos clientes: “Somos verdadeiros parceiros. Ajudamos e acompanhamos os nossos clientes com uma equipa técnica, um laboratório em Portugal e o serviço FUCHS CARE.”
Leia este e outros artigos aqui.