A BYD afirmou que está a tomar medidas legais contra 37 contas de influenciadores e que colocou outras 126 sob monitorização interna por alegada desinformação e conteúdo prejudicial.
Através da sua conta oficial no WeChat, o Departamento Jurídico da BYD divulgou um comunicado, por via do qual deu a conhecer atualizações sobre vários processos judiciais em curso relacionados com difamação online.
Segundo a empresa, estão a ser tomadas medidas legais contra 37 contas de influenciadores e foram colocadas sob monitorização interna outras 126, devido a alegada desinformação e conteúdo prejudicial – incidentes que a marca descreveu como “organizados” ou “coordenados”.
Acolhemos com agrado as críticas dos meios de comunicação social e a opinião pública, mas não toleraremos conteúdos difamatórios ou acusações falsas.
Escreveu Li Yunfei, diretor-geral do Departamento de Branding e Relações Públicas da BYD.
BYD tem recompensa para quem tiver pistas sobre conteúdos difamatórios
A par da informação, a BYD partilhou que tem em curso um programa de incentivos financeiros de longo prazo, que oferece recompensas, que variam entre os 50.000 e os cinco milhões de yuans (cerca de 6000 e 600.000 euros, respetivamente), por pistas verificadas relacionadas a suspeitas de desinformação online direcionadas à empresa.
Conforme partilhado, a BYD tem enfrentado repetidos ataques online nos últimos anos, incluindo informações falsas ou enganosas que, segundo alegou, prejudicaram a sua imagem de marca, perturbaram a ordem do mercado e afetaram negativamente o setor automóvel em geral.
De acordo com a imprensa, apesar de algumas decisões judiciais já terem validado as alegações legais da BYD, outras investigações continuam por resolver.
Entretanto, a marca já reforçou o seu compromisso contínuo em usar vias legais para responder a conteúdos difamatórios e informações falsas.