O seu carro também sofre com as ondas de calor: saiba as causas mais comuns das avarias de verão

Opteven, empresa especializada em serviços de garantia na Europa e, portanto, com amplos dados à sua disposição, forneceu algumas respostas

O seu carro também sofre com as ondas de calor: saiba as causas mais comuns das avarias de verão

As ondas de calor não sobrecarregam apenas o corpo humano: o calor extremo também sobrecarrega o seu carro e aumenta o risco de avarias. Mas quais são os componentes mecânicos ou eletrónicos com maior probabilidade de apresentar falhas? A Opteven, empresa especializada em serviços de garantia na Europa e, portanto, com amplos dados à sua disposição, forneceu algumas respostas.

Ao desenvolver um veículo, os fabricantes de automóveis normalmente incluem testes em condições de calor muito alto. Mas temperaturas escaldantes ainda aumentam o risco de avarias, especialmente em carros mais antigos. Assim como em climas frios, a bateria de 12 V costuma ser a culpada. Essa peça pode sofrer com vapores de eletrólitos ou perda de capacidade quando o termómetro sobe. Portanto, continua a ser a principal causa de problemas, inclusive em modelos elétricos ou híbridos. A probabilidade de falha desse componente também afeta todas as faixas etárias, embora veículos com mais de cinco anos sejam os mais vulneráveis.

De acordo com a Opteven, o superaquecimento do motor também é uma das causas mais comuns das avarias no verão. Por isso, esteja atento ao seu líquido de arrefecimento para evitar surpresas desagradáveis. Se o nível cair muito, pode colocar o motor em perigo. Além disso, fique atento à qualidade do líquido – se ficar turvo ou acastanhado, provavelmente é um sinal de que é hora de mudá-lo. Essa operação deve ser realizada em intervalos regulares, de acordo com a frequência normalmente mencionada no seu livro de manutenção.

Além disso, não se esqueça de verificar o medidor de temperatura da água enquanto conduz para garantir que ele não ‘dispara’, especialmente se estiver a enfrentar engarrafamentos, uma viagem pela cidade ou uma longa subida. Esse tipo de viagem aumenta o risco de superaquecimento, que também é maior em veículos com mais de dez anos. Nos casos mais graves, pode ser causado por uma junta da cabeça defeituosa, o que geralmente significa reparações mais caras. Mas o ventilador, o termostato, o radiador ou o reservatório do líquido de arrefecimento também podem ser a causa.

Ar condicionado que quebra no pior momento possível

O ar condicionado também pode ser danificado por ondas de calor, que é o momento em que é mais útil. O problema muitas vezes decorre do uso insuficiente durante o resto do ano. Se for usado de forma muito violenta e repentina, o compressor pode tender a falhar. Portanto, lembre-se de usar o ar condicionado mesmo no inverno, pelo menos duas vezes por mês, para evitar esse tipo de acidente potencialmente muito caro. Em alguns casos, no entanto, uma simples recarga de gás do ar condicionado é suficiente para restaurar o funcionamento normal. No entanto, evite persistir se notar que sai apenas ar quente pelos bicos de ventilação ou se houver um ruído anormal.

Segundo a Opteven, altas temperaturas também danificam os pneus, aumentando o risco de rebentar e sobrepressão. Por fim, o top 5 para veículos com motor de combustão seria completado por avarias relacionadas ao combustível, principalmente em modelos a gasolina. O fenómeno do “vapor lock”, causado pela mudança do estado do combustível líquido para gás, parece afetar principalmente motores carburados mais antigos. No entanto, ele não desapareceu completamente e, às vezes, é substituído por mau funcionamento em bombas elétricas de combustível em carros mais recentes.

Avarias específicas para veículos elétricos

Os modelos elétricos são, obviamente, imunes a problemas na junta da cabeça ou na bomba de combustível. Mas são igualmente suscetíveis a falhas no ar condicionado, nos pneus ou na bateria de 12 V. Eles também podem apresentar outros tipos específicos de avarias.

De acordo com a Opteven, a mais comum é devido a um mau funcionamento no sistema de refrigeração da bateria, especialmente no caso de recargas rápidas repetidas. Por outro lado, também não é incomum que o carregamento falhe. Às vezes, é simplesmente a infraestrutura que sofre com o calor. No entanto, também pode estar ligado a um cabo antigo ou a um carregador de bordo com defeito.

Quanto aos defeitos eletrónicos, embora estejam longe de ser exclusivos dos modelos “zero emissões”, ainda estão entre as principais causas de avarias durante ondas de calor para esse tipo de motor. É verdade que os sistemas multimedia por vezes podem superaquecer, como smartphones, quando o sol está muito forte no painel.

Leia este e outros artigos aqui.