A McLaren não seria o que é hoje sem Mansour Ojjeh. O empresário comprou uma participação na McLaren em 1984 e, juntamente com Ron Dennis, ajudou a transformá-la numa equipa de Fórmula 1 e na principal fabricante de supercarros atualmente. Ojjeh faleceu em 2021, e agora a sua coleção de carros está à venda. Pode ser a maior coleção de carros de rua da McLaren alguma vez reunida.
Como afirma o vendedor Tom Hartley Jnr., Ojjeh desempenhou um papel fundamental no financiamento do McLaren F1, e este carro é o ponto focal da coleção. É o último de um total de 106 McLaren F1s construídos e tem acabamento num tom de laranja chamado Yquem, que a McLaren mais tarde renomeou Orange Mansour. Esta é uma cor que a McLaren manteve exclusiva para ele. O restante da coleção consiste nos últimos modelos construídos de muitos carros de rua modernos especiais da McLaren, incluindo o Sabre, Speedtail, Senna, Elva, P1 e o que parece ser um exemplar de cada modelo LM e LT.
Nem todos são Laranja Mansour, com o Senna a surgir numa pintura naked carbono, amarela e verde, e o 675LT Spider em carbono naked com detalhes em laranja. A maioria dos carros também nunca foi pilotada, com apenas o F1 marcando 1.810 km no hodómetro, e o P1 GTR usado em alguns track days organizados pela McLaren.
Ojjeh, na verdade, era um colecionador de Ferrari, mas vendeu a sua coleção quando ajudou a fundar a McLaren Automotive. É difícil imaginar uma coleção melhor de carros de rua da McLaren, certamente fora da coleção de F1 da empresa. E é fácil apostar que haverá muitas pessoas ansiosas para aproveitar a oportunidade de comprar um F1 do homem que ajudou a tornar isso possível.
La collection de Mansour Ojjeh sera bientôt proposée aux enchères
Prenez à boire, c’est du très sérieux pic.twitter.com/JDT5iFJOvh
— Alan (@911addict_) June 30, 2025
Leia este e outros artigos aqui.