Mercedes-AMG GT XX a máquina elétrica que fala e respira

Mercedes-AMG GT XX a máquina elétrica que fala e respira

A Mercedes-AMG acaba de revelar o Concept AMG GT XX, um protótipo ousado que pretende aquecer ainda mais os dias já escaldantes em várias regiões do planeta. Mas este não é apenas mais um estudo de design: o GT XX antecipa a próxima geração de veículos elétricos de alto desempenho da marca alemã.

Potência e engenharia além do convencional

Assente na plataforma AMG Electric Architecture (AMG.EA), o AMG GT XX apresenta uma carroçaria de quatro portas em laranja “sunset beam”, mas é por baixo da pele que a magia acontece.

O modelo conta com três motores elétricos de fluxo axial, capazes de gerar 1.341 cavalos de potência, permitindo atingir 359 km/h de velocidade máxima. A bateria, também ela revolucionária, pode recuperar 400 km de autonomia em apenas cinco minutos, um feito nunca antes visto na indústria.

Segurança sonora: colunas nos faróis

Como os veículos elétricos são silenciosos, a Mercedes integrou colunas de som nos faróis dianteiros, uma solução inédita que visa alertar peões para a presença do automóvel.

Esta abordagem não só poupa espaço como reduz o peso total do veículo, além de permitir criar novas variantes sonoras.

Comunicação luminosa: painel LED traseiro

Na traseira, encontramos o Painel de Luz Fluída MBUX, composto por 700 LEDs RGB programáveis. Este sistema inovador exibe mensagens (como o logótipo AMG ou o estado de carregamento) em texto ou animações.

Quando desligado, o painel assume um visual tridimensional em estilo “pixel”.

Pintura inteligente: luz que comunica

O conceito utiliza também o MBUX Fluid Light Paint, um conjunto de segmentos de tinta eletroluminescente.

Estes pigmentos, ao serem sujeitos a corrente alternada, brilham no escuro e servem, por exemplo, para indicar o estado da bateria: à medida que carrega, os segmentos vão-se apagando gradualmente.

Materiais sustentáveis e de alta tecnologia: o LABFIBER

O interior do GT XX destaca-se pela utilização do LABFIBER, um material inovador desenvolvido em duas variantes:

1. Biotech Leather Alternative: Criado a partir de pneus de corrida GT3 reciclados, com apoio da empresa norte-americana Modern Meadow, este material tem a aparência e o comportamento do couro natural, sendo mais leve, respirável, impermeável e disponível em várias texturas e cores. Um único pneu pode produzir 4 m² desta alternativa ecológica.

2. Biotech Silk Alternative: Desenvolvido a partir de proteínas de seda produzidas por bactérias geneticamente modificadas, este material é 100% biodegradável e mantém todas as propriedades funcionais da seda tradicional. No conceito, foi utilizado nas pegas das portas.

O Mercedes-AMG GT XX não é apenas um exercício estilístico. É uma verdadeira montra de tecnologias e materiais que irão entrar na produção real dos futuros modelos elétricos da marca.

Mais do que um automóvel, é uma visão tangível daquilo que será o desportivo elétrico do amanhã.