A Petroprix, rede de estações de serviço low-cost totalmente automatizadas, está a acelerar a sua presença em Portugal. Com quatro postos já em funcionamento, a empresa espera fechar 2025 com um total de 15 unidades em operação no país.
Desde a entrada da maior rede espanhola de postos de combustível de baixo custo no mercado português, que aconteceu em setembro de 2024 com a abertura do primeiro posto em Águeda, a Petroprix inaugurou sucessivamente unidades na Covilhã, Matosinhos e Paços de Ferreira, este último já em 2025, totalizando quatro estações operacionais em menos de um ano que evidenciam o dinamismo da operação no território nacional.
Portugal é considerado um mercado prioritário pela empresa
A nível ibérico, a Petroprix ultrapassou recentemente as 180 estações em funcionamento, com novas aberturas em Madrid, Sevilha e Canarias. A empresa fechou 2024 com 160 unidades e prevê atingir os 1.000 milhões de euros de faturação no presente ano. Globalmente, o plano da operadora é alcançar 300 estações e 1.400 milhões de euros em receitas até 2027, com um crescimento também em mercados da América Latina.
Em território nacional, está a avançar com 85 projetos e espera obter 25 novas licenças até ao final de 2025, sendo as principais áreas Lisboa, Porto e Algarve. Portugal foi, aliás, o primeiro país escolhido pela marca para iniciar o seu plano de expansão internacional, uma decisão estratégica sustentada pelo potencial do mercado – os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos a soluções de mobilidade económicas, simples e digitais.
“Portugal é, sem dúvida, um mercado prioritário para a Petroprix. A adesão dos portugueses ao nosso modelo low-cost e autónomo tem sido muito positiva, confirma que há espaço para inovação e para um conceito altamente eficiente no setor dos combustíveis”, refere Jaime Vega de Seoane, Diretor de Desenvolvimento Europeu.
O responsável da Petroprix acrescenta ainda que, desde a abertura do primeiro posto em Águeda, “temos vindo a crescer de forma consistente, com novas inaugurações e uma receção muito favorável do mercado. Este ritmo de expansão demonstra bem a confiança dos consumidores portugueses e a capacidade de resposta da Petroprix às exigências do mercado atual, com uma solução moderna, tecnológica e acessível. Estamos convictos de que vamos continuar a crescer em Portugal, atingindo os 15 postos até ao final deste ano e 45 até 2026”.
Um investimento de 25 milhões de euros apenas em Portugal
A estratégia da Petroprix baseia-se num modelo inovador e 100% automatizado, estando disponível 24 horas por dia, o que oferece total autonomia aos clientes. Este formato permite praticar preços mais baixos com um combustível de qualidade, com poupanças que rondam os dez a 15 cêntimos por litro em relação a soluções tradicionais.
A Petroprix é a única empresa de estações de serviço de baixo custo com o seu próprio software, o que confere uma grande vantagem competitiva. Além disso, a aplicação própria da Petroprix, disponível para Android e iOS, permite localizar os postos mais próximos, consultar preços em tempo real, abastecer de forma autónoma e usufruir de campanhas exclusivas. Após o registo da matrícula, os utilizadores recebem promoções personalizadas, incluindo uma oferta de três litros de combustível gratuito na primeira utilização.
A empresa prevê alcançar os 15 postos em operação até ao final de 2025 e chegar às 45 unidades até 2026, através de um investimento de cerca de 25 milhões de euros.
Leia este e outros artigos aqui.