As marcas automóveis estão a ser obrigadas a realizar campanhas de recall devido a problemas nos veículos, mas talvez nada como os modelos Stellantis: de acordo com o site especializado ‘Motor1’, após a campanha sobre os airbags da Takata, o grupo está a lançar uma nova campanha devido ao risco de quebra do motor 1.5 BlueHDi, após problemas relacionados à corrente do comando de válvulas.
Assim, perto de um milhão de veículos (mais concretamente 930 mil carros) das marcas Peugeot, Citroën, Fiat, Opel ou DS, equipados com este motor, serão objeto de uma recolha progressiva em França e nos outros países europeus onde circulam.
O motor 1.5 BlueHDi é usado em modelos populares como o Citroën C3, C4, Peugeot 208, 2008 ou 308, e o Opel Corsa, entre outros. Os proprietários desses veículos vão ser contactados pela marca automóvel, sendo que os veículos vão ser analisados na concessionária – a corrente de transmissão que liga os eixos de comando poderá ser trocada, se necessário.
Da mesma forma, a Stellantis indicou que está estendendo a garantia desses motores para 10 anos, ou 24.000 quilómetros.
Esta campanha de recall do pequeno motor 1.5 BlueHDi ocorre após problemas com o bloco 1.2 PureTech, uma unidade de três cilindros instalada em veículos da Citroën, DS, Opel e Peugeot, e afetada por problemas na correia.
Leia este e outros artigos aqui.