Boanerges Neto é o novo diretor-geral para Portugal e Espanha da Euromaster para liderar um plano ambicioso: expandir a rede para consolidar ainda mais a liderança no mercado ibérico e reforçar a forte aposta na nova mobilidade, incluindo veículos elétricos de duas e quatro rodas.
A empresa registou em 2024 um crescimento de 12% em Portugal, ultrapassando os 75 milhões de euros de faturação. Consolidou também a sua liderança com mais de 8% de quota em veículos ligeiros e mais de 13% em veículos industriais, pelo que até 2026 os planos estão bem definidos. O novo diretor-geral conversou com a ‘Executive Digest’ para explicar o projeto.
1- Como avalia a mobilidade elétrica em Portugal? Quais são os principais desafios e obstáculos ao setor?
As vendas de veículos elétricos em 2024 atingiram uma quota de mercado de 20,5%. Portanto, com este número impressionante, é claro que a mobilidade elétrica está a tornar-se cada vez mais importante no nosso mercado.
Desta forma, prevê-se que a frota de veículos elétricos em Portugal seja cada vez mais importante, o que representa um desafio para as redes de oficinas. Assim, para prestar um serviço de qualidade e profissional adaptado a este tipo de tecnologia, a formação constante e especializada de cada um dos nossos colaboradores é fundamental.
Por outro lado, no que diz respeito a outros desafios gerais de interesse comum apresentados pela tecnologia elétrica, o principal continua a ser a infraestrutura de carregamento – no nosso país, existem cerca de 20.000 postos de carregamento para carros elétricos, um número que tem vindo a aumentar de forma constante e sólida de ano para ano – e continua a ser necessário um aumento do número destes postos de carregamento (atualmente, existem cerca de 20.000 estações de carregamento). De facto, a União Europeia exige a instalação de pontos de carregamento rápido para veículos elétricos a cada 60 quilómetros nas principais vias de transporte, um objetivo para o qual o Governo português e muitas das empresas de carregadores já estão a trabalhar em conjunto.
Em termos da própria tecnologia dos veículos elétricos, há cada vez mais modelos com autonomia superior a 400 quilómetros, sendo que muitos carros já têm autonomia superior a 600 e 700 quilómetros.
2- Sente os portugueses entusiasmados com a eletrificação automóvel, em função do aumento da procura nas oficinas?
Voltando aos dados de mercado da primeira pergunta, é claro que os portugueses estão de facto interessados na mobilidade elétrica, uma vez que um em cada cinco carros novos comprados em Portugal é totalmente elétrico. O facto de os subsídios para a compra de carros elétricos entrarem em vigor no momento da compra do veículo (no caso de um particular são 4.000 euros e se for para uma empresa podem ir até aos 6.000 euros), para além da dedução fiscal de 100% na compra e dos impostos sobre o recarregamento, são medidas que estão, sem dúvida, a impulsionar a mobilidade elétrica em Portugal.
Quanto às visitas que os carros elétricos estão a fazer às oficinas, de momento, os números são ainda simbólicos e, por enquanto, não temos dados definitivos e significativos sobre os serviços que prestamos a veículos elétricos nos centros de reparação.
3- Com a crescente tecnologia nos veículos, que desafios oferece na constituição de equipas nas oficinas? O mercado de trabalho nacional está adaptado para a contínua evolução dos veículos? A IA pode vir a desempenhar um papel importante nesta evolução?
Na Euromaster estamos conscientes de que a profissão de mecânico é uma profissão viva e em mudança que tem de se adaptar a todas as novas tecnologias que os automóveis estão a incorporar. Por este motivo, há muitos anos que a Euromaster oferece centenas de cursos de formação a todos os níveis para os nossos empregados, com todo o tipo de conhecimentos teóricos e práticos, para que a maioria dos nossos trabalhadores tenha as habilidades mais adequadas para prestar o serviço mais completo e profissional possível, seja qual for a tecnologia que o veículo incorpore.
Como empresa, somos responsáveis por garantir que a mão de obra do nosso país tenha as capacidades para enfrentar os novos desafios que todos os avanços tecnológicos implicam, pelo que estamos em contacto permanente com as autoridades nacionais para analisar quais são as verdadeiras necessidades e quais são os pontos de melhoria.
Quanto à Inteligência Artificial (IA), podemos considerar que já estamos imersos nesta nova revolução tecnológica. É uma tecnologia em contínua evolução, com constantes melhorias e avanços, e acreditamos que pode ter muitas vantagens tanto para as empresas como para os próprios consumidores.
De facto, na Euromaster já estamos a criar ferramentas tecnológicas baseadas em IA. Com efeito, desenvolvemos recentemente a solução digital Tire sNap, que permite ao utilizador ou cliente, através da simples captura de imagens com um telemóvel e da inteligência artificial (IA), identificar a marca e modelo do automóvel, bem como as medidas exatas dos pneus em apenas alguns segundos. Assim, após saber as medidas exatas, o condutor pode aceder a um extenso catálogo com todos os pneus disponíveis em stock de diferentes fabricantes, escolhendo finalmente o tipo de pneu que melhor se adequa ao seu carro, necessidades e orçamento. Todo o processo termina com a compra, que é efetuada online a partir da mesma solução.
4- Um dos objetivos propostos pela chegada de Boanerges Neto como diretor-geral é preparar a Euromaster para a “para responder à crescente eletrificação do parque automóvel”: em que moldes pretende cumprir esse objetivo?
Com o aumento da mobilidade elétrica, as oficinas enfrentam um novo desafio: informar e educar os clientes sobre as particularidades dos veículos elétricos relativamente aos veículos de combustão.
Neste sentido, na Euromaster já estamos preparados para responder à crescente eletrificação do parque automóvel, tanto de quatro como de duas rodas. Tudo isto no âmbito de uma estratégia transversal que combina crescimento e rentabilidade, consolidando a posição da empresa como líder na manutenção integral de veículos.
A Euromaster não só domina as operações técnicas específicas dos veículos elétricos, como também aposta num serviço especializado ao cliente. Trata-se, nomeadamente, de ajudar o utilizador a compreender os pontos críticos que diferenciam o seu veículo elétrico de um veículo de combustão, seja este a gasóleo ou a gasolina.
Estes pontos críticos que os clientes devem conhecer, e para os quais os nossos colaboradores já estão, naturalmente, altamente treinados, são: a bateria, o sistema de ventilação da bateria e do transformador, a cablagem de alta tensão, os pneus, os travões, a suspensão e a direção.
5- Quais os objetivos da empresa para este ano, além da evolução do número de oficinas e superar o volume de negócios em Portugal?
Para 2025, os objetivos da Euromaster em Portugal visam consolidar ainda mais a nossa liderança, visando aumentar os valores alcançados em 2024, quando atingimos uma quota de mercado de mais de 8% em veículos ligeiros e mais de 13% em veículos comerciais. Em termos de volume de negócios, crescemos 12% em Portugal, atingindo uma faturação de 75 milhões de euros.
Quanto à expansão da rede na Península Ibérica, esta já atingiu 540 oficinas, 97 das quais estão localizadas em Portugal, enquanto as restantes estão divididas entre Espanha e Andorra. Desta forma, a Euromaster está a aproximar-se do nosso objetivo de alcançar uma cobertura geográfica que nos permitirá estar presentes em todo o mercado ibérico até 2026. Em apenas quatro anos, desde 2020, a nossa rede de oficinas cresceu 44%. Este crescimento permitiu à rede cumprir um dos seus principais objetivos: prestar serviços a praticamente toda a frota de veículos ligeiros e camiões em circulação na Península Ibérica.
Para além do objetivo de crescimento do volume de negócios e do número de oficinas, onde o franchising continuará a ter um papel preponderante, a aposta da Euromaster Portugal será também na prestação de um serviço cada vez mais completo e profissional a todos os veículos, independentemente do tipo de tecnologia que utilizam para se deslocar.
Para alcançar todos estes objetivos, a Euromaster trabalha incansavelmente todos os dias para reforçar os valores que fazem parte da nossa essência e do nosso próprio ADN: a máxima satisfação de todos os clientes, a honestidade de todos os seus colaboradores e o profissionalismo de toda a equipa empenhada em oferecer um serviço de qualidade e um atendimento personalizado.
Por fim, ao longo de 2025, a Euromaster continuará a apoiar a mudança organizacional “One Network”, um modelo organizacional em que os critérios são unificados no funcionamento de todas as oficinas da rede. Paralelamente, toda a rede colocará todos os seus recursos técnicos e humanos em soluções inovadoras que acrescentem eficiência e flexibilidade a todos os tipos de clientes, tanto de veículos ligeiros como pesados.
6- A crescente digitalização nos carros pode colocar o parque automóvel mais homogéneo a nível europeu? Isso, por si mesmo, é uma dificuldade ou uma oportunidade?
O progresso tecnológico, seja ele qual for, deve ser sempre visto como uma oportunidade, e não como uma ameaça ou uma dificuldade. A tecnologia deve estar sempre ao serviço das pessoas e das empresas para facilitar as coisas, ou seja, para aumentar a nossa eficiência em todos os processos de trabalho e, em última análise, a nossa rentabilidade.
A digitalização, como é óbvio, está presente na indústria automóvel há muitos anos e o facto de poder existir um sistema mais homogéneo com critérios e informações partilhadas entre os fabricantes de veículos, a indústria auxiliar de componentes, peças e peças sobressalentes e, claro, todos os centros de reparação e oficinas, acreditamos que só trará vantagens, tanto para a própria indústria como para o cliente final, quer sejam outras empresas ou utilizadores privados.
De facto, na Euromaster, há muitos anos que apostamos na digitalização a todos os níveis, desde a captação de leads até à centralização da gestão de compras de todos os pneus através da ferramenta digital MarketPlace. No que diz respeito a esta última, a Euromaster continuará a alargar a sua oferta às peças mecânicas, para além dos pneus, como tem vindo a fazer nos últimos meses.
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