Ensaio BYD Dolphin Surf: conheça a nova vibe da cidade

A marca chinesa BYD encontra-se presente somente há 2 anos no mercado português, tendo já lançado nove modelos

Ensaio BYD Dolphin Surf: conheça a nova vibe da cidade

A marca chinesa BYD encontra-se presente somente há 2 anos no mercado português, tendo já lançado nove modelos, sendo esta aposta no segmento A uma oportunidade para segmentar ainda mais o mercado e captar mais clientes com um modelo que, segundo a marca “pretende revolucionar a mobilidade urbana e democratizar o acesso a viaturas elétricas com a qualidade que a BYD nos habituou”, mantendo como premissa “mudar o mundo” e contribuir para o arrefecimento do planeta.

No capitulo da sustentabilidade procurou uma redução de 50% na intensidade de carbono e quer atingir os 100% na neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor até 2045.

A marca foi também notícia na China por lançar um carregador que permite velocidades (tempos) de reabastecimento iguais aos de um carro de combustão na ordem dos 20kms em 10 segundos.

A expansão da marca tem-se efetuado com a criação de fábricas na China, Tailândia, Usbequistão, Brasil, Camboja e na Hungria. Em Portugal possui 21 showrooms, estando previstas 7 novas aberturas em 2025, sendo, segundo a marca, aquela que mais cresce em Portugal.

Foram também distinguidos com este Dolphin Surf como o automóvel urbano de 2025 a nível mundial.

Relativamente ao modelo que foi agora apresentado, pretende vir para conquistar o mercado europeu no segmento A, com um modelo compacto e inspirado no Seagull já existente na China.

Posiciona-se como uma viatura dinâmica, com um desenho irreverente baseado na linguagem estilística dos oceanos, com quase 4 metros de comprimento, que lhe  garante de um espaço interessante tanto à frente como atrás mesmo para pessoas com perto de 1.75cm de altura.

O interior prima pela qualidade dos materiais e de construção, mesmo para este segmento, com alguns plásticos moles e suaves ao toque, um painel de instrumentos pequeno mas com toda a informação necessária e um painel central com parte das funções ali disponíveis, deixando “espaço” para botões físicos no habitáculo.

Encontramos neste modelo com quase 4 metros de comprimento, bancos em pele vegan e regulação elétrica em ambos os bancos da frente, carregamento por indução, JLL de 16”, bagageira com capacidade superior a 300l, ecrã central rotativo e uma curiosidade no painel central, onde, se deslizarmos três dedos verticalmente regulamos a temperatura e na horizontal a velocidade da ventoinha.

O BYD Dolphin Surf – o décimo modelo da marca a ser lançado no nosso país, agrega 2 baterias, uma de 30kwh que garante   uma autonomia de 220 km em ciclo combinado e em cidade 356km e a outra de 43 kWh com 322km e 507km em cidade.

Em termos de preço a marca pretende “revolucionar a mobilidade elétrica com preços desde 16 980 mais iva (na versão Active com 88cv, Boost por 20 317€ mais iva  e na versão Comfort 22 756 mais iva, esta com 156cv de potência).

Sendo um modelo que contém todas as últimas novidades da marcas como a Blade battery, a e-platform 3.0 e o primeiro grupo propulsor 8 em 1 produzido em massa no mundo, num modelo de gestão que premeia uma cadeia de abastecimento vertical , para controle e qualidade dos componentes, sinergias e otimização de recursos, dado que  a Byd tenta produzir todos os componentes in-house.

Em termos dinâmicos e na versão mais potente que foi a ensaiada, encontrei um modelo amplo, bem construído e sem necessidade de me habituar ao mesmo, sinal que ergonomia e usabilidade estão no patamar correto. Relativamente à disponibilidade do motor é mais do que suficiente e a marca construiu/parametrizou um modelo confortável, mas suficientemente eficaz que o torna aprazível de conduzir e eficiente, servindo várias personas, desde o condutor jovem até ao condutor mais sénior-

Em termos de segurança a marca não abdica de nenhum dos elementos de segurança ativa, como cruise control inteligente, travagem emergência automática, reconhecimento sinais trânsito , alerta de colisão, 6 airbags.

Em termos de garantia a marca aposta nos 6 anos ou 150 000km, 8 anos ou 200 000km para as baterias e 6 anos para o sistema de tração.

Em resumo, a marca aposta numa viatura citadina, robusta, com qualidade, competência e atributos mais que suficientes para ser um importante player neste mercado, que alia irreverência, com espaço interior, qualidade mas sobretudo com a última tecnologia de ponta da marca.

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