A partir da próxima segunda-feira, prepare a carteira: os preços dos combustíveis vai disparar: segundo fonte do setor contactada pela ‘Executive Digest’, nas principais petrolíferas nacionais, “a orientação será para uma subida até 3 cêntimos por litro no preço da gasolina 95 e até 8 cêntimos no gasóleo”.
Os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – seguem a tendência e reportam “uma subida de 0,0241 euros na gasolina 95 e de 0,0656 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.
É a terceira semana consecutiva de agravamento do preço dos combustíveis, ao qual não é alheio o conflito entre Israel e Irão: os ataques israelitas a Teerão colocaram em causa o Estreito de Ormuz, uma passagem marítima vital por onde passam cerca de 20% do consumo de petróleo do mundo, perto de 19 milhões de barris por dia. O que pode fazer disparar o preço: de acordo com alguns analistas, a tensão no Médio Oriente pode fazer o barril de petróleo passar dos atuais 78 e atingir os 130 dólares. No início deste mês, o preço estava abaixo dos 65 dólares, 8,3% abaixo do que se verificava há um ano.
Desde o início do ano, a gasolina 95 passou de 1,722 para 1,692 euros/litro, ao passo que o gasóleo desceu de 1,609 para 1,536 euros/litro: neste período, o preço do gasóleo desvalorizou 7,3 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 3 cêntimos mais barato.
Ou seja, encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa menos 4,38 euros do que no início do ano. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos menos 1,8 euros do que na primeira semana de janeiro. Pode consultar a evolução dos preços em 2025 em baixo:
No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em oitavo lugar entre os países com a gasolina simples 95 mais cara, 7 cêntimos acima da média europeia e 23 cêntimos acima do preço verificado em Espanha. Quanto ao gasóleo simples, o nosso país está na 9ª posição do preço mais caro, 3,4 cêntimos acima da média europeia e 17,1 cêntimos mais caro do que em Espanha.
A Dinamarca apresenta os preços da gasolina 95 e gasóleo mais caros do Velho Continente, com 1,983 e 1,740 euros/litro, respetivamente.
Apesar da subida prevista a partir da próxima segunda-feira, eis uma forma de conseguir poupar alguns euros na hora de atestar: veja onde estão os postos mais baratos do país.
Governo está a “acompanhar” evolução do preço do barril de petróleo
Joaquim Miranda Sarmento, ministro de Estado e das Finanças, apelou à calma face à recente subida do preço dos combustíveis.
“Estamos naturalmente a acompanhar a situação”, apontou o ministro, à saída da reunião do ECOFIN, no Luxemburgo. “Nos últimos 10 dias, o preço do petróleo teve uma subida que teve reflexo no preço da gasolina e gasóleo. No entanto, o preço do petróleo (72, 73 dólares por barril) está muito longe dos preços em 2022, tal como a própria gasolina e gasóleo.”
“Nessa altura, a nível europeu criou-se um conjunto de apoios à energia para baixar o preço. Iremos acompanhar, vamos ver como se desenvolve o conflito no Médio Oriente e em função dessa evolução futura poderemos ou não atuar”, referiu Miranda Sarmento.
No entanto, o ministro das Finanças lembrou que “no início deste ano, houve também uma subida durante algumas semanas nos preços do petróleo. Na altura disse que era preciso ter alguma calma e esperar para ver o evoluir dos acontecimentos. Passadas algumas semanas, o preço do petróleo baixou”, referiu.
“Vamos acompanhar nas próximas semanas como evolui o preço da matéria-prima, e se for necessário atuaremos”, concluiu.
Leia este e outros artigos aqui.