Quatro ex-executivos da Volkswagen suspeitos de fraude no caso Dieselgate conhecem hoje sentença: Justiça alemã pede pena de prisão

Arguidos terão organizado fraude comercial e evasão fiscal no escândalo que abalou a indústria automóvel global desde setembro de 2015, quando a Volkswagen admitiu ter adulterado milhões de veículos a diesel para defraudar os testes de poluição

Quatro ex-executivos da Volkswagen suspeitos de fraude no caso Dieselgate conhecem hoje sentença: Justiça alemã pede pena de prisão

Após mais de três anos e meio, é conhecida esta segunda-feira a sentença do julgamento de quatro ex-executivos da Volkswagen suspeitos de fraude organizada no âmbito do caso Dieselgate. O escândalo da manipulação dos motores a gasóleo na Volkswagen (VW), para os tornar aparentemente menos poluentes, veio a público em setembro de 2015 através da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

Os procuradores alemães pediram sentenças de prisão no julgamento de quatro ex-gestores da Volkswagen acusados ​​de fraude. Os quatro arguidos estão a ser julgados no tribunal regional de Braunschweig desde setembro de 2021.

Os arguidos terão organizado fraude comercial e evasão fiscal no escândalo que abalou a indústria automóvel global desde setembro de 2015, quando a Volkswagen admitiu ter adulterado milhões de veículos a diesel para defraudar os testes de poluição.

Os arguidos incluem Heinz-Jakob Neusser, ex-diretor técnico da Volkswagen, e outros três nomeados pelos procuradores apenas como Jens H., Hanno J. e Thorsten D.

Os antigos gestores da gigante automóvel alemã ocuparam vários cargos em desenvolvimento de produtos, incluindo a gestão de emissões.

Os procuradores pediram penas de prisão de três anos para dois dos acusados ​​e quatro anos para outro, disse uma porta-voz do tribunal regional de Braunschweig, em comunicado.

Foi pedida uma pena suspensa de dois anos para o último arguido.

Três dos réus são considerados responsáveis ​​por danos no valor de 3,15 mil milhões de euros e 3,65 milhões de veículos afetados. Para o quarto arguido, que se juntou posteriormente, os valores foram estimados em 1,14 mil milhões de euros e 1,49 milhões de veículos. Estes veículos emitiam níveis de óxidos de azoto nocivos nas estradas muito acima dos permitidos.

O ex-executivo de mais alto nível a ser condenado no escândalo até agora é o ex-CEO da Audi, Rupert Stadler, que foi multado e recebeu uma pena suspensa em 2023 após admitir fraude por negligência.

O caso dieselgate já custou à VW mais de 30 mil milhões de euros (34 mil milhões de dólares) em multas, custos legais e indemnizações aos proprietários de automóveis, principalmente nos Estados Unidos.

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