A Tesla prepara-se para expandir significativamente a sua presença no setor energético chinês. A empresa norte-americana celebrou um acordo pioneiro para a construção de uma central de armazenamento de energia em baterias de grande escala na China, um desenvolvimento notável no atual panorama de tensões comerciais entre Pequim e Washington.
Acordo gigante da Tesla na China
A Tesla formalizou o seu primeiro contrato para desenvolver uma central de armazenamento de energia em baterias à escala da rede elétrica na China. Este projeto surge num período de relações comerciais complexas entre o governo chinês e os Estados Unidos.
A construtora automóvel e de soluções energéticas comunicou, através da rede social chinesa Weibo, que esta infraestrutura, uma vez finalizada, será a maior do seu género em território chinês. Os sistemas de armazenamento de energia em baterias desta dimensão estabilizam as redes elétricas e ajudam a equilibrar a oferta e a procura de eletricidade.
A necessidade destes sistemas tem vindo a crescer, especialmente para mitigar o desfasamento entre a oferta e a procura que resulta da intermitência de fontes de energia renovável, como a solar e a eólica.
O meio de comunicação chinês Yicai foi o primeiro a noticiar o acordo, posteriormente confirmado pela Reuters, que avança um valor de 4 mil milhões de yuan (aproximadamente 556 milhões de dólares). O contrato foi assinado entre a Tesla, o governo local de Xangai e a empresa de financiamento China Kangfu International Leasing.
Funcionalidade dos Megapacks
A Tesla informou também que a sua fábrica de baterias em Xangai já produziu mais de 100 unidades Megapack – as baterias especificamente concebidas para implementações à escala da rede – apenas no primeiro trimestre deste ano. Cada Megapack possui a capacidade de fornecer até 1 megawatt de potência durante um período de 4 horas.
A central de armazenamento de energia do lado da rede funciona como um ‘regulador inteligente’ para a eletricidade urbana, com capacidade para ajustar de forma flexível os recursos da rede.
Afirmou a Tesla, na sua publicação no Weibo. A empresa acrescentou que esta tecnologia permitirá “resolver eficazmente a pressão sobre o fornecimento de energia urbana e garantir a procura de eletricidade da cidade de forma segura, estável e eficiente”.
Após a sua conclusão, espera-se que este projeto se torne o maior projeto de armazenamento de energia do lado da rede na China.
Concluiu a Tesla.
Leia também: