“Impacto das taxas”: volume de importações de automóveis para os EUA cai drasticamente!

“Impacto das taxas”: volume de importações de automóveis para os EUA cai drasticamente!

Não passou muito tempo desde a imposição de taxas alfandegárias por Donald Trump, mas o impacto já está a ser sentido. Um novo relatório indica que as importações de automóveis caíram mais de 70%!

Os analistas avisaram e, aparentemente, estavam certos. Apesar de muitas fabricantes de automóveis se terem comprometido com a estabilidade dos preços pelo maior tempo possível, apesar das taxas impostas pelo Presidente Donald Trump, os consumidores americanos estarão a sentir o efeito.

De acordo com um artigo da Automotive News, com dados da Descartes Datamyne, uma base de dados que analisa tendências em todo o setor comercial, o volume de importações marítimas de automóveis para os Estados Unidos da América (EUA) caiu uns impressionantes 72,3% relativamente ao ano anterior.

Os dados dizem que, em maio, os importadores receberam aproximadamente 3600 “unidades equivalentes a 20 pés [ou 6000 mm]” – gíria do transporte marítimo que equivale a 20 pés de espaço de carga para cerca de um veículo – para os EUA, numa queda relevante, em comparação com o ano passado. De facto, trata-se de uma redução de quase 9380 veículos relativamente a maio de 2024.

 

Revendedores estarão a aguardar condições de taxas mais favoráveis

Indo além dos veículos completos, os transportadores estão a observar, também, uma redução nas peças de automóveis, bem como acessórios – aproximadamente 15% menos volume relativamente ao ano anterior.

De acordo com o Descartes Systems Group, empresa-mãe da Datamyne, não há outra explicação para a queda nas encomendas, além do impacto das taxas impostas por Donald Trump.

É quase impossível chegar a outra conclusão que não seja a de que este é o impacto das taxas sobre veículos manifestando-se nos volumes de importação. A minha interpretação é que os importadores estão a fazer uma pausa, na esperança de que condições tarifárias mais favoráveis surjam no médio prazo.

Opinou Jackson Wood, diretor de estratégia industrial para o comércio global do Descartes Systems Group.

À medida que menos veículos são importados para os EUA, fica claro que os stocks de automóveis que chegaram antes da imposição das taxas está a esgotar-se.

Quando a oferta ficar baixa o suficiente, o mercado poderá ficar à mercê dos vendedores de automóveis e as vendas de carros novos poderão, por conseguinte, começar a enfrentar dificuldades.