Carros elétricos são os que têm mais componentes americanos

Carros elétricos são os que têm mais componentes americanos

Apesar de os Estados Unidos da América (EUA) não estarem particularmente interessados no crescimento dos carros elétricos, estes ocupam o topo da lista dos modelos “mais americanos”. O que é que isto quer dizer?

Para ajudar aqueles que desejam comprar um carro fabricado nos EUA, o website Cars.com criou o chamado American-Made Index, que analisa cinco fatores principais para determinar o quão americano um carro ou camião pode ser.

Segundo o website, foram estudados cerca de 400 veículos de 2025, por forma a chegar aos 99 veículos que integram o índice deste ano, que marca o 20.º aniversário do ranking.

Curiosamente, no geral, os carros não são totalmente fabricados nos EUA, sendo as suas peças oriundas de vários sítios. De facto, o mercado de fabrico de automóveis é global, independentemente do local onde os carros serão vendidos.

Ainda assim, há modelos “mais americanos” do que outros e o Cars.com concluiu que, este ano, 60% dos 10 veículos mais fabricados nos EUA são elétricos. Este dado, apesar de os políticos quererem cortar o financiamento para a sua aquisição.

 

Tesla no topo da lista de carros “mais americanos”

No topo da lista de 2025 está a Tesla, num lugar que a fabricante ocupa desde 2021. No entanto, este ano, a empresa de Elon Musk conquistou os quatro primeiros lugares com o Model 3, Model Y, Model S e Model X, respetivamente.

Além desta, o top 10 conta com vários veículos assinados pela Hyundai e Kia. Entretanto, o Hyundai Ioniq 5 (30.º lugar), o Kia EV6 (6.º lugar) e o Kia EV9 (67.º lugar) estão na lista graças à sua nova fábrica na Geórgia.

Conforme o Cars.com, estes são os 10 carros “mais americanos” de 2025:

  • Tesla Model 3
  • Tesla Model Y
  • Tesla Model S
  • Tesla Model X
  • Jeep Gladiator
  • Kia EV6
  • Honda Ridgeline
  • Honda Odyssey
  • Honda Passport
  • Volkswagen ID.4

O número de carros fabricados por marcas estrangeiras na lista dos “mais americanos” tem crescido ano após ano. Em 2021, o número de automóveis estrangeiros na lista já era a maioria, com 58%, mas, desde então, cresceu para 67% em 2025.

As marcas nacionais representam 32% de todos os veículos da lista, com a General Motors a ter 25% menos carros no índice desde 2020. Enquanto isso, a Stellantis aumentou 14% nos últimos cinco anos e a Ford um 30%.

Em relação à mobilidade elétrico, o website Cars.com destaca que, depois de apenas oito veículos elétricos se qualificarem para 2024, 11 estão presentes na lista de 2025, com mais 19 híbridos e híbridos plug-in (contra 15 no total em 2024).

Estes números refletem o impulso real da indústria para a eletrificação da mobilidade.