A Tesla, gigante da indústria automóvel elétrica, já lançou o tão aguardado serviço de robotáxis.
Robotáxis são viaturas Model Y
A Tesla lançou este domingo o seu serviço de robotáxis em Austin (Texas), o CyberCab. Trata-se de um projeto-piloto com cerca de 10 a 20 unidades do Model Y, que vão prestar serviço numa área geográfica limitada e restrita a utilizadores convidados, principalmente influenciadores e entusiastas.
Os robotáxis são viaturas Model Y, elétricas e totalmente autónomas, mas nesta fase inicial vão ter um funcionário da Tesla no banco do passageiro, apenas como medida de segurança.
Cada viagem custa um valor fixo de 4,20 dólares americanos (cerca de 3,90 euros). Os veículos vão circular entre as 6h e as 24h, apenas quando existirem boas condições meteorológicas.
A Tesla recorre a teleoperação remota para auxiliar os carros em situações excecionais ou imprevistas. Vão ser usadas câmaras e inteligência artificial, sem sensores LiDAR.
A entrada da Tesla nos serviços de robotáxi era muito aguardada por investidores e fãs. Embora a primeira fase utilize Model Ys, a empresa tem em desenvolvimento um CyberCab sem volante nem pedais.
A Tesla indicou no relatório do primeiro trimestre aos acionistas que a produção em larga escala do CyberCab está prevista para começar em 2026.