Tesla de Elon Musk vai parar temporariamente produção do Cybertruck e Model Y no final deste mês

Marca automóvel informou, numa reunião com os trabalhadores no início deste mês, que a paralisação começaria na semana de 30 de junho, sendo retomada uma semana depois

Tesla de Elon Musk vai parar temporariamente produção do Cybertruck e Model Y no final deste mês

A Tesla tem planos para interromper a produção das gamas Cybertruck e Model Y durante uma semana na sua fábrica em Austin, Texas (EUA), indicou esta quarta-feira a publicação ‘Business Insider’. Seria pelo menos a terceira paralisação deste tipo num ano.

A marca automóvel informou, numa reunião com os trabalhadores no início deste mês, que a paralisação começaria na semana de 30 de junho, sendo retomada uma semana depois: durante a pausa, os trabalhadores podem usufruir de folgas remuneradas ou participar em formações e limpezas voluntárias. A pausa permitiria ao fabricante realizar manutenção nas linhas de produção, apontou a empresa, que ajudariam a aumentar a produção.

Antes do encerramento previsto, a Tesla tem preparado para o lançamento de um robotáxi em Austin, sendo que o CEO Elon Musk disse que as primeiras viagens serão oferecidas num Model Y. A empresa planeia lançar com entre 10 e 20 veículos, aponta.

A Tesla interrompeu a produção na fábrica de Austin pelo menos duas vezes nos últimos 12 meses. Durante uma pausa na produção nas linhas Cybertruck e Model Y, no final de maio, a empresa realizou formações voluntárias que incluíram seminários sobre como melhorar a cultura de trabalho na fábrica.

A Tesla também interrompeu a produção do Cybertruck durante três dias em dezembro. Na altura, os trabalhadores disseram que foram informados de que o motivo era um problema no fornecimento de bateria. Em abril último, o fabricante automóvel reduziu a produção da pick-up elétrica e retirou alguns funcionários da linha de produção.

É comum que alguns fabricantes de automóveis fechem as linhas de produção durante semanas a fio, especialmente durante os períodos de férias ou meses de verão, quando as vendas de automóveis geralmente caem. As pausas na produção permitem às empresas realizar a manutenção de rotina e atualizar as linhas; podem também dar tempo às empresas para lidar com excedentes de stock ou escassez de peças.

No entanto, até recentemente, este tipo de pausa na produção era raro na fabricante automóvel de Musk, indicou o ‘Business Insider’.

Leia este e outros artigos aqui.