As ações da Tesla estão a caminhar para uma queda acentuada nos EUA, já que os investidores da marca automóvel temem que o lançamento de um novo partido político por Elon Musk causa ainda mais problemas para a fabricante.
Esta segunda-feira, as ações da Tesla caíram mais de 7% no pré-mercado, ameaçando uma queda de aproximadamente 70 mil milhões de dólares no valor da empresa quando abrir Wall Street. Nesse caso, o valor das ações de Musk cairia mais de 9 mil milhões, para cerca de 120 mil milhões de dólares – ainda assim, mantendo o lugar de pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna de 400 mil milhões de dólares, de acordo com a ‘Forbes’.
A Tesla está avaliada em pouco menos de 1 bilião de dólares, mas as suas ações estão sob pressão devido ao relacionamento do CEO da Tesla com Donald Trump.
Primeiro, o forte apoio de Musk ao presidente dos EUA gerou uma reação negativa dos consumidores e agora a reviravolta antagónica no seu relacionamento com Trump deixou os investidores preocupados que Musk possa distrair-se do seu trabalho diário ou que a Casa Branca possa punir os seus negócios.
Dan Ives, analista da Wedbush Securities, disse, citado pelos britânicos do ‘The Guardian’, que o anúncio de Musk de que está financiar um partido político dos EUA alarmará os investidores.
“Muito simplesmente, Musk está a aprofundar-se mais na política e agora tenta enfrentar o establishment. É exatamente a direção oposta que os investidores/acionistas da Tesla querem que ele tome durante este período crucial para a história da Tesla”, apontou o especialista, acrescentando que havia um “sensação mais ampla de exaustão” entre os investidores da Tesla de que Musk — o maior acionista da empresa — não ficaria fora da política.
Leia este e outros artigos aqui.