Renault 5 entre os quatro modelos destacados pelo Euro NCAP

Renault 5 entre os quatro modelos destacados pelo Euro NCAP

No seu mais recente relatório relativo à condução assistida, o Euro NCAP destaca, além do Renault 5, o Kia EV3, o Porsche Macan e o Toyota bZ4X. Por sua vez, modelos da Tesla e a Volvo tiveram um desempenho menos satisfatório.

O novo relatório do Euro NCAP sobre condução assistida destaca quatro modelos com a classificação máxima “Very Good” (em português, “Muito Bom”): Kia EV3, Porsche Macan, Renault 5 e Toyota bZ4X.

Estes modelos destacaram-se pelo excelente equilíbrio entre apoio à condução e sistemas de segurança de emergência, demonstrando que mesmo os modelos mais acessíveis podem oferecer uma tecnologia avançada bem concebida.

“Kia, Porsche, Renault, and Toyota raise the standard for Assisted Driving systems – Tesla and Volvo could do better” – Euro NCAP

Relativamente ao Porsche Macan, o sistema “InnoDrive com manutenção ativa da faixa” obteve 85% em Assistance Competence e 92% em Safety Backup (ou seja, eficácia em evitar acidentes com veículos, peões ou ciclistas e capacidade de parar com segurança em caso de emergência).

O modelo demonstrou ser preciso nos avisos, claro na documentação e reativo na estrada. Se o condutor não mantiver as mãos no volante, o sistema avisa e, por fim, desativa-se de forma segura.

Renault 5 durante os testes do Euro NCAP

Classificados como “Muito Bom” foram, também, o Kia EV3, o Toyota bZ4X e o Renault 5, que convenceu o júri com o “Active Driver Assist”, mostrando que a assistência à condução de qualidade não é exclusiva das marcas premium.

 

Euro NCAP criticou o “Autopilot” da Tesla

Por outro lado, o “Autopilot” do Tesla Model S, que, apesar de ter obtido 94% em Safety Backup, conseguiu apenas 30% em Assistance Competence.

Tesla Model S durante os testes do Euro NCAP

O Euro NCAP criticou o nome “Autopilot”, bem como a publicidade à sua volta, considerando-os enganosos, uma vez que sugerem uma automação completa.

Além disso, uma vez que a direção se opõe aos comandos do condutor e se desativa em caso de intervenção manual, a sua utilidade é limitada.

A par do Tesla Model S está o Volvo EX30. O Euro NCAP destacou que os comandos principais passam pelo ecrã central e obrigam o condutor a desviar o olhar da estrada, e considerou a gestão das mãos fora do volante inadequada.