Este sistema pode detetar defeitos nas baterias antes que falhem ou incendeiem

Este sistema pode detetar defeitos nas baterias antes que falhem ou incendeiem

No sentido de baterias mais seguras, uma equipa criou um sistema de ultrassons não invasivo que deteta defeitos nas baterias dos carros elétricos antes que elas falhem ou incendeiem.

Investigadores da Universidade de Drexel desenvolveram um sistema para detetar falhas internas nas baterias dos carros elétricos antes que qualquer defeito ou imprevisto provoque um mau funcionamento ou um incêndio.

Uma vez que os testes ultrassónicos não destrutivos estão a ser cada vez mais utilizados na ciência das baterias, a equipa desenvolveu um sistema de ultrassom não invasivo que permite analisar o estado interno do componente, identificando possíveis defeitos que poderiam resultar em sobreaquecimento.

Apesar de as baterias de lítio serem seguras, pequenos defeitos de fabrico podem ter consequências graves.

Atualmente, os controlos de qualidade dependem de inspeções visuais, testes de desempenho e radiografias, métodos lentos e que aumentam o custo de produção.

 

Sistema de ultrassons pode revolucionar a segurança das baterias

O sistema proposto pela equipa de investigadores, um microscópio acústico de rastreamento, de baixo custo, modular e fácil de usar, utiliza ondas acústicas de baixa energia para analisar as células das baterias sem afetar o seu funcionamento.

Além de ser mais rápido e económico do que os métodos tradicionais, não alterar o desempenho da bateria e poder ser usado em investigação para testar novas composições químicas, o software da equipa foi desenhado em código aberto.

Desta forma, os investigadores facilitam a sua exploração pela indústria.

Tendo o aperfeiçoamento da tecnologia em mente, para obter imagens tridimensionais e analisar elétrodos com maior detalhe, a equipa procura que este sistema se torne um padrão no fabrico de componentes mais seguros.

 

Recorde: