Ensaio Citroën C5 X híbrido 136cv: Inovação e conforto em movimento

O C5 X traz-me recordações da minha infância, dos modelos icónicos da marca que marcaram gerações e tendências

Ensaio Citroën C5 X híbrido 136cv: Inovação e conforto em movimento

O C5 X remete-me para memórias da minha infância, pois recorda-me modelos icónicos da marca que marcaram gerações e tendências.

A Citroën sempre foi reconhecida pelas suas inovações tecnológicas mas também por um visual de alguns dos modelos distintivo. E este é um desses casos. Não é uma berlina nem um SUV, nem uma carrinha mas um misto. É um automóvel pensado para apreciadores do conforto típico da marca, do espaço interior e de inovações tecnológicas.

No habitáculo espaçoso e bem construído encontramos os elementos típicos de um segmento superior. Materiais de boa qualidade, muitos plásticos moles e suaves ao tato, com um tablier “tradicional” onde se destaca o painel central à altura central e que concentra parta das funções do modelo. Outras como o AC ficam a cargo de botões físicos.

Além do amplo espaço interior, tanto à frente como atrás, encontramos os bancos Advanced Confort perfeitos para longas viagens confortáveis. Neste modelo de ensaio, a Citroën disponibilizou a versão base de 136cv híbrido que garante consumos muito comedidos para uma autonomia bem superior a 600 km.

Se os bancos ajudam ao conforto a bordo, a suspensão idem, com a presença do sistema de batentes hidráulicos, que ajuda a esquecermos tudo o que se passa fora do habitáculo, ainda por cima porque a insonorização está bem conseguida.

Os 136cv são mais que suficientes para qualquer situação, a caixa é de 6 velocidades automática e possui os habituais 3 níveis de modo de condução – eco, normal e sport – sendo que o mais adequado face ao perfil de cliente será sempre o modo Confort, num equilíbrio entre suavidade e eficácia.

Num veículo que se destaca pelo conforto a bordo, espaço interior, o comportamento revela-se muito são, onde o equilíbrio conseguido para o tornar eficaz e competente em estrada se percebe e se sente num modelo com um só nível de equipamento – Plus (acesso e arranque em  mãos livres, bancos em polipele aquecidos e elétricos, cruise control adaptativo, os habituais ADAS de segurança, sistema de navegação e carregamento sem fios) e um preço que começa nos 42.300€ desta versão (existe uma de 145cv e o topo de gama com 225cv).

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