Carros elétricos mais baratos? Preços das baterias de iões de lítio caíram 20% em 2024

Carros elétricos mais baratos? Preços das baterias de iões de lítio caíram 20% em 2024

Por serem um dos maiores custos associados aos carros elétricos, as baterias são um elemento que importa explorar, por forma a encontrar soluções mais baratas. Agora, com os modelos movidos a bateria a serem já parte significativa das estradas, um relatório da Agência Internacional de Energia (em inglês, IEA) informa que os preços das baterias de iões de lítio caíram 20%, em 2024, “na maior queda desde 2017”.

Os carros elétricos não são para todos e não são, certamente, para todas as carteiras. Uma vez que as baterias são um dos elementos mais caros a compor estes veículos, quanto mais baratas conseguirmos que sejam, mais baratos poderão ser os modelos.

Numa boa notícia para a indústria e para os potenciais clientes, os preços das baterias de iões de lítio caíram 20%, em 2024, “na maior queda desde 2017”.

Conforme dados da IEA, esta queda resultou dos preços baixos dos minerais críticos e do facto de as margens do componente serem reduzidas pela concorrência, principalmente na China.

Em particular, os preços do lítio caíram quase 20%, em 2024, atingindo preços semelhantes aos do final de 2015, apesar de a procura de lítio no ano passado ter sido cerca de seis vezes maior do que em 2015.

Fonte: Relatório Global EV Outlook 2025 (IEA)

Os dados indicam que os baixos preços dos minerais críticos são impulsionados principalmente pelo excedente de oferta, que está, também, a dificultar a concorrência para algumas empresas de mineração, aumentando o nível de concentração da cadeia de abastecimento entre os players já estabelecidos.

Espera-se que esse excedente persista nos próximos anos, mas os preços baixos podem desencorajar investimentos futuros e causar escassez de lítio e níquel até 2030. Além disso, a alta concentração geográfica e de propriedade das cadeias de abastecimento pode causar distorções no mercado, aumentando o risco de mercado.

Lê-se no relatório Global EV Outlook 2025, publicado em maio deste ano.

Por sua vez, uma oferta insuficiente de lítio faria subir os preços, beneficiando o setor mineiro, mas prejudicando as fabricantes de baterias e veículos elétricos, bem como os consumidores finais.

 

China registou a queda mais rápida no preço das baterias

Os preços das baterias caíram em todos os mercados, mas a extensão da queda variou significativamente, com as mais rápidas a serem observadas na China, onde os preços caíram quase 30%, em 2024, em comparação com 10-15% na Europa e nos Estados Unidos.

Estes resultados ampliaram a diferença entre os preços das baterias na China e no resto do mundo, aumentando a vantagem competitiva das fabricantes chinesas de veículos elétricos.

Segundo o relatório, o ritmo mais rápido de redução de custos e inovação em baterias na China foi possibilitado pela concorrência feroz, que reduziu as margens de lucro da maioria das fabricantes (embora não todas), ao mesmo tempo que aumentou a eficiência e o rendimento da produção.

A estes fatores junta-se o acesso a uma grande força de trabalho qualificada e a integração da cadeia de abastecimento de baterias.

 

Química das baterias impacta o preço

As baterias de fosfato de ferro e lítio (em inglês, LFP), a principal química de baterias utilizada na China, são quase 30% mais baratas por quilowatt-hora (kWh) do que as baterias de óxido de níquel, cobalto e manganês (em inglês, NMC), que continuam a ser as baterias mais utilizadas nos Estados Unidos e na Europa.

Apesar de a diferença ter diminuído nos últimos anos, a maior densidade energética das baterias NMC continua a ser uma vantagem para aplicações que exigem maior autonomia ou operação em climas frios, onde a tecnologia LFP é normalmente menos eficaz.

No entanto, as baterias LFP atingiram agora um nível de desempenho suficiente para a maioria das aplicações de veículos elétricos, tornando o seu custo mais baixo uma vantagem fundamental para as fabricantes de automóveis que visam os mercados de massa.

Segundo o relatório, o preço da bateria por kWh também depende muito da aplicação pretendida, com os veículos elétricos a bateria a permitir os custos mais baixos:

Em 2024, os preços das baterias por kWh para carros elétricos híbridos plug-in eram mais de três vezes superiores aos dos carros elétricos a bateria, devido ao seu tamanho menor e maiores requisitos de potência.

Lê-se no relatório, que pode ver na íntegra aqui.