À primeira vista, parece um qualquer edifício à espera de ser terminado. Contudo, olhando com mais atenção, vê-se a primeira “bateria” gravitacional em grande escala, erguida na China, para alimentar veículos elétricos de forma estável e segura.
Com o crescimentos dos carros elétricos, globalmente, levanta-se a questão relativa ao seu carregamento: será que a rede vai suportar o carregamento de centenas, milhares ou milhões de carros?
Embora a resposta rápida seja pessimista, a suíça Energy Vault criou uma solução ambiciosa: uma gigantesca “bateria” baseada em energia gravitacional, capaz de armazenar 100 MWh.
A tecnologia utilizada neste sistema de armazenamento de energia gravitacional baseia-se num princípio semelhante ao das centrais hidroelétricas por bombagem: armazenar energia através de blocos de betão que sobem e descem utilizando gruas, gerando eletricidade graças à força da gravidade.
Ao contrário de outras soluções de armazenamento, este sistema destaca-se pela sua escalabilidade e baixo impacto ambiental.
Uma vez que foi fabricado com materiais reciclados e sob uma abordagem modular, esta alternativa pode ser construída rapidamente e com baixo impacto ambiental.
China posiciona-se na vanguarda do armazenamento de energia
A primeira instalação, conhecida como Rudong EVx, foi erguida na província de Jiangsu e entrou em funcionamento há alguns meses, estando já conectada à rede elétrica chinesa.
Com uma capacidade de 100 MWh, a bateria é capaz de fornecer energia limpa e estável a toda a região, ao mesmo tempo que regula a rede, armazena excedentes de fontes renováveis e dá suporte a estações de carregamento rápido para evitar a saturação da rede.
Por forma a garantir a estabilidade da rede, reduzir a dependência de fontes poluentes e facilitar a transição para um transporte 100% elétrico, a China tem já vários projetos em andamento, procurando alargar a tecnologia a outras zonas.