A partir desta segunda-feira, atestar o carro vai ficar substancialmente mais caro: segundo fonte do setor contactada pela ‘Executive Digest’, nas principais petrolíferas nacionais, “a orientação será para uma subida até 3 cêntimos por litro no preço da gasolina 95 e até 8 cêntimos no gasóleo”. Pelo que, se ainda não o fez, aproveite este domingo para passar numa bomba de gasolina e ‘fintar’ o aumento do preço.
Os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – seguem a tendência e reportam “uma subida de 0,0241 euros na gasolina 95 e de 0,0656 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.
É a terceira semana consecutiva de agravamento do preço dos combustíveis, ao qual não é alheio o conflito entre Israel e Irão: os ataques israelitas a Teerão colocaram em causa o Estreito de Ormuz, uma passagem marítima vital por onde passam cerca de 20% do consumo de petróleo do mundo, perto de 19 milhões de barris por dia. O que pode fazer disparar o preço: de acordo com alguns analistas, a tensão no Médio Oriente pode fazer o barril de petróleo passar dos atuais 78 e atingir os 130 dólares. No início deste mês, o preço estava abaixo dos 65 dólares, 8,3% abaixo do que se verificava há um ano.
Desde o início do ano, a gasolina 95 passou de 1,722 para 1,692 euros/litro, ao passo que o gasóleo desceu de 1,609 para 1,536 euros/litro: neste período, o preço do gasóleo desvalorizou 7,3 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 3 cêntimos mais barato.
Ou seja, encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa menos 4,38 euros do que no início do ano. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos menos 1,8 euros do que na primeira semana de janeiro. Pode consultar a evolução dos preços em 2025 em baixo:
No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em oitavo lugar entre os países com a gasolina simples 95 mais cara, 7 cêntimos acima da média europeia e 23 cêntimos acima do preço verificado em Espanha. Quanto ao gasóleo simples, o nosso país está na 9ª posição do preço mais caro, 3,4 cêntimos acima da média europeia e 17,1 cêntimos mais caro do que em Espanha.
A Dinamarca apresenta os preços da gasolina 95 e gasóleo mais caros do Velho Continente, com 1,983 e 1,740 euros/litro, respetivamente.
Eis uma forma de conseguir poupar alguns euros na hora de atestar: saber onde estão os postos mais baratos do país.
Leia este e outros artigos aqui.