Nova referência no segmento compacto: conheça a 3ª geração do best-seller Audi Q3

O design exterior deste moderno SUV revela autoconfiança e emoção. Diversas funcionalidades inovadoras transformam o Audi Q3 num parceiro digital

Nova referência no segmento compacto: conheça a 3ª geração do best-seller Audi Q3

O Audi Q3 é um best-seller consolidado no segmento compacto premium há mais de dez anos. Agora, a terceira geração estabelece novos padrões em vários aspetos. O design exterior deste moderno SUV revela autoconfiança e emoção. Diversas funcionalidades inovadoras transformam o Audi Q3 num parceiro digital. Proporcionam ao utilizador uma experiência de primeira classe e garantem também maior conforto e segurança para o condutor e outros utentes da estrada, graças aos numerosos sistemas de assistência.

Além do amortecimento bem equilibrado, a digitalização do sistema de iluminação traz ainda mais benefícios para o condutor. Com a nova tecnologia micro-LED nos faróis digitais LED Matrix, é possível um elevado grau de personalização e também funções de iluminação adaptativas de alta resolução. Outra novidade no novo Audi Q3 é o eficiente motor de combustão, parcialmente eletrificado com tecnologia mild-hybrid, e uma versão híbrida plug-in com uma autonomia elétrica até 120 quilómetros.

Gernot Döllner, CEO da AUDI AG: “Com mais de dois milhões de veículos vendidos a nível mundial desde o lançamento da primeira geração, o Audi Q3 é um dos nossos modelos mais vendidos e possui um elevado estatuto na nossa gama. Com esta terceira geração, renovamos uma importante família de modelos como parte da nossa ofensiva de produto e reforçamos a nossa gama com um híbrido plug-in potente e motores de combustão eficientes. O novo modelo combina eficiência, dinâmica e conforto.”

Além dos motores a combustão eficientes e parcialmente eletrificados, o Audi Q3 oferece uma nova suspensão adaptativa, (opcional) que permite o equilíbrio ideal entre conforto e dinâmica. Geoffrey Bouquot, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico da AUDI AG, acrescenta: “Com o interior do Audi Q3, estamos a transpor o palco digital do segmento superior para o segmento dos veículos compactos. Um conceito inovador de ergonomia e de utilização e inúmeros sistemas de assistência aumentam a segurança e o conforto, tornando o Audi Q3 no parceiro digital ideal para o dia-a-dia.”

Comparado com o seu antecessor, o novo Audi Q3 apresenta um design ainda mais desportivo. A ampla grelha Singleframe e os faróis afilados estão totalmente integrados no conceito aerodinâmico.

Visto de perfil, uma linha horizontal entre os faróis dianteiros e traseiros divide visualmente o veículo em duas partes, criando um efeito de iluminação muito especial de luz e de sombra.

A secção traseira pode contar com as opcionais luzes traseiras digitais OLED, complementadas por uma faixa luminosa LED contínua e os anéis iluminados. Este nível de tecnologia de iluminação do novo Audi Q3, está disponível pela primeira vez no segmento compacto da Audi.

A dianteira do SUV compacto conta com faróis digitais LED Matrix, opcionalmente, que utilizam, pela primeira vez no Audi Q3, o módulo micro-LED. A utilização desta tecnologia micro-LED melhora significativamente a iluminação, assegurando assim um forte contraste na estrada. As funções de orientação da luz estão agora muito mais interligadas com os sistemas de assistência ao condutor. As luzes diurnas digitais com tecnologia LED, compostas por 23 segmentos de cada lado, criam assinaturas luminosas distintas que tornam o novo Q3 facilmente reconhecível na estrada.

No interior, o novo módulo de controlo em torno do volante proporciona mais espaço de arrumação na consola central, uma nova experiência de utilização e uma melhor sensação de espaço. O módulo de controlo do volante integra, pela primeira vez, duas novas patilhas na coluna de direção. A patilha do lado direito serve como seletor da caixa de velocidades, enquanto a da esquerda funciona como elemento de controlo para as funções de iluminação e limpa para-brisas. Também pela primeira vez no segmento compacto da Audi, é possível encomendar vidros acústicos para as janelas laterais dianteiras, o que melhora a acústica interior, especialmente a altas velocidades. A bagageira com 488 litros de capacidade também demonstra a vertente prática do Audi Q3. Com o banco traseiro rebatido, o volume de carga aumenta até aos 1.386 litros. O banco pode ser ajustado longitudinalmente e a inclinação do encosto é regulável de série. O SUV tem uma capacidade de reboque de até 2.100 kg.

A versão de entrada na gama Q3 é o Audi Q3 SUV TFSI 110 kW, com um motor a gasolina de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid. O Audi Q3 SUV TDI 110 kW é particularmente adequado para longas distâncias. O Audi Q3 SUV e-hybrid 200 kW (plug-in) pode carregar até 50 kW em corrente contínua em condições ideais e é mais potente e eficiente do que nunca. Para esse efeito, foi instalada uma bateria de alta voltagem com uma capacidade total de 25,7 kWh (capacidade útil de 19,7 kWh). Esta bateria permite uma autonomia elétrica de até 120 quilómetros no ciclo de homologação WLTP.

A suspensão de série, agora aperfeiçoada, proporciona uma experiência de condução melhorada. A suspensão desportiva e a suspensão com amortecedores controlados por duas válvulas estão disponíveis como opção para uma experiência de condução equilibrada. Um dos destaques entre as assistências à condução é o assistente de condução adaptativo plus. Para uma segurança ainda maior na estrada, uma câmara interior monitoriza o condutor em busca de sinais de sonolência e falta de concentração. O estacionamento gravado permite que o novo Audi Q3 memorize o tipo de manobras de estacionamento do condutor, e o novo assistente de marcha-atrás ajuda de forma fiável a sair de lugares com espaço limitado.

A Audi está a produzir a nova geração nas suas fábricas em Győr, Hungria, e Ingolstadt, Alemanha.

Design dinâmico

Face ao seu antecessor, o novo Audi Q3 apresenta um design ainda mais musculado e emocional. A sua carroçaria é definida pela combinação perfeita de secções arredondadas e linhas precisas. A ampla grelha Singleframe está posicionada numa zona elevada, e os faróis afilados criam um visual focado, estando totalmente integrados no conceito aerodinâmico do veículo. O design assegura um fluxo de ar particularmente eficiente em torno da secção frontal. A entrada de ar ajustável de arrefecimento está instalada na zona sob a grelha Singleframe e garante que o fluxo de ar contorne essa área com perdas mínimas de aerodinâmica. Os sensores de estacionamento também estão localizados nessa zona. Os sensores dos sistemas de assistência ao condutor estão instalados por trás dos quatro anéis.

Visto de perfil, uma linha horizontal ao nível dos ombros entre os faróis dianteiros e traseiros divide visualmente o automóvel em duas partes, criando um efeito de iluminação muito especial. A parte superior capta a luz, enquanto a parte inferior permanece em sombra. Em combinação com os pilares D acentuadamente inclinados, faz com que a zona dis vidros pareça ainda mais dinâmica. As saliências pronunciadas na zona dos ombros das rodas dianteiras e traseiras remetem para o original Audi quattro.

A traseira também apresenta um design claro. Separada das luzes traseiras em duas partes, a faixa luminosa estreita, desenhada com precisão, atravessa nitidamente toda a largura do veículo, conferindo à traseira um aspeto dinâmico. Abaixo desta segue-se uma zona ampla e visualmente tranquila. O difusor está integrado no para-choques elevado.

A linha de equipamento S line com para-choques dianteiro e traseiro diferenciados e elementos adicionais em cinzento está disponível como opção. Também está disponível o pacote Visual Black, com elementos adicionais pretos. A oferta inclui onze cores para os novos modelos Audi Q3, incluindo a pintura sólida em branco Arkona. Estão disponíveis como pinturas metalizadas: branco Glacier, preto Mythos, cinzento Arrow, cinzento Tambora, vermelho Progressive e azul Navarra. A estas juntam-se as novas cores verde Sage e castanho Madeira. O castanho Madeira com acabamento mate é exclusivo do novo Audi Q3. O acabamento metalizado cinzento Daytona também está disponível para a variante S line. O cinzento Tambora está apenas disponível para a versão Advanced.

Os novos designs de jantes estão disponíveis a partir de 17 polegadas (de série) até um máximo de 20 polegadas. A largura dos pneus aumenta de 215 para 235 milímetros. Jantes aerodinâmicas de 18 e 19 polegadas completam a gama. A Audi Sport oferece um total de cinco designs de jantes nas dimensões de 19 e 20 polegadas. Estas incluem duas variantes escurecidas em preto metalizado: uma jante de 20 polegadas com design em ‘Y’ de cinco braços e uma jante de 20 polegadas com design multi-raios S.

A aerodinâmica e a acústica geral do veículo foram significativamente melhoradas em comparação com o modelo anterior. Para além do coeficiente aerodinâmico de 0,30, o foco está sobretudo no conforto acústico.

O novo Audi Q3 é o primeiro modelo da Audi no segmento compacto a oferecer vidros acústicos nas janelas laterais dianteiras. Em combinação com o isolamento otimizado do habitáculo, cria-se um conceito acústico harmonioso com uma melhoria notável de conforto em viagem.

Tecnologia de iluminação de segmento superior capaz de transformar a noite em dia
A tecnologia de iluminação no novo Audi Q3 está disponível pela primeira vez no segmento compacto da Audi, possível através da adaptação dos faróis digitais LED Matrix do segmento superior. O novo Q3 é o primeiro Audi a utilizar o módulo micro-LED, que substitui o módulo DMD. O módulo contém 25.600 micro-LED, distribuídos numa largura de aproximadamente 13 milímetros. Cada micro-LED tem uma dimensão aproximada a cerca de 40 micrómetros, o que corresponde a cerca de metade da espessura de um cabelo humano. A utilização desta tecnologia micro-LED proporciona uma iluminação significativamente melhorada e, assim, assegura um contraste muito nítido na estrada — especialmente vantajoso em condições meteorológicas adversas.

As funções de orientação do feixe de luz, conhecidas como iluminação de faixa e luzes de orientação, estão agora muito mais interligadas com as funções dos sistemas de assistência ao condutor. Ao apresentar informações importantes dos sistemas de assistência diretamente no campo de visão do condutor, em frente ao veículo e com uma referência visual direta à infraestrutura rodoviária, as funções de iluminação ajudam a aumentar ainda mais a segurança durante as viagens.

Uma nova funcionalidade prende-se com o facto de o aviso ativo do assistente de mudança de faixa ser agora refletido na luz de faixa nas autoestradas, caso o condutor do Audi Q3 pretenda mudar de faixa enquanto existe um veículo no seu ângulo morto. O aviso de saída de faixa na luz de orientação também apoia o condutor em estradas secundárias e autoestradas. É ativado da mesma forma que o conhecido aviso no painel de instrumentos assim que a delimitação da faixa é ultrapassada involuntariamente. Além disso, a informação de trânsito alargada projeta um símbolo de cristal de gelo na estrada como aviso, a partir de cerca de 70 km/h, em caso de possível formação de gelo à frente.

Outro exemplo da avançada orientação luminosa torna-se visível em zonas de obras, onde os condutores frequentemente enfrentam situações pouco claras. Aqui, os faróis digitais LED Matrix ajustam automaticamente a orientação da luz, desligando a luz de faixa em favor da luz de orientação, facilitando significativamente a permanência na faixa correta em situações de obras. Pela primeira vez, o condutor pode desativar individualmente funções dos faróis digitais LED Matrix, como as luzes de faixa, através do MMI.

O MMI permite também selecionar três designs para as funções dinâmicas alargadas de entrada e saída do veículo, quando se entra no automóvel ou quando se trancam as portas. A tecnologia digital LED Matrix impressiona, portanto, também quando o veículo se encontra imobilizado.

Em conjunto com a fonte de luz micro-LED, os faróis digitais LED Matrix asseguram uma distribuição de luz extremamente precisa dos máximos e um controlo de encandeamento ainda melhor para os outros utilizadores da estrada, aumentando a segurança rodoviária.

A par dos módulos digitais LED Matrix, as luzes diurnas digitais com tecnologia LED, compostas por 23 segmentos de cada lado, tornam o veículo facilmente reconhecível na estrada. Dependendo do equipamento do veículo, podem ser selecionadas através do MMI até quatro diferentes assinaturas digitais de luz com cenários personalizados de entrada/saída para os grupos óticos dianteiros e traseiros. A secção posterior é adornada por luzes traseiras digitais OLED (opcionais), complementadas por uma faixa luminosa LED contínua.

Um total de 36 segmentos diferentes são distribuídos por seis painéis digitais OLED, permitindo assinaturas digitais de luzes traseiras. Os anéis iluminados na traseira são um elemento particularmente atrativo, ganhando vida assim que os médios são ligados.

O interior: misto de design e de funcionalidade

Comparado com o modelo anterior, o design e funcionalidade foram significativamente melhorados. O seu design de alto contraste posiciona os elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma sensação acolhedora no interior.

Uma área de aplicação generosa, denominada Softwrap, estende-se das portas por toda a largura do tablier, destacando o alinhamento horizontal para uma máxima sensação de espaço. O ecrã panorâmico com painel de instrumentos de 11,9 polegadas e o ecrã tátil MMI de 12,8 polegadas formam o chamado palco digital. O seu design curvo cria um cockpit orientado para o condutor. Assim, a Audi está a transferir o palco digital do segmento superior para o segmento compacto. Um head-up display para informações importantes complementa os ecrãs digitais. As pegas planas das portas e a consola moderna e simples sublinham a sensação de espaço e de conforto.

O novo módulo de controlo em torno do volante oferece grandes vantagens práticas. Integra, pela primeira vez, duas novas patilhas na coluna de direção, libertando mais espaço de arrumação na consola central, uma nova experiência de utilização e uma superior sensação de espaço. A patilha do lado direito serve como seletor da caixa de velocidades; a da esquerda funciona como elemento de controlo para as funções de iluminação e dos limpa para-brisas. A eliminação do seletor da caixa de velocidades na consola central resulta em mais espaço livre entre os bancos dianteiros, com dois suportes para copos. A base para carregamento indutivo e refrigerado de smartphone, com potência de carregamento de 15 watts, incluindo duas portas USB-C, pode ser fechada com uma tampa deslizante, se desejado. Estão ainda disponíveis duas portas USB-C adicionais na traseira.

Num ambiente escuro, vários pacotes de iluminação (pacote de luz ambiente plus/pro) são realçados no seu interior. Iluminação no tablier e na consola central enfatizam as linhas do interior. A iluminação ambiente indireta sob o ecrã panorâmico MMI e nas portas ajuda a acentuar o design do habitáculo.

Como novo elemento de design, as portas dianteiras estão agora também disponíveis, opcionalmente, com iluminação numa ampla superfície. O painel em tecido foi cortado a laser 300 vezes para este efeito. Uma fonte de luz no revestimento da porta retro ilumina cinco segmentos que, devido aos seus diferentes tamanhos, exibem uma progressão luminosa dinâmica — mesmo ao destrancar e trancar o veículo. O painel em tecido iluminado combina, assim, funcionalidade com uma experiência de design emocional. Estão disponíveis trinta cores diferentes através do MMI, aumentando as possibilidades de personalização.

Os altifalantes do novo sistema de som premium SONOS (opcional) estão localizados na zona superior das portas, proporcionando uma experiência sonora intensa com o seu novo sistema surround gerado virtualmente. Doze altifalantes de elevada performance, incluindo o altifalante central e o subwoofer, são alimentados por uma potência máxima de amplificação de 420 watts. O condutor pode escolher entre quatro perfis de som pré-configurados (neutro, concerto, lounge e podcast). Têm também a possibilidade de alargar a sua experiência sonora com funcionalidades que podem ser adicionadas a qualquer momento através de Functions on Demand (FoD).

As opções complementam o sistema de som selecionado através de três funcionalidades adicionais: 1) intensificação de graves — para uma experiência de graves mais precisa e potente; 2) ajuste automático de nível — para manter o volume ao mudar de fonte; e 3) revitalização musical — para melhorar o som de ficheiros de música digital.

O sistema de infotainment do Audi Q3 utiliza o sistema operativo Android Automotive OS. Aplicações como o YouTube estão disponíveis na Audi Application Store, que está integrada diretamente no MMI e, portanto, não necessita de smartphone para ser utilizada.

O Audi assistant, o assistente por voz com capacidade de aprendizagem, pode ser utilizado para operar numerosas funções do veículo. O assistente é complementado com IA — integrada diretamente no veículo — e surge pela primeira vez como um avatar no ecrã tátil central do MMI e, quando ativo, também como um ícone no head-up display ou no Audi virtual cockpit. As entradas compreendidas pelo Audi assistant são igualmente apresentadas no painel de instrumentos.

Estão disponíveis vários pacotes de personalização do interior. O interior não é apenas particularmente centrado no utilizador, mas também foi concebido com a sustentabilidade em mente. É utilizada madeira de crescimento rápido e resistente para as aplicações em madeira. Os elementos interiores em tecido Impressum são feitos de poliéster 100% reciclado. Os tecidos de revestimento Expedition, Impressum, tecido monocromático e microfibra são também inteiramente fabricados a partir de poliéster reciclado. Os tapetes de veludo velour são feitos de Econyl, uma fibra de nylon completamente reciclada proveniente de redes de pesca, de carpetes industriais recicladas. Assim, a Audi aposta numa utilização eficiente e orientada para o futuro dos recursos no Audi Q3.

A bagageira de 488 litros demonstra a vertente prática do Audi Q3. Se o banco traseiro for deslocado completamente para a frente e as costas colocadas na posição vertical, obtém-se uma capacidade de 575 litros. Com o banco traseiro rebatido, o espaço de carga do Audi Q3 aumenta até 1.386 litros. O banco traseiro pode ser deslocado longitudinalmente e o ajuste do ângulo de inclinação das costas faz parte do equipamento de série. A capacidade de reboque do Audi Q3 é de até 2.100 kg.

Ampla gama de motores altamente eficientes

A versão de entrada na gama Q3 faz-se através do Audi Q3 SUV TFSI 110 kW, com um motor a gasolina de quatro cilindros com tecnologia mild-hybrid e caixa automática S tronic de sete velocidades, de série. Debita uma potência de 110 kW (150 cv). O destaque do 1.5 TFSI é o sistema Cylinder on Demand (COD), que desativa temporariamente o segundo e o terceiro cilindros em situações de cargas baixas e médias.

O Audi Q3 SUV TDI 110 kW é particularmente adequado para quem percorra longas distâncias. Sai de fábrica com tração dianteira e caixa S tronic de sete velocidades de série. Os seus 110 kW (150 cv) e 360 Nm de binário garantem um baixo consumo de combustível em viagens longas.

O híbrido plug-in (PHEV) é igualmente talhado para percorrer longas distâncias, mas dotado de apoio elétrico. É mais potente e mais eficiente do que nunca. Em combinação com o motor elétrico (85 kW e 330 Nm de binário), o Audi Q3 SUV e-hybrid 200 kW oferece uma potência total de 200 kW (272 cv) e 400 Nm de binário.

Foi instalada uma bateria de alta voltagem com capacidade total de 25,7 kWh, quase duplicando a capacidade do modelo anterior — com dimensões praticamente idênticas às do seu antecessor. Estão disponíveis 19,7 kWh úteis. As 96 células prismáticas da bateria, divididas em quatro módulos, armazenam significativamente mais energia do que antes. Graças à química celular otimizada e a um melhor acondicionamento, os módulos possuem agora uma capacidade de carga de 73 amperes-hora em vez dos anteriores 37.

Tais feitos aumentam a autonomia de condução em modo 100% elétrico para até 120 km no ciclo de testes WLTP. O Audi Q3 SUV e-hybrid 200 kW pode carregar até 50 kW em corrente contínua (postos de carregamento rápido) em condições ideais, permitindo, assim, viagens confortáveis também em modo elétrico. Uma bateria descarregada a 10% pode ser recarregada até 80% em menos de meia hora. O serviço próprio de carregamento da Audi, o Audi charging, dá acesso a numerosos postos de carregamento AC em 28 países europeus (opcional).

Novo sistema de amortecimento para melhor equilíbrio entre conforto e dinamismo

Além dos motores, a Audi também melhorou significativamente a dinâmica do novo Audi Q3. A suspensão Comfort, de série, agora mais desenvolvida, proporciona uma experiência de condução melhorada. No seu conjunto, este SUV de design dinâmico é um automóvel familiar e de turismo adequado ao uso diário, que impressiona pela sua agilidade. Os sistemas de suspensão disponíveis são a suspensão com molas de aço, a suspensão desportiva e a suspensão com controlo de amortecimento por duas válvulas.

A suspensão com controlo de amortecimento, opcional, reage continuamente às características da superfície da estrada e à situação de condução atual, tendo em conta parâmetros como a direção, a travagem e a aceleração. A atenuação ideal é calculada para cada roda em frações de segundo e ajustada nos amortecedores. Os amortecedores de duas válvulas, de atuação mais rápida, permitem igualmente uma ligação melhor e mais suave da carroçaria à suspensão. Ao mesmo tempo, o controlo individualizado das fases de expansão e compressão otimiza a dinâmica, já que as vibrações de extensão e compressão podem ser controladas de forma independente.

A diferença entre conforto e condução desportiva torna-se mais evidente. A agilidade do novo Audi Q3 é ainda reforçada pelo sistema de direção progressiva, opcional. Este não atua de forma demasiado direta, mas sim de modo muito preciso a partir da posição central do volante. Perto do fim do curso da direção, a relação de direção diminui significativamente para possibilitar uma manobrabilidade superior. Os movimentos da direção são transmitidos de forma mais direta às rodas. Além disso, a resposta da direção pode ser sentida de forma mais nítida, e o feedback da estrada é superior. O atrito reduzido proporciona uma maior sensação de direccionalidade.

No sistema de condução Audi drive select do novo Audi Q3, o modo balanced substitui o modo auto. Como o próprio nome indica, o modo balanced representa o equilíbrio ideal entre dinâmica e conforto. O modo balanced é ativado sempre que o veículo é acionado e pode também ser configurado de acordo com os requisitos individuais. O modo “Offroad plus” (para o quattro) pode igualmente ser pré-selecionado como modo standard através do MMI, se assim se desejar.

Sistemas de assistência ao condutor

Relativamente à assistência à condução, o Audi Q3 recorre a uma vasta gama de sistemas que facilitam o dia-a-dia na estrada e, consequentemente, aumentam a segurança.

Os equipamentos de série aquando do lançamento no mercado incluem o sistema de estacionamento plus com indicação de distância, cruise control (incluindo limitador de velocidade) com preparação para o cruise control adaptativo, aviso de saída de faixa de rodagem com assistente de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de atenção e fadiga com monitorização do comportamento do condutor e assistência dianteira ativa com assistente de evasão e de mudança de direção, assistente de tráfego cruzado dianteiro e assistente de travagem de emergência dianteira.

Entre os destaques para um maior conforto de condução está o assistente de condução adaptativo plus, que apoia a condução e as manobras longitudinais e laterais e foi complementado com a função de assistente de mudança de faixa.

O sistema auxilia na aceleração, travagem, manutenção da velocidade e da distância definida, bem como na orientação dentro da faixa de rodagem, a velocidades até 210 km/h. O sistema também apoia mudanças de faixa assistidas a velocidades a partir dos 90 km/h nas autoestradas. Esta última função pode ser ativada através do MMI e utiliza os dados do radar traseiro para indicar, com setas brancas no painel de instrumentos e no head-up display, se e em que direção é possível mudar de faixa. Se o condutor ativar o pisca, o sistema apoia ativamente o processo de direção.

Em combinação com dados online, o assistente de condução adaptativo pode manter o veículo dentro da faixa mesmo sem limites de faixa visíveis, aumentando, assim, também o conforto no trânsito urbano e em zonas rurais (fora da autoestrada). A utilização dos dados online para o assistente de condução adaptativo está incluída durante três anos após a entrega do veículo. Após esse período, os clientes podem prolongar a subscrição mediante pagamento.

Pela primeira vez, o assistente de emergência é agora capaz de assumir o controlo do veículo se o condutor deixar de reagir. Nesse caso, o assistente conduz de forma autónoma o Audi Q3 para a berma e imobiliza-o nesse local (apenas em combinação com o pacote opcional Tech pro). Quando tal acontece, o assistente emite avisos visuais, sonoros e táteis, com pequenos impulsos de travagem, e aciona as luzes de emergência.

Para uma segurança ainda maior na estrada, uma câmara interior monitoriza também o condutor em busca de sinais de sonolência e falta de concentração. Se o condutor não reagir aos avisos do Audi Q3 durante um determinado período, soa um aviso sonoro e surge um alerta visual no painel de instrumentos. Se o condutor continuar sem reagir, o Audi Q3 dirige-se automaticamente para a berma e inicia uma chamada para os serviços de emergência. Os dados não serão guardados.

O estacionamento gravado permite ao Audi Q3 memorizar manobras de estacionamento individualizadas do condutor. Se o acesso a uma garagem for apertado, basta executar a manobra uma vez — e, daí em diante, o Audi Q3 estaciona sozinho; o condutor apenas precisa de supervisionar a manobra. O mesmo se aplica ao sair de um lugar de estacionamento.

O novo Audi Q3 pode memorizar até cinco manobras de estacionamento, com um comprimento de 50 metros. As manobras podem ser nomeadas individualmente. Se a viagem terminar num beco sem saída, o novo assistente de marcha-atrás oferece uma ajuda fiável. A velocidades inferiores a 35 km/h, o Audi Q3 pode memorizar um percurso de cerca de 50 metros e recuar autonomamente a uma velocidade de cerca de 10 km/h.

No tráfego urbano, o assistente de estacionamento plus ajuda o condutor através de manobras direcionadas e autónomas assim que os sensores ultrassónicos detetem um espaço de estacionamento perpendicular ou paralelo adequado.

O assistente de estacionamento também presta apoio ao sair de um lugar de estacionamento e pode ser ativado enquanto decorre uma manobra de estacionamento manual. Para receber esta assistência, o condutor deve seguir as instruções no visor e acelerar e travar conforme necessário. As quatro câmaras panorâmicas de grande amplitude cobrem toda a área em redor do veículo e permitem uma variedade de vistas diferentes para manobras ainda mais facilitadas. O condutor pode selecionar diferentes perspetivas no ecrã do MMI, facilitando o posicionamento do veículo no local de estacionamento.

O reconhecimento de sinais de trânsito passa agora também a apresentar sinais de aviso: por exemplo, o sistema reconhece sinais de prioridade, zonas de obras, passagens para peões, travessias de animais e passagens de nível.

Lançamento

A terceira geração do novo Audi Q3 estabelece novos padrões no segmento dos SUV compactos. O veículo será lançado em outubro deste ano e as encomendas poderão ser feitas a partir do verão.

Leia este e outros artigos aqui.