A Škoda Auto está a apresentar as versões RS topo de gama para completar a sua nova família Enyaq. O novo Škoda Enyaq RS e o novo Škoda Enyaq Coupé RS são os modelos de produção com carregamento e aceleração mais rápidos do fabricante automóvel checo, juntamente com o novo Elroq RS.
Com dois motores, uma potência máxima de 250 kW (340 cv) e tração integral, aceleram dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos. A sua bateria de alta tensão pode ser carregada até 185 kW e agora também oferece o carregamento bidirecional de corrente contínua como uma nova funcionalidade.
Dois motores elétricos, 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e carregamento até 185 kW
Dois motores elétricos com uma potência total de 250 kW e tração integral asseguram o desempenho dinâmico, uma velocidade máxima de 180 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, fazem com que as versões RS sejam os modelos de produção mais rápidos da Škoda, juntamente com o Elroq RS. Para além disso, suportam potências de carregamento até 185 kW. Carregar a bateria de alta tensão com uma capacidade de 84 kWh (79 kWh líquidos) de 10 a 80%, demora apenas 26 minutos num posto de carregamento rápido DC, tornando o Enyaq RS e o Enyaq Coupé RS os modelos de produção com carregamento mais rápido da Škoda, a par do Elroq RS.
A autonomia elétrica nesta configuração é superior a 560 quilómetros para o Enyaq RS e superior a 570 quilómetros para o Enyaq Coupé RS no ciclo WLTP. O carregamento em corrente alternada é possível a 11 kW, demorando neste caso 8:30 horas para um carregamento total da bateria. Uma nova funcionalidade é o carregamento bidirecional, que permite que a bateria funcione como uma unidade suplementar de armazenamento de energia em casa.
Primeiras apresentações públicas em Estocolmo e Herning
A Škoda Auto está a apresentar o novo Enyaq RS e o novo Enyaq Coupé RS num grande evento desportivo internacional. Ambos serão exibidos nas arenas de hóquei no gelo durante o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo IIHF 2025 na Suécia e na Dinamarca (9 a 25 de maio). Ambos os modelos estarão em exibição pela primeira vez nos dois jogos de abertura, onde a República Checa irá enfrentar a Suíça, em Herning, na Dinamarca, enquanto a Áustria e a Finlândia se irão encontrar na capital sueca, Estocolmo. A Škoda Auto tem apoiado o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo da IIHF enquanto seu patrocinador oficial principal desde 1993.
Destaques exteriores em preto, chassis desportivo especificamente afinado e dois sons exteriores
Os novos Enyaq RS e Enyaq Coupé RS estão dotados com um extenso equipamento de série, incluindo, por exemplo, faróis LED Matrix de última geração, luzes traseiras LED com indicadores de mudança de direção dinâmicos e um banco do condutor ajustável eletricamente com função de memória, função de massagem e apoio lombar. Além disso, a Škoda também oferece jantes de liga leve exclusivas, de até 21 polegadas.
A dinâmica dos modelos é reforçada pelo sistema de direção progressiva, assegurando um controlo perfeito do veículo. O chassis desportivo rebaixa o eixo dianteiro em 15 milímetros e o eixo traseiro em 10 milímetros, para uma configuração mais ágil. Os pneus desportivos também são de série. O chassis adaptativo – DCC está disponível em opção. Tem uma configuração de amortecimento mais dinâmico em comparação com a versão anterior e inclui 15 níveis de rigidez para os amortecedores.
O Driving Mode Select oferece um modo de tração especial, adaptado à tração integral. Devido à sua elevada performance, as variantes RS dispõem de travões mais potentes no eixo dianteiro, com pinças de dois pistões. Dois sons exteriores, Sport e Futuristic, são atribuídos aos diferentes perfis de condução ou podem ser selecionados no Modo Individual através da opção de perfil de condução do menu do Infotainment.
O Tech-Deck Face em preto com brilho é uma caraterística da linguagem de design Modern Solid
O Škoda Enyaq RS e o Enyaq Coupé RS apresentam agora a nova linguagem de design Modern Solid da Škoda. Os seus elementos mais marcantes são o novo Tech-Deck Face em preto com brilho que aloja sensores importantes, incluindo o radar, bem como a apelativa Light Band sob a forma de uma grelha de luzes vertical. Esta faz parte do equipamento de série, tal como os faróis LED Matrix, cujo aspeto de quatro olhos é caraterístico da gama de modelos SUV da Škoda. Os faróis LED Matrix e a Light Band oferecem uma animação de chegada/partida na dianteira do veículo. Uma segunda animação “Coming/Leaving Home” está disponível como opção, e que incorpora também as luzes traseiras LED com indicadores dinâmicos.
Design aperfeiçoado com os típicos detalhes RS em preto
Os realces visuais RS e os acabamentos em preto, que incluem os frisos das janelas laterais, as barras de tejadilho, a inscrição no capot e na porta da bagageira e as capas dos espelhos retrovisores, acentuam o design exterior do Škoda Enyaq RS e do Enyaq Coupé RS. O para-choques dianteiro e o para-choques traseiro, com uma faixa refletora distinta em toda a largura, também são específicos do RS. Os logótipos RS adornam as asas dianteiras. As jantes de liga leve com frisos aerodinâmicos são outro elemento de design exclusivo das versões RS. As jantes Draconis de 20 polegadas em preto metalizado com novas inserções em preto mate, são de série, enquanto as jantes Vision de 21 polegadas em antracite metalizado (opcionais), são completamente novas.
Para além de todas as cores da nova gama Enyaq, os modelos de topo estão também disponíveis na exclusiva cor Verde Mamba. Os vidros traseiros e laterais traseiros SunSet, de cor fumada, conferem um aspeto elegante, além de proporcionarem privacidade e conforto. O vidro laminado das janelas laterais acústicas à frente reduz o nível de ruído no interior do veículo. A aerodinâmica foi ainda melhorada: para o Enyaq RS, o coeficiente de resistência começa em 0,251, enquanto o do Enyaq Coupé RS pode ser tão baixo quanto 0,239.
Dois Design Selection para o interior: RS Lounge e RS Suite
Para o interior que consegue ser simultaneamente desportivo e prático, estão disponíveis dois Design Selection específicos: RS Lounge e RS Suite. No Design Selection RS Lounge, de série, os bancos pretos são estofados numa combinação de microfibra Suedia e ecoPremium, com pespontos verde lima em contraste. No Design Selection RS Suite, opcional, os estofos apresentam uma combinação de pele e ecoPremium com pespontos em cinzento. Os painéis das portas dianteiras e o painel de instrumentos apresentam uma decoração com look de carbono. O volante desportivo, aquecido, de três raios é revestido a pele perfurada. É fornecido com um logótipo RS e com pespontos verde-lima para o RS Lounge, e pespontos em preto em conjunto com o RS Suite.
Os bancos desportivos dianteiros aquecidos, com apoios de cabeça integrados, e o revestimentos dos pedais em aço inoxidável complementam a faceta dinâmica do habitáculo. O banco do condutor é sempre ajustável eletricamente e oferece funções de memória e massagem, bem como ajuste do apoio lombar. Para o banco do passageiro dianteiro, as funções de ajuste elétrico, massagem e memória fazem parte do pacote Ultra, opcional. O ar condicionado Climatronic de 3 zonas e as cortinas laterais para os vidros traseiros são de série. Tal como acontece com outros modelos Enyaq, está disponível em opção, uma bomba de calor com funcionalidade autónoma.
Ecrã de Infotainment de 13 polegadas de série; Head-up display com Realidade Aumentada como opção
Os novos Enyaq RS e Enyaq Coupé RS estão equipados de série com um Cockpit Digital de 5 polegadas e um ecrã de Infotainment com 13 polegadas. O Head-up display com Realidade Aumentada faz parte do pack Advanced, opcional, que também inclui a Câmera de visão aérea e o sistema de som CANTON com 12 altifalantes, com uma potência total de 635 W. Todos os ecrãs apresentam gráficos específicos RS. O botão Aquecedores no ecrã de Infotainment ativa ou desativa até quatro funções de aquecimento em simultâneo.
Marca registada da Škoda: inúmeras funcionalidades Simply Clever
O novo Enyaq RS e o novo Enyaq Coupé RS incluem, de série, muitas das funcionalidades típicas da marca Simply Clever. Estão equipados com quatro portas USB-C de carregamento rápido com uma potência de até 45 W. Além disso, a Phone Box com carregamento sem fios e ventilação, oferece até 15 W de potência de carregamento. A porta traseira é elétrica, de série, com Pedal Virtual, e permite um acesso facilitado à bagageira, onde se encontra um código QR, para aceder facilmente a instruções de funcionamento e vídeos sobre várias funções da bagageira, num smartphone ou tablet.
O acesso “mãos-livres” ao veículo (KESSY Advanced) oferece agora, de série, a funcionalidade Open-on-Approach, que destranca as portas e a porta da bagageira quando o portador da chave se aproxima a menos de 1,5 metros do automóvel. A função Walk-away Locking bloqueia automaticamente os novos modelos Enyaq RS quando a chave se encontra a mais de 2,5 metros de distância do automóvel. O sistema de navegação fornece alertas online, em tempo real, sobre acidentes, avarias e condições da estrada nas imediações. Os veículos dispõem de uma pré-instalação para gancho de reboque de série. Tal como acontece com outros modelos Enyaq, um gancho de reboque elétrico está disponível como opção. A capacidade de reboque é de até 1.400 kg (numa inclinação de 8%).
Os mais recentes sistemas de segurança e assistência e Estacionamento inteligente através do smartphone
O Škoda Enyaq RS e o Škoda Enyaq Coupé RS oferecem inúmeras das mais recentes funcionalidades de segurança e assistência, bem como de conetividade. A versão mais recente do Travel Assist, que é de série, combina: Assistente de Faixa de Rodagem Adaptativo, Controlo de Velocidade de Cruzeiro Preditivo Adaptativo, Assistente de Engarrafamento, Assistente de Emergência, e o Assistente Lateral. A utilização de dados online na nuvem permite agora um desempenho ainda melhor. Para além de funcionalidades como a opção Plug & Charge, que permite uma autorização sem problemas em postos de carregamento compatíveis, a app MyŠkoda atualizada, suporta novas funções para o Intelligent Park Assist (opcional).
O Remote Park Assist permite que o veículo entre automaticamente em lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares enquanto o proprietário controla a manobra através da app MyŠkoda, no seu smartphone. O sistema baseado em Bluetooth requer que o proprietário fique ao lado do veículo enquanto segura a chave. Depois de selecionar o tipo de manobra desejado, os modelos Enyaq RS controlam de modo autónomo a direção, a travagem e o movimento. O recurso à funcionalidade de Estacionamento Remoto memorizado também é controlado por meio da app MyŠkoda. Quando o veículo chega a um dos até cinco lugares de estacionamento previamente memorizados, pode iniciar a manobra automaticamente para a posição desejada. Entretanto, o proprietário, em vez de se sentar no veículo, iniciará e monitorizará o processo através do seu smartphone.
O legado RS entra na era elétrica
Os novos Enyaq RS e Enyaq Coupé RS dão continuidade à tradição de 25 anos de modelos desportivos RS da Škoda, iniciada em 2000 com a primeira geração do Octavia RS, e com cada geração subsequente do Octavia a apresentar uma variante RS desde então. Em 2003, o portfólio RS expandiu-se com o Fabia RS, seguido de um modelo de segunda geração que incluía uma variante no formato carrinha. Em 2018, o Kodiaq RS foi o primeiro modelo de performance da Škoda no segmento SUV. Os modelos RS da Škoda tornaram-se elétricos em 2022 com o lançamento do Enyaq Coupé RS, seguido pelo Enyaq RS.
Ambos os modelos apresentam tração integral com motor duplo e forneciam inicialmente 220kW (299cv), aumentados para 250kW (340cv) em 2023, tornando-os os carros de produção mais potentes da história da Škoda. Em 2025, a gama Enyaq RS tinha registado mais de 21.000 vendas e recebido vários prémios, incluindo “Veículo Elétrico de Frota do Ano 2023”, “Carro Favorito da Suíça 2023” e o “Golden Steering Wheel 2022”.
Leia este e outros artigos aqui.