A Volvo V60 não é propriamente recente mas mantém intacta toda a sua beleza, atualidade e elegância. Desta vez coube-me ensaiar a versão Plug-in que permite circular em modo elétrico até 93kms (73 consegui em autoestrada) com tração integral e 455cv.
Num primeiro olhar quando vislumbramos a Volvo no parque da imprensa constatamos que as suas linhas continuam a ser intemporais, sendo que a marca tem sabido atualizar o modelo com pequenos detalhes que lhe garantem a necessária atualidade. A dianteira contém a assinatura luminosa tradicional com o martelo do Thor e iluminação Led, a que se junta uma grelha principal negra e mais três grelhas na parte inferior da mesma cor.
Estes detalhes asseguram elegância, beleza e intemporalidade num veículo de formas simples mas elegantes.
As JLL passam também a ter um novo desenho que cria um efeito visual muito atrativo para terminar numa traseira com um grande porta da bagageira que utiliza os já tradicionais faróis verticais em L invertido. O contraste entre vários materiais que surgem a negro como é na grelha, jantes, plásticos e barras do tejadilho, associadas a um desenho do modelo sem grandes formas (não é uma crítica, muito pelo contrário), permite-lhe manter a intemporalidade, ea elegância que os modelos da marca sempre proporcionam.
O interior é marcadamente Volvo, ou seja, minimalista, de grande qualidade. Este tradicionalismo que encontramos num tablier de linhas retas continua a agradar, a exemplo da escola alemã. O ecrã central não segue já as tendências atuais do mercado – pois fica abaixo do nosso campo de visão, mas surge bem integrado no tablier. De realçar a ergonomia de todo o conjunto, sendo que a marca mantém como botões físicos o som, o botão de arranque da viatura e os restantes botões encontram-se no ecrã de infotainment. A consola central contém a alavanca da caixa de velocidades e o botão de start. Aqui nota-se a falta de espaços para arrumação e de um carregador por indução (podemos carregar através de fio).
A V60 arranca em modo elétrico e a primeira sensação que temos, até pela ausência de ruído, é para o conforto de rolamento, acústica e a facilidade com que se conduz este modelo marcadamente grande. A direção é precisa, com o peso ideal – a que se junta um volante com o tamanho ideal – pode ser parametrizada, bem como os vários modos de condução.
O que podemos referir sobre a Volvo é que mantém intactas todas as suas qualidades dinâmicas. O conforto é um equilíbrio entre eficiência e conforto, a tração integral confere uma dinâmica superior em termos de estabilidade, a qualidade do interior (a ergonomia, conforto e sistema de massagem dos bancos) ajuda a efetuar viagens em grande conforto.
A precisão e equilíbrio do chassis garante uma postura desportiva deste modelo, mesmo em estradas nacionais. Em termos de consumos conseguimos 7,2 (já sem bateria) a uma velocidade estabilizada de 120km/h, onde podemos ainda contar como entre muitos detalhes a alavanca da caixa de velocidades em genuíno cristal sueco trabalhado à mão e fabricada exclusivamente para a Volvo pela Orrefors e o sistema de som da Bowers & Wilkins.
Este posicionamento das marcas premium, onde conjugam design mais tradicional permite manter atuais os seus modelos por mais anos. A Volvo mesmo com a mudança de acionistas, mantém-se como um valor seguro e referencial neste mercado premium. Em nada sai beliscado em termos de conforto e comportamento face aos restantes.
Preço desde 59.500€
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