EQS chegou “10 anos antes do tempo” para ser aceite pelos clientes, diz designer da Mercedes

EQS chegou “10 anos antes do tempo” para ser aceite pelos clientes, diz designer da Mercedes

O diretor de design da Mercedes-Benz reconheceu que o facto de o EQS ser visualmente futurista pode não ter agradado aos clientes, argumentando que pode ter justificado as baixas vendas.

Foi lançado em 2021 como o flagship da nova linha de carros elétricos da Mercedes-Benz, no entanto, o EQS não gerou as vendas esperadas pela marca.

Reforçando que o “cliente é quem mais ordena“, o diretor de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, afirmou que o Mercedes-Benz EQS não foi bem recebido pelos clientes, tendo essa fraca receção resultado em vendas fracas.

Com uma silhueta arqueada, o EQS não terá agradado àqueles que valorizam o aspeto mais clássico da Classe S. Por este motivo, o modelo elétrico não conseguiu aproximar-se das vendas do seu homólogo térmico.

Acho que o EQS provavelmente chegou 10 anos antes [do tempo]. É um carro muito, muito inovador e, claro, não foi originalmente concebido como uma limusina com motorista. Essa não era a intenção.

Muitas pessoas desta categoria esperam um capô longo e o prestígio de um carro com motorista, e o EQS é diferente nesse aspeto. É um carro completamente diferente. Talvez devêssemos tê-lo comercializado de outra forma, mais como um CLS futurista, um Coupé Classe S ou algo do género.

Disse o chefe de design da Mercedes-Benz, conforme citado.

Entretanto, a próxima geração do EQS chegará com o nome Classe S. A Mercedes-Benz deixará a designação EQ- para apelidar os seus modelos elétricos, regressando à nomenclatura da sua gama térmica.

Além disso, apostará num design mais convencional: “No futuro, haverá dois Classe S: a de combustão interna e a elétrica”, disse Ola Källenius, diretor-executivo da Mercedes-Benz, no ano passado.