Embora não os descarte completamente, a Toyota não pretende focar-se apenas nos carros elétricos, uma vez que reconhece a importância de apostar em várias tecnologias. Ainda assim, para ganhar relevância em matéria de veículos movidos a bateria, a tomada de decisões sobre o desenvolvimento de novos carros será transferida do Japão para a China.
Sem nunca esconder a sua relutância em fazer all in nos carros elétricos, a Toyota tem apostado nesta tecnologia de forma muito cautelosa.
A GAC Toyota, uma das joint ventures da fabricante na China, transferirá a tomada de decisões sobre o desenvolvimento de novos veículos para a China do Japão para a China.
Este passo foi anunciado por Yoshiaki Konishi, diretor do centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de carros elétricos da Toyota na China, num evento tecnológico organizado pela GAC Toyota.
Além disso, surge num momento em que a fabricante procura recuperar a relevância no maior mercado de veículos elétricos do mundo.
Segundo o executivo, a Toyota irá investigar e desenvolver especificamente para o mercado chinês.
Toyota vai criar da China para a China
Conforme avançado pela imprensa, a Toyota continuará a avançar com o seu sistema RCE (Regional-Chief Engineer): recorrer ao pessoal local para liderar a I&D para novos modelos e reformulações, uma vez que é o que melhor compreende o mercado chinês.
De acordo com Yoshiaki Konishi, a Toyota deve conduzir a investigação e desenvolvimento local independentemente dos modelos globais, num mercado como a China, em rápida mudança.
Desta forma, transformará os métodos de trabalho anteriores da Toyota e acelerará a produção de carros melhores.
Dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (em inglês, CPCA) indicam que as vendas a retalho de veículos de energia nova (em inglês, NEV) atingiram 1,02 milhões de unidades, na China, representando 52,9% das vendas a retalho de veículos novos. Os números