Com o crescimento dos carros elétricos, interessa perceber o impacto que o carregamento tem na carteira dos condutores – não apenas em Portugal, mas nos restantes países da Europa. Espreite a tabela!
Os carros elétricos são uma opção atraente para condutores em toda a Europa, especialmente pelos seus custos operacionais mais baixos.
De facto, “os veículos elétricos são cerca de 70% mais baratos de operar do que os veículos a gasolina ou diesel”, segundo o comparador de preços Switcher, que conduziu um estudo sobre este tema.
Apesar de a eletricidade ser mais barata do que os combustíveis fósseis, o preço de um carregamento difere significativamente entre os países, dependendo de uma série de fatores, incluindo:
- Modelo do veículo;
- Método de carregamento;
- Condições meteorológicas;
- Utilização de energias renováveis;
- Impostos e subsídios;
- Geopolítica.
Alemanha é o país mais caro para carregar um carro elétrico
Conforme dados compilados pelo Switcher, considerando a carga doméstica e utilizando dados dos 25 modelos elétricos mais vendidos em cada mercado, os países europeus mais ricos, com maiores taxas de adoção de veículos elétricos, tendem a ser os locais mais caros para se ter um veículo elétrico.
Assim sendo, o topo da tabela dos países onde é mais caro carregar um carro elétrico é ocupado pela Alemanha, onde uma carga completa custa 25,72 euros (ou 7,06 euros por 100 km de viagem), seguida da Dinamarca e Irlanda, onde a carga completa custa 24,56 (ou 6,74 euros por 100 km de viagem) e 24,14 euros (6,62 euros por 100 km de viagem), respetivamente.
Por sua vez, a base da tabela é ocupada pela Turquia, Georgia e Kosovo, onde uma carga completa custa, respetivamente: 4,05 euros; 4,59 euros; e 4,87 euros.
Dos 38 países europeus analisados, Portugal aparece na 11.ª posição da tabela. Com o kWh a custar 0,26 euros, os condutores pagam 17,14 euros por uma carga completa e 4,70 por 100 km.