Os leilões são acompanhados de perto por colecionadores, que procuram sempre uma oportunidade de descobrir exemplares excecionais que muitas vezes marcaram a história automóvel: a ‘Collecting Cars’ está a preparar a venda de quatro Aston Martins raríssimos, que estão em leilão desde este domingo: mas, apresse-se, vão estar disponíveis apenas por sete dias.
Estes são quatro modelos excecionais que abrangem décadas de história: de um protótipo de fábrica com raízes no automobilismo até um Vanquish S convertido para transmissão manual, cada um com uma procedência distinta e forte apelo colecionador.
Uma joia dos anos 80
O Aston Martin V8 Vantage V580/V580X de 1985 é a verdadeira joia da coleção: um dos dois únicos Vantage usados pela empresa como plataforma de testes para a versão definitiva “X-Pack”. Entregue como carro de demonstração à Stratton em 1985, foi rapidamente adquirido pela fábrica para os seus eventos de exposição. Posteriormente, a Aston Martin adquiriu-o, designando-o para o programa de desenvolvimento do V580X com o chassi designado internamente como DP 2035.
Ainda em excelentes condições, o carro passou por um trabalho que custou mais de 29 mil euros pela Light Car Company e pela Aston Martin RS Williams. Oferecido com rodas originais e bagagem personalizada, representa uma oportunidade única: um protótipo “Works” histórico, pronto para as ruas, com imenso valor de colecionador.
Completando a seleção, temos o Vanquish Centenary Edition 2012, uma edição limitada para celebrar o centenário da marca, número 82 de 100 unidades (das quais apenas 85 foram entregues). Esta versão apresenta uma pintura “degradê” em dois tons, obtida com técnicas artesanais, um processo que adiciona 18 horas de trabalho ao acabamento, e interior em couro Obsidian Black de alta qualidade com detalhes em fibra de carbono.
O DB AR1 2004 (número 82 de 99) é um roadster sem teto criado com a Zagato para o mercado americano. Com um motor V12 “especificação GT” e uma rara caixa de velocidades manual de seis marchas, é o carro mais “aberto ao sol” já produzido pela Aston Martin, adornado com acabamento em Silver Birch e couro antracite, além de capa numerada e acessórios originais.
Por fim, o Vanquish S 2006, convertido para transmissão manual pela Aston Martin Works, transformou-se de um luxuoso GT num desportivo analógico envolvente. Pintado na cor Prata Skyfall, personifica esse equilíbrio subtil entre artesanato e desempenho moderno.
Leia este e outros artigos aqui.