Concept EXP 15: uma visão de design para o Bentley do futuro

EXP 15 representa a visão de design da Bentley para o futuro, ao inspirar-se no legado dos Grand Tourer do início do século XX e reinterpretá-lo de forma totalmente moderna para o século XXI

Concept EXP 15: uma visão de design para o Bentley do futuro

A Bentley Motors apresenta o seu mais recente conceito de luxo no interior do seu novo estúdio de design, que também abre oficialmente as portas pela primeira vez esta semana. O EXP 15 representa a visão de design da Bentley para o futuro, ao inspirar-se no legado dos Grand Tourer do início do século XX e reinterpretá-lo de forma totalmente moderna para o século XXI.

Assim, o modelo à escala real, com mais de cinco metros de comprimento, apresenta uma grelha vertical icónica, um longo capot ‘infinito’ e um habitáculo recuado, reminiscente do Bentley Speed Six Gurney Nutting Sportsman Coupé de 1930, frequentemente conhecido como o “Blue Train”. Este Bentley lendário está associado a uma corrida entre Woolf Barnato – então presidente da empresa e famoso “Bentley Boy” – e o comboio expresso de luxo (Le Train Bleu), de Cannes, no sul de França, até Calais, no norte, tendo chegado a Londres antes de o comboio alcançar Calais.

Mas, em combinação com superfícies exteriores ultramodernas, detalhes de iluminação de alta tecnologia e elementos aerodinâmicos ativos, o concept de 2025 assenta, decididamente, no presente e no futuro. Apesar de não se destinar à produção nem à comercialização, o EXP 15 levanta o véu sobre o design dos futuros modelos da Bentley, incluindo o primeiro automóvel totalmente elétrico da marca, com lançamento previsto para breve.

No interior, a abordagem de design é igualmente visionária. Criado através de software de realidade virtual (VR), que permite aos clientes ver e experimentar uma maior variedade de configurações possíveis, o interior combina elementos físicos contemporâneos familiares – como bancos de luxo, tablier em forma de asa, volante, mostradores e botões – com elementos digitais futuristas fascinantes, que podem surgir em destaque ou desaparecer discretamente, consoante o estado de espírito do condutor ou a necessidade funcional.

A configuração é invulgar por incluir três lugares e três portas – em vez dos habituais quatro ou cinco lugares – permitindo maior luxo em movimento para os poucos privilegiados, e inclui também soluções inovadoras de arrumação para bagagem de mão e/ou animais de estimação. Quando parado, até a bagageira pode assumir um papel duplo como espaço de piquenique sofisticado.

A escolha dos materiais é meticulosa em todo o veículo, combinando o tradicional, artesanal e sustentável com o ultramoderno, técnico e futurista. Por exemplo, um tecido 100% de lã da Fox Brothers – inventores do tecido resistente a espinhos e tecelões ingleses com cerca de 250 anos de história – é utilizado num efeito em tons de ameixa no interior do EXP 15, em perfeita harmonia com diversos acabamentos leves em titânio impressos em 3D.

A experiência do utilizador (UX) é também essencial no EXP 15, concebido para agir como uma mistura inteligente e atenciosa entre um maestro fabuloso e um chef de renome, tudo num só.

Robin Page, Diretor de Design da Bentley, afirma: “A beleza de um concept car não está apenas em apresentar a nossa nova linguagem de design, mas também em testar para onde se encaminha o mercado. É evidente que os SUV são um segmento em crescimento e compreendemos bem o mercado dos GT – graças às quatro gerações do Continental GT – mas o segmento mais desafiante é o das berlinas, porque está em mudança. Alguns clientes procuram a silhueta clássica de berlina ‘três volumes’, outros preferem um design ‘um volume’ e há ainda quem deseje algo mais elevado. Esta foi uma oportunidade para falarmos com as pessoas e percebermos o que sentem.”

O modelo de dimensões reais mistura o clássico e o moderno num novo design estimulante e elegante

O conceito EXP 15 incorpora os cinco princípios de design exterior da Bentley que irão influenciar os seus futuros modelos de produção. O primeiro princípio é a ‘Elegância Vertical’, que expressa a ideia de que todas as frentes dos Bentley – em silhueta – devem apresentar uma linha vertical suavemente curva, semelhante à parte superior do corpo de um cavalo puro-sangue, logo após ter avançado e parado com confiança.

Olhando para o automóvel diretamente de frente, o segundo princípio-chave do design exterior é a ‘Grelha Icónica’, que, apesar das mudanças nos sistemas de propulsão eletrificados, continua a ser fundamental na identidade visual histórica da marca – especialmente com uma linha vertical ao centro. Como explica o Diretor de Design, Robin Page: “As grelhas serviam para fazer entrar ar para o motor de combustão através da frente do carro. Mas agora, com a evolução da tecnologia de iluminação, temos a oportunidade de criar uma peça de arte digital. Por isso, a grelha permanece como a nossa frente icónica.”

O terceiro princípio de design exterior identificado pelos designers da Bentley é a ‘Linha de Capot Infinita’, que reflete a herança e o historial da marca, onde era necessário acomodar um motor de combustão de dimensões generosas. Esta linha prolonga-se sem interrupções por baixo das janelas laterais até ao pilar traseiro, de forma semelhante ao Bentley Gurney Nutting coupé de 1930.

Com os futuros sistemas de propulsão a tornarem-se elétricos e a exigirem menos espaço, a zona que sobra sob o capot do EXP 15 foi reinventada enquanto duas soluções de arrumação elegantes, acessíveis através de painéis gémeos que voltam a fazer referência ao coupé Gurney Nutting – desta vez às suas tampas do motor com dobradiças ao estilo piano.

O quarto princípio de design exterior – ‘Fera em Repouso’ – compreende-se melhor ao observar o automóvel de lado ou de cima. “Todos os Bentley mais refinados apresentam cavas das rodas traseiras que se projetam para fora da carroçaria, acima das rodas traseiras, expressando o seu ‘músculo’ e energia latente – tal como a forma arredondada das pernas dobradas de um grande felino” explica Domen Rucigaj, Chefe de Design Exterior. “Mas a postura geral de um Bentley deve ser relaxada e horizontal – não agressivamente inclinada para a frente (nem reclinada, parecendo ‘preguiçosa’). Estou também focado nas proporções ideais de um Bentley, que se dividem, de cima para baixo, em um terço para o habitáculo e dois terços para a carroçaria.”

O quinto e último princípio chave do design exterior é designado por “Prestigious Shield” e no EXP 15 está relacionado com a grande e limpa superfície na traseira do concept, que nos Bentley antigos, como o coupé Gurney Nutting, eram secções para bagagem que estavam separadas da carroçaria – mas que no EXP 15 faz parte da porta da bagageira, sobre a qual assenta orgulhosamente o novo emblema alado da Bentley, emoldurado por luzes traseiras em padrão de diamante.

Formas musculadas talhadas e esculpidas para criar uma presença arrojada

A superfície da carroçaria do EXP 15 sobre estas proporções também reflete a nova forma como os Bentley modernos serão esculpidos. Page e a sua equipa identificaram três caraterísticas-chave: “Presença Monolítica” – para dar a expressão visual de que os elementos do automóvel parecem ter sido esculpidos a partir de um único bloco de pedra; “Forma Muscular” – criando superfícies tensionadas que indicam visualmente a potência elevada expectante, como o corpo de um atleta após um programa de treino intensivo; e “Precisão Esculpida” – que tem a ver com a redução do peso visual para assegurar uma superfície clara e precisa, mantendo ao mesmo tempo uma sensação de solidez.

A iluminação exterior e a cuidada aerodinâmica de última geração elevam o padrão caraterístico da Bentley a novos patamares

Para além das proporções e das superfícies do EXP 15, o exterior é realçado por inúmeros detalhes encantadores, tanto funcionais como estéticos. Os faróis dianteiros são compostos por quatro faixas ultrafinas situadas nas extremidades laterais do veículo – as duas superiores são verticais e as duas inferiores estão inclinadas para dentro – posicionadas junto às cavas das rodas dianteiras para ajudar a definir os limites do automóvel. Estes faróis emolduram também a grande grelha frontal, onde uma espinha luminosa central, que desce desde logo abaixo do emblema Winged B, separa as duas metades da grelha e apresenta uma interpretação horizontal do famoso padrão em losango dos bancos Bentley. Este padrão é aqui repetido para evocar o desenho de uma grelha histórica, mas reinterpretado com moderna tecnologia LED.

Em cada lateral, logo atrás da cava da roda dianteira, um par de robustas entradas de ar ajuda a canalizar o fluxo de ar, a quebrar visualmente o volume da carroçaria e a acrescentar dinamismo visual. Na traseira, luzes finas adicionais emolduram a grande superfície em forma de ‘Escudo Prestigioso’ e sobressaem ligeiramente, tanto para fins aerodinâmicos como para oferecer uma agradável profundidade tridimensional, revelando também uma nova e intricada interpretação do padrão em losangos.

Outros elementos aerodinâmicos incluem dois spoilers ativos que se projetam a partir do final da linha de tejadilho inclinada para trás, e um difusor aerodinâmico ativo localizado no contorno inferior traseiro do veículo.

Interior em realidade virtual revela configuração inovadora de três lugares

Os designers do habitáculo futurista do EXP 15 também foram influenciados pelo interior do Speed Six Gurney Nutting Sportsman coupé de 1930, em termos de número de lugares e funcionalidade, se não mesmo de disposição e forma. Darren Day, Diretor de Design de Interiores, esclareceu a história e as ideias que a sua equipa utilizou na conceção do habitáculo do EXP 15:

“O então presidente da Bentley, Woolf Barnato, tinha uma berlina Speed Six de quatro portas com interior em tecido Weymann de H. J. Mulliner, que utilizou para correr no Blue Train, em 1930. Entretanto, mandou fabricar um Speed Six coupé único e exclusivo, com carroçaria de Gurney Nutting. Embora o coupé não estivesse terminado quando a corrida teve lugar, foi esse carro que ficou associado à corrida e que, desde então, se tornou um ícone da Bentley. Fomos influenciados pela ideia de um carro de três lugares com uma linha de cintura única e proporções super fluídas, utilizado em grandes digressões.”

Em consonância com este espírito, o EXP 15 oferece também uma disposição de três lugares. Uma porta do lado do condutor abre-se para o banco do condutor e para um acolhedor assento traseiro, enquanto as portas duplas e parte do tejadilho panorâmico se abrem para cima no lado do passageiro para permitir entradas e saídas mais suaves através de um banco do lado do passageiro mais luxuoso e flexível que pode rodar 45 graus para fora. “O banco pode rodar e o passageiro sai, totalmente despreocupado, sem tentar sair do carro como acontece com alguns supercarros”, continuou Day. “Sai-se com dignidade e a fotografia para o Instagram é perfeita. Se olharmos para o carro que construímos para Sua Majestade a Rainha, ele foi sempre concebido em torno da abertura da porta e da “arte da chegada”. Era muito importante para nós criar essa sensação também aqui”.

O banco do passageiro também pode ser deslocado para diferentes posições, de acordo com a vontade ou necessidade do cliente: à frente, ao lado do condutor, no modo “Co-pilot”, deslizado para o banco traseiro na configuração ‘Standard’ ou reclinado no modo “Relax”. Nestas duas últimas configurações, é criado um enorme espaço para as pernas e o sistema de arrumação ‘Concertina Floor’ do concept permite que os apoios para os pés se dobrem para baixo no chão para criar um espaço pouco profundo para um animal de estimação ou para a bagagem de mão pessoal – e, crucialmente, ambos acessíveis sem necessidade de parar e abrir a bagageira.

Até a bagageira tem mais funções potenciais do que um mero porta-bagagens. Abrindo a grande porta traseira, dois pequenos bancos podem ser colocados ao lado de um candeeiro e de um frigorífico abastecido com bebidas frias, que pode deslizar para trás a partir dos bancos traseiros, para tornar as festas de luxo na bagageira numa realidade prática e agradável.

O interior mistura o natural e o físico com o técnico e o digital

O painel de instrumentos “Wing Gesture” é, desde há muito, um ingrediente básico nos habitáculos da Bentley e é o primeiro dos cinco princípios de design de interiores da marca, fazendo referência ao formato do emblema em forma de pena da marca. O segundo princípio – ‘Bold Gravitas’ – consiste na utilização de materiais de luxo em espaços suficientemente grandes para que os clientes os vejam e sintam corretamente. Como disse Darren Day: “Estamos habituados a materiais naturais como a madeira, o metal – e agora a pedra – nos nossos automóveis e a mente humana consegue perceber se algo é real ou não porque está habituada a ver árvores, animais e formas naturais. Por isso, não tentamos estilizar demasiado estas formas, mas desenhamo-las em uníssono com a forma do material. ‘Bold Gravitas’ tem tudo a ver com a confiança de ter uma quantidade generosa de qualquer material de superfície, para que se possa realmente apreciar o folheado de madeira ou a beleza do metal.”

A ideia de um “Cocooning Haven” é o terceiro princípio de design de interiores da marca e tem a ver com a importância de acarinhar os clientes da Bentley. Quer seja à frente ou atrás, o luxuoso banco do lado do passageiro tem uma cobertura envolvente do lado esquerdo que se enrola sobre as costas do banco para criar privacidade quando desejado. O quarto elemento – “Detalhes Icónicos” – descreve os elementos agora famosos associados aos interiores da Bentley, desde as saídas de ar “bullseye” e os interruptores serrilhados até aos bancos acolchoados com diamantes.

A experiência do utilizador apresenta tecnologia “on-demand” ou “melt away” que pode prever antecipadamente as necessidades dos clientes

O quinto princípio de design de interiores é novo – denominado “Magical Fusion” – e tem a ver com a intenção da Bentley de oferecer uma mistura de caraterísticas físicas e digitais e, nalguns casos, fundir as duas. Como uma atualização do atual “Painel rotativo” da Bentley, que pode revelar um ecrã de infotainment num determinado momento e depois voltar a rodar para uma superfície sólida da consola central quando o ecrã já não é necessário, o painel central a toda a largura do EXP 15 pode funcionar como uma interface digital para todo o tipo de infotainment ou desligar-se para revelar uma superfície de madeira folheada visível por baixo do vidro. Também aninhado no centro, por detrás do ecrã, está um dispositivo semelhante a um relógio com vários ‘dedos’ móveis e iluminados – denominado pelos seus criadores de “Maravilha Mecânica” – que pode indicar a direção da viagem do automóvel, o estado da carga da bateria e muito mais – ou ser apenas uma peça central encantadora para contemplar. Como disse Robin Page: “Pensamos que as pessoas estão a ficar fartas de uma experiência totalmente digital e anseiam também por elementos mecânicos físicos. Ao combinar os dois, podemos obter o melhor dos dois mundos. É quase como usar um belo relógio mecânico num pulso e um relógio digital no outro. Imagine a experiência mágica que obteria se o mecânico e o digital fossem sobrepostos.”

Inovação de materiais e de cores utilizando tradicionais fornecedores britânicos

O exterior do EXP 15 ostenta uma impressionante pintura acetinada de metal-líquido denominada Pallas Gold, que, se observada com atenção, apresenta reflexos brancos-dourados e é inspirada em vários elementos de níquel do histórico Bentley Speed Six, incluindo a grelha e os puxadores das portas. Mas o que torna esta pintura moderna é um pigmento de alumínio ultrafino, novo no mercado, que permite a sua utilização na carroçaria em frente a dispositivos de radar de segurança que ainda podem transmitir “através” dela sem reduzir a qualidade do sinal. Além disso, a elevada capacidade refletora do revestimento facilita a sua deteção por sistemas Lidar e, por conseguinte, é adequado para o tráfego onde estão implantados outros sistemas de condução autónoma.

Na realidade virtual interior do EXP 15, a equipa de cores, acabamentos e revestimentos criou quatro temas, com uma mistura de materiais tradicionais e modernos. Na parte de trás da cabina, os designers imaginaram a utilização de um tecido jacquard de seda fina para promover o bem-estar. Tecido num dos mais antigos moinhos do Reino Unido pela empresa britânica Gainsborough, fundada em 1903 – e fornecedora de tecidos à Rainha desde 1980 – o material natural histórico está em perfeita harmonia no mesmo interior que uma nova malha metálica de tecido fino denominada “Acrylic Couture”, que é encapsulada em acrílico e que, quando iluminada, pode criar efeitos 3D radiantes no painel de instrumentos.

Do mesmo modo, os materiais retroiluminados encontram-se por detrás de folheados recortados com a assinatura da Bentley nos painéis das portas e noutros locais, para acrescentar um ambiente ainda mais futurista. Como afirmou Andrea Jensen, Diretor de Cor, Materiais, Acabamentos e Personalização: “Quando se corta um padrão de diamante do folheado e se coloca seda jacquard ou uma malha híbrida e se ilumina, é possível criar aquilo a que chamamos um acolchoado 3D ativo.”

Noutros locais, um tecido 100% de lã da Fox Brothers – os inventores do tecido à prova de espinhos e tecelões ingleses com cerca de 250 anos de existência – é utilizado no efeito ‘ombre damson’ no interior temático do acabamento executivo do EXP 15, juntamente com acabamentos em titânio reais impressos em 3D. E, devido à escolha do material e à sua criação precisa impressa em 3D, estes pormenores metálicos reduzem o peso do automóvel e o desperdício na produção.

Conclusão: todo o desempenho e tecnologia necessários para um Grand Tourer sofisticado e sustentável do século XXI

Apesar de ser, antes de mais, um concept de design dramático, os criadores do EXP 15 consideraram, naturalmente, o grupo propulsor elétrico que irá permitir as Grand Tourer do século XXI apresentar uma faceta sustentável e uma elevada performance, sem esforço. Para tal, o EXP 15 foi concebido com uma unidade de tração integral totalmente elétrica, com uma autonomia alargada e velocidades de carregamento compatíveis com a comodidade que os clientes esperam de um Bentley. Mas, enquanto conceito de design, não são fornecidos mais pormenores sobre as suas especificações técnicas nem sobre a sua possível plataforma.

Embora o coupé Speed Six Gurney Nutting Sportsman de 1930 tenha certamente estimulado a criatividade da atual equipa de design, o EXP 15 está longe de ser um exercício “retro” ou de olhar para o passado, quando os automóveis não se assemelhavam em nada uns aos outros. O EXP 15 também não é uma antevisão do veículo Bentley de produção mais pequeno e totalmente elétrico previsto para 2026. No entanto, as sugestões subtis de design relacionadas com esse primeiro automóvel são realçadas na forma exterior deste concept, bem como as ideias digitais e técnicas no interior que poderão tornar-se realidade a longo prazo.

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