O que a Volkswagen faz? A resposta mais simples é que o negócio é vender carros. No ano passado, por exemplo, todas as diferentes marcas que compõem o grupo, desde a própria Volkswagen até à Seat, Audi, Porsche e Lamborghini, venderam 9,03 milhões de carros.
No entanto, o gigante automóvel tem um ‘segredo’, num outro produto que vende quase tantas unidades como veículos.
Em 2024, a Volkswagen vendeu 8,5 milhões do que é oficialmente conhecido como “parte 199.398.500 A”. Ou seja: salsichas de caril (‘Currywurst’), a iguaria alemã de fast-food geralmente servida em barraquinhas de rua. Um negócio surpreendentemente bem-sucedido que vem crescendo em ritmo acelerado há anos, algo que não pode ser dito da indústria automóvel.
A produção do ‘currywurst’ da Volkswagen remonta a 1973, mas para entender as suas origens, é preciso recuar a 1938, quando Adolf Hitler fundou uma empresa automóvel: o nome Volkswagen significa “carro do povo”. O ditador nazi fundou uma cidade planeada para os funcionários da recém-criada fábrica de automóveis viverem. Em 1945, quando a guerra terminou e os funcionários regressaram à fábrica para produzir carros em vez de armas, a cidade foi renomeada para Wolfsburg. A fábrica ficava longe da nova cidade, com um rio a separar, então a marca automóvel decidiu abrir a sua própria cozinha para que os funcionários pudessem comer comida quente. E em 1973, no que na época parecia uma decisão sem sentido, a empresa adicionou um novo prato ao menu: o ‘currywurst’.
O segredo é que, em vez de comprá-las no supermercado mais próximo, as salsichas são produzidas internamente por uma equipa de cerca de 30 pessoas. Todos os dias compram carne de porco, cortam a gordura manualmente, colocam a carne num mixer com um saco de temperos de caril, colocam a mistura na tripa, defumam e cozinham no vapor. Cerca de 20 mil salsichas saem da fábrica de salsichas da Volkswagen todos os dias. E os negócios estão a crescer: o número de salsichas produzidas mais que triplicou desde 2009.
Para onde vão essas ‘currywursts’? 40% vão para os restaurantes da própria fábrica. Por cerca de três euros, os funcionários podem comprar um prato de salsicha de 170 gramas, uma porção de batatas fritas e uma dose generosa de ketchup, que a empresa também produz.
Mas as salsichas da Volkswagen são tão famosas que a sua procura não para por aí. Segundo os chefs, a qualidade deste alimento coloca o seu ‘currywurst’ no mais alto nível da indústria, graças ao seu baixo teor de gordura e à sua mistura de especiarias. Assim, os funcionários da empresa também podem comprar as salsichas nos supermercados da cidade para consumir mesmo quando estiverem fora do trabalho.
a popularidade deste prato cresceu tanto que muitas concessionárias da marca na Europa oferecem aos seus clientes um pacote de salsichas quando compram um carro. E há sites que vendem comida com entrega em qualquer lugar da Alemanha.
A empresa continua a inovar nessa linha de negócios. Em 2021, lançou uma linha de salsichas vegans, o que gerou polémica no país: o ex-chanceler Gerhard Schröder criticou esse lançamento, considerando que as salsichas de carne eram parte fundamental da indústria automóvel, e que vender uma versão vegan equivaleria a desnaturar a sua história. Mesmo assim, essa linha tem feito sucesso: no ano passado, foram vendidas 42 mil unidades.
Entre os planos futuros está lançar um cachorro-quente “pronto para comer” e continuar a inovar com o companheiro favorito das salsichas: o ketchup. O chamado “componente 00010 ZDK-259-101” também é muito popular: no ano passado, foram vendidas 629.000 garrafas pequenas e 25.000 garrafas de 10 litros. O molho de tomate já chegou aos retalhistas dos EUA e a sua expansão continua. A próxima questão é se começarão a vendê-los em mais lojas pela Europa em vez de se limitarem a alguns pontos de venda especializados.
O crescimento da sua divisão de salsichas contrasta com a turbulência do seu principal negócio: carros. As vendas estão abaixo dos números de 2019, vendendo quase dois milhões de carros a menos a cada ano do que no nesse ano. Mas o sucesso da sua linha de salsichas prova que sempre pode haver um “plano B” inesperado.
Leia este e outros artigos aqui.