O que fazer em caso de rebentar um pneu? Especialista deixa recomendações

Quando há um furo no pneu, há pouco tempo para pensar porque o carro começa a mover-se de forma estranha

O que fazer em caso de rebentar um pneu? Especialista deixa recomendações

Na madrugada desta quinta-feira, o avançado do Liverpool e da Seleção Nacional, Diogo Jota, morreu, com o irmão André Silva, numa grave acidente de viação na província de Zamora: embora as autoridades ainda estejam a investigar os contornos do desastre, tudo indica que tenha havido “um estouro de pneu durante uma ultrapassagem” no quilómetro 65 da autoestrada A-52, à saída do município de Palacios de Sanabria.

De acordo com o Real Automóvel Clube da Espanha (RACE), não é comum que um pneu estoure durante a condução, mas é sempre bom saber o que fazer se isso acontecer. Claro, o primeiro passo é manter os pneus em boas condições e verificar a pressão dos mesmos com frequência. “É normal que um pneu estoure porque está em péssimas condições e foi levado ao limite.”

Embora a manutenção dos pneus reduza o risco de acidente, um estouro também pode ser causado por outros fatores difíceis de controlar, como calor, excesso de carga e velocidade. Além disso, detritos pontiagudos, como vidros ou pedras na estrada, ou qualquer outro defeito externo no veículo, podem causar um furo.

Quando há um furo no pneu, há pouco tempo para pensar porque o carro começa a mover-se de forma estranha, mas o mais importante é tentar manter a calma. Embora isso possa dificultar o controlo do veículo – e sobretudo porque são momentos inesperados e muito rápidos -, a RACE recomenda evitar movimentos bruscos de direção ou travagens bruscas, pois isso desestabilizaria o carro.

Portanto, se ouvir um estalo repentino, o motorista deve segurar o volante firmemente e soltar o pedal do acelerador sem pressionar o pedal do travão: isso permitirá reduzir a velocidade do veículo com o travão-motor. Assim que o veículo estiver parado, ligue os quatro piscas e estacione o carro na berma.

Leia este e outros artigos aqui.