A Peugeot tem ao longo dos anos mudado a sua linha estilística para acompanhar as tendências de mercado. Hoje o SUV e3008 possui uma estética bastante diferenciadora, menos arredondado que a geração anterior, mas sobretudo transmitindo dinamismo, robustez e desportividade.
Tudo começa na grelha dianteira de grandes dimensões com o desenho com pequenos losangos que vão diminuindo do exterior para o interior até se encontrarem no novo logotipo da marca do leão. As habituais três luzes de presença verticais que simbolizam as garras do leão e, por cima, a iluminação dos médios e máximos também separadas por três pequenas óticas, cada uma, em Led.
A lateral deste hatchback garante-lhe um aspeto musculado e este formato permite também uma melhor acessibilidade aos bancos traseiros, na medida em que somente a partir do segundo pilar a traseira desce para terminar no elegante portão traseiro vertical com as luzes muito próximas do vidro traseiro.
Face à anterior geração diria que é no interior que encontramos também muitas alterações visuais, ao nível da ergonomia e da usabilidade. Esta geração é maior e mais larga que a anterior, o que por si só lhe garante um maior espaço interior, sentido principalmente nos bancos traseiros.
A primeira sensação que temos ao entrar para o e3008 vai para os envolventes bancos em pele e alcântara, bastante confortáveis que depois nos permitem observar o interior com bastantes formas, diria futuristas , num desenho irreverente.
A Peugeot colocou um ecrã único que ocupa metade do tablier – suspenso – que contém o painel de instrumentos e também o típico ecrã central. Tal solução revela-se bastante agradável pois surge ao nível do nosso campo visual e contém toda informação necessária. A marca continue a apostar no volante de pequenas dimensões onde as partes superiores e inferiores são direitas e não circulares. Em termos em termos de usabilidade esta solução é apreciada.
No tablier que possui vários degraus, encontramos no intermédio, o botão para ligar e desligar o e3008, a alavanca da caixa de velocidades e também um mini ecrã para a utilização do multimédia, climatização, sistema de navegação e telefone.
Já na zona da consola central também ela dividida em dois patamares encontramos mais algumas funções, por exemplo, para desembaciar o vidro traseiro e dianteiro, os quatro piscas, o volume do som e os modos de condução – eco, normal e desportivo.
“No papel” sentimo-nos bem acolhidos neste interior desenhado para ser envolvente e futurista, mantendo também uma boa qualidade de construção e de materiais.
Para retirar um pouco do cinzentismo ao automóvel a marca utilizou materiais diferentes em algumas zonas do habitáculo, em tecido, que ajuda a trazer alegria ao interior. O volante possui patilhas para a regeneração.
Existem várias versões deste modelo sendo que a de ensaio – com 211 cv – permite em condução efetiva perto de 400 quilómetros de autonomia. Existe uma opção de bateria de maiores dimensões que permite aumentar ainda mais esta autonomia.
Numa época em que a eletrificação é prática corrente o que acaba por diferenciar o modelo ou uma marca de outra são detalhes. Aos dias de hoje as viaturas são quase todas muito boas, de boa qualidade, fiáveis e robustas. É isto que o cliente/consumidor pretende. E os detalhes podem passar pelo desenho, mais ou menos tradicional, pelo habitáculo, pela visibilidade, pelo conforto, what-ever.
Assim que iniciei o ensaio percebi que no arranque a direção é leve, e nos primeiros quilómetros perceciono um modelo fácil de conduzir, dinâmico e com uma afinação das suspensões que premeia mais a eficácia do que o conforto (não que este seja desconfortável mas esta é a versão GT do modelo). Este dinamismo do modelo sente-se a cada quilómetro na precisão do chassis e num comportamento muito são e rigoroso.
Talvez sejam estes alguns dos motivos que têm levado a Peugeot a conquistar um lugar cimeiro na tabela de vendas em Portugal pois consegue criar modelos muito do agrado do consumidor final europeu a que acrescenta uma imagem desportiva e arrojada, num produto com boas qualidades dinâmicas e de conforto a par de um posicionamento da marca e da rede de distribuição que ajuda a cimentar essa liderança, num mercado muito atento e onde a concorrência é feroz.
O e3008 é um modelo que agrada em todos os aspetos e isto está a ser comum em todas as marcas que cada vez mais lançam produtos para o mercado que refletem exatamente o que o consumidor pretende mantendo o ADN de cada uma.
Preço a partir de 45.000€
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