Apesar de não estarem a ter o sucesso esperado, os carros elétricos ocupam já mais espaço nas estradas do que antes e precisam, conforme lhes é apontado, de uma infraestrutura de carregamento robusta. Assim sendo, uma empresa alemã ligada ao setor automóvel e da defesa criou uma solução curiosa para o carregamento de veículos movidos a bateria.
Uma infraestrutura de carregamento robusta implica, não apenas estações totalmente dedicadas, como as que conhecemos para os carros movidos a combustíveis fósseis, mas também pontos de carga, como os que já existem nos centros urbanos.
Um dos problemas desta última solução é o local onde os carregadores estão instalados: normalmente, nos passeios, onde o espaço deve ser dedicado aos peões.
Para resolver esta questão, a Rheinmetall, empresa alemã do setor automóvel e da defesa, e uma importante fabricante de armas da Europa, sugere instalar carregadores discretos de nível 2 nos passeios.
De nome Curb Charger, trata-se de um bloco modular de aço inoxidável e alumínio de 80 kg que abriga todo o equipamento necessário para fornecer até 22 kW de potência a um veículo elétrico.
Com um modem 4G integrado, uma porta Ethernet, um leitor RFID e um ecrã, o carregador da Rheinmetall pode ser controlado através de uma aplicação para smartphone, ou através da leitura de um cartão RFID ou código QR.
Uma vez que o carregador é instalado ao nível do passeio, não possui um cabo, pelo que os condutores deverão ter o seu – algo a que os condutores que carregam os seus elétricos nestes pontos de carga urbanos já estão habituados.
E no inverno, como se comporta um carregador metido no chão?
Uma vez que tem classificação IP68, o carregador poderá ser submerso em água com pelo menos um metro de profundidade durante pelo menos 30 minutos.
Segundo a empresa, os componentes eletrónicos encapsulados podem resistir a qualquer tipo de clima e o invólucro possui drenos integrados, para que, mesmo em caso de chuva intensa, ainda forneça energia com segurança a um veículo elétrico conectado.
Caso o nível da água suba na rua, há um sensor de nível que corta a energia. Além disso, o carregador possui ainda um sistema de aquecimento integrado para os momentos de frio intenso, garantindo que o carregador está sempre livre de neve e gelo.
Conforme mencionado pela imprensa, a Rheinmetall realizou um teste com quatro carregadores de rua, durante o último ano, na Alemanha, com resultados impressionantes.
Os carregadores tiveram um tempo de atividade superior a 99% e forneceram mais de 2800 sessões de carregamento, em todos os tipos de clima.