O novo Bentayga Speed é o SUV mais potente, dinâmico e entusiasmante da Bentley até à data. Supera inclusive o aclamado antecessor equipado com motor W12, com mais potência e performance, além da configuração de chassis mais evoluída alguma vez oferecida num Bentayga – incluindo, pela primeira vez, a capacidade de gerar ângulos de derrapagem com o acelerador num SUV de topo da marca.
O coração do modelo é um novo motor V8 biturbo de 4.0 litros, que debita 650 CV e 850 Nm de binário. Esta unidade permite ao novo Bentayga Speed acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 310 km/h. Além disso, conta com avanços significativos ao nível dinâmico — nomeadamente o modo SPORT evoluído e o novo modo Dynamic do ESC, que proporciona maior envolvimento na condução e a opção entre aderência total ou uma experiência mais emocionante em curva. O novo conjunto motor-chassis estabelece o Bentayga Speed como o novo expoente de performance no segmento dos SUV de luxo.
Novo V8 biturbo de 4.0 litros e banda sonora envolvente
O novo motor V8 de 4.0 litros biturbo oferece uma performance excecional, com 650 CV (478 kW) e um tempo dos 0-100 km/h de apenas 3,4 segundos. Estes valores superam largamente os do Bentayga V8 S (4,4 segundos) e do anterior Bentayga Speed com motor W12 (3,9 segundos). O binário máximo de 850 Nm é entregue entre as 2.250 e as 4.500 rpm, com a típica “plataforma de binário” da Bentley a assegurar acelerações suaves e poderosas em qualquer regime.
Para além de mais potente, este motor é também mais expressivo. O sistema de escape desportivo de série oferece uma sonoridade rica e poderosa que reforça o caráter do novo V8 e intensifica a ligação entre condutor e máquina. É distinguido exteriormente pelas duas saídas ovais integradas no difusor traseiro. Em opção, o escape Akrapovič em titânio oferece uma banda sonora ainda mais marcante, com quatro saídas e uma acústica que expressa toda a força do motor.
Capacidade dinâmica melhorada
Dos três modos de condução disponíveis, COMFORT e BENTLEY mantêm a calibração dos restantes modelos Bentayga, privilegiando o conforto diário e as viagens de longa distância. Já o modo SPORT foi significativamente revisto, com uma resposta mais direta da direção, maior aderência e ligação ao condutor, beneficiando de uma suspensão com 15% mais firmeza. Este modo permite explorar mais a fundo o potencial do V8 e beneficia da vetorização de binário para um comportamento ainda mais ágil em curva.
Para uma experiência ainda mais envolvente, os travões carbocerâmicos (opcionais) permitem ativar o novo modo ESC Dynamic no modo SPORT. Este modo relaxa a intervenção do controlo de estabilidade, permitindo derrapagens controladas ou sobreviragem com aceleração. A vetorização de binário por travagem oferece uma entrada em curva mais incisiva e maior tração à saída, aumentando a confiança do condutor. O sistema inclui também, pela primeira vez num Bentayga, o Launch Control.
A direção às quatro rodas passa agora a equipar o Bentayga Speed. A baixa e média velocidade, as rodas traseiras viram em sentido oposto às dianteiras para maior agilidade e menor diâmetro de viragem. A alta velocidade, viram no mesmo sentido para reforçar a estabilidade.
Combinando o novo modo SPORT, os travões carbocerâmicos, o software ESC Dynamic e a direção às quatro rodas, o Bentayga Speed atinge um novo patamar em agilidade, aderência e prazer de condução – redefinindo as expectativas para um SUV de luxo.
Design marcante
Entre os elementos exclusivos do Bentayga Speed destacam-se os acabamentos exteriores escurecidos, as jantes Speed de 22” (em cinzento escuro ou prateado, sem custo adicional) e os logótipos Speed cromados nas portas dianteiras. Os faróis apresentam interiores escurecidos e moldura fumada, enquanto os farolins traseiros são em tom cinzento com moldura escura. Pela primeira vez na Bentley, estão disponíveis jantes de 23” (quando se opta pelos travões carbocerâmicos), com acabamentos em cinzento acetinado, preto ou preto com face maquinada. As pinças de travão estão disponíveis em sete cores diferentes, tanto com os travões standard como com os carbocerâmicos.
Outro opcional exclusivo é o tejadilho preto Speed, disponível em acabamento brilhante ou acetinado, dependendo da cor da carroçaria. Inclui a secção inferior do spoiler da bagageira e reforça a presença imponente do modelo.
Interior focado na performance
O habitáculo do Bentayga Speed reflete o seu carácter desportivo. Inclui de série o painel de instrumentos específico Speed, logótipos Speed na consola do passageiro, soleiras e encostos dos bancos. As tradicionais saídas de ventilação tipo “alvo”, bem como os comandos rotativos e as saídas centrais, podem ser acabados em tom escurecido. O padrão de costura Precision Diamond surge nos painéis dos bancos, portas e nas costas dos bancos traseiros (nas versões de quatro lugares). O esquema de cores exclusivo Speed inverte a lógica habitual: o tom escuro assume protagonismo, sendo pontuado por detalhes no tom mais claro, visíveis nas laterais dos bancos, portas e consola.
A ultrapassar limites
O novo Bentayga Speed oferece uma amplitude excecional de capacidades: modos COMFORT e BENTLEY proporcionam o equilíbrio perfeito entre conforto, sofisticação e performance para o dia a dia. Mas ao selecionar o modo SPORT, revela-se uma faceta mais visceral e emocionante. Com ajustes cuidadosos no chassis e a adoção do novo V8 High Powered, os engenheiros da Bentley criaram o Bentayga mais potente e dinâmico de sempre — sem comprometer o luxo, o requinte e o caráter inconfundível de um verdadeiro Bentley.
Leia este e outros artigos aqui.