Um carro da cor da sua mala ou da gravata? Marca alemã transforma caprichos em luxo

Fabricante premium alemão permite agora que os seus clientes escolham qualquer cor imaginável, mesmo que só exista na sua cabeça... ou no nécessaire

Um carro da cor da sua mala ou da gravata? Marca alemã transforma caprichos em luxo

Encomendar um carro no mesmo tom da sombra dos olhos ou de um carrinho de brinquedo da sua infância parece complicado. Mas a Porsche transformou isso num processo industrial: fabricante premium alemão permite agora que os seus clientes escolham qualquer cor imaginável, mesmo que só exista na sua cabeça… ou no nécessaire.

Num mundo onde a personalização é o novo luxo, a Porsche elevou essa tendência a um novo patamar. Através dos programas ‘Paint to Sample’ e ‘Paint to Sample Plus’, a marca alemã permite que os clientes encomendem um carro com uma cor totalmente personalizada, mesmo que essa cor exista apenas numa lembrança de infância ou num objeto do dia a dia.

Um 911 pintado como a sua peça vintage favorita? Ou um Taycan no mesmo tom do seu batom favorito? Bem, é possível. Os clientes podem literalmente levar esses objetos a uma concessionária Porsche. Lá, começa um meticuloso processo de análise, combinação e validação, que pode levar até nove meses. Um tempo que muitos estariam dispostos a esperar para ter uma peça única na estrada.

O programa ‘Paint to Sample’ oferece uma paleta com mais de 190 cores históricas, previamente aprovadas pelos técnicos da marca. Mas é o programa ‘Paint to Sample Plus’ que permite que entre no reino do inédito: cores completamente novas, desenvolvidas do zero. O requisito? Passar por uma bateria de testes técnicos rigorosos: desde suportar um ano de sol da Flórida num simulador de radiação UV até testes de resistência ao impacto de sal e pedras.

Tudo isso acontece na fábrica de Zuffenhausen, em Estugarda, onde a Porsche mantém o seu arquivo secreto de protótipos pintados e fórmulas exclusivas. A criação de cores é realizada com incrível precisão: os pigmentos são refinados para parecerem idênticos em materiais tão diversos como alumínio, plástico e fibra de carbono, exigindo ajustes mínimos na fórmula para cada tipo de superfície.

A cor deve ser uniforme em todo o veículo, sob qualquer tipo de luz. “O mais difícil não é acertar na cor, mas sim garantir que esta seja absolutamente idêntica em todos os cantos do veículo, sob qualquer iluminação”, explicou Boris Apenbrink, chefe da divisão Exclusive Manufaktur da Porsche. “Cada cor torna-se uma marca registada.”

Esse nível de detalhe tem um preço: desenvolver uma nova cor pode custar milhares de euros. Mas se não passar nos testes internos, a Porsche assume o custo, e o carro não é produzido naquela cor.

Leia este e outros artigos aqui.