A casa de leilões RM Sotheby’s colocou à venda um modelo icónico da Ferrari: um 500 TRC construído em 1957, o primeiro de uma curta série de 16 carros de corrida, equipado com um motor “Testa Rossa” de quatro cilindros desenvolvido pela Lampredi. O preço estimado no leilão está entre os 7 e 9 milhões de euros.
Este desportivo espetacular é um verdadeiro carro de corrida de 1957. Ao contrário do que é habitual para a marca do Cavallino Rampante, com os seus magníficos motores de 12 cilindros, neste caso é “apenas” um motor de quatro cilindros neste 500 TRC.
Mas não é um motor comum; é o mais avançado tecnologicamente da década de 1950. Um motor que permitiu à Ferrari vencer muitas corridas. O motor de dois litros foi desenvolvido pela Lampredi e, com este motor, e com Alberto Ascari ao volante, a marca italiana conquistou o seu primeiro título mundial de Fórmula 1 em 1952.
Este foi um ótimo começo para o que se tornaria a equipa de corrida mais lendária de todos os tempos. Após repetir o feito em 1953, o motor de quatro cilindros foi aplicado às corridas de carros desportivos entre 1953 e 1957. E é aí que entra este modelo, o 500 TRC: o modelo tem uma carroceria desenvolvida pelo designer italiano Sergio Scaglietti.
Este carro também é muito especial por outro motivo. Foi o primeiro de uma série de apenas 16 unidades de um carro desenvolvido e projetado para corridas. Este carro também permaneceu em posse dos seus proprietários nos últimos 33 anos.
Esta unidade em particular participou das 12 Horas de Sebring durante a segunda etapa do Campeonato Mundial de Carros Desportivos de 1957, logo após deixar a fábrica. Competiu em um total de 20 corridas entre 1957 e 1963. No seu histórico, com vários pilotos de fábrica ao volante, estão 10 vitórias em classes e 13 pódios no total.
Por último, o carro está perfeitamente preservado e é certificado pelo Ferrari Classiche Red Book desde 2005. Isso confirma que, na sua condição atual, mantém todas as peças básicas do veículo: o seu chassis original, carroceria, motor e eixo traseiro, exatamente como saiu da fábrica de Maranello em 1957, há 68 anos.
Sealed: 1957 Ferrari 500 TRC 🔒 https://t.co/9JMTh9CqIp pic.twitter.com/mDlgBdNKUM
— RM Sotheby's (@rmsothebys) May 27, 2025
Leia este e outros artigos aqui.