A TAP está a fazer a remodelação da frota de veículos, com sete anos, por modelos novos para os administradores e diretores de topo, revelou esta sexta-feira a ‘CNN Portugal’. Ao todo são cerca de 40 veículos, que têm sido entregues nas últimas semanas.
Recorde-se que há três anos a companhia aérea suscitou polémica no caso BMW, com a contratação de 50 modelos de luxo, o que obrigou à intervenção do Governo e fosse cancelada a ordem por Pedro Nuno Santos. Desta feita, a TAP avançou para a remodelação depois de apresentar o plano ao Governo, mas desta feita não são modelos da marca alemã.
“Foi decidida a viatura VW Tiguan e Peugeot 3008 para segmento Diretores (gama abaixo do contrato anterior) e Audi A6/Q6 (…) para o segmento Administradores (dentro da mesma gama do contrato anterior)”, indicou fonte oficial da companhia aérea. A “substituição das viaturas atendeu a especiais critérios de sustentabilidade, substituindo viaturas de propulsão diesel/ gasolina por viaturas mais sustentáveis e com sistemas de propulsão amigos do ambiente (híbridos plug-in ou 100% elétricos)”. A TAP, como em muitas empresas, não compra os veículos, antes contrata-os junto de uma locadora, pagando para tal uma renda.
O preço dos modelos em questão variam entre os 25 e 40 mil euros, no caso dos VW Tiguan e o Peugeot 3008, e entre os 70 e 80 mil euros, nos modelos modelos Audi A6/Q6.
Neste caso, apontou o canal televisivo, os contratos são “de quatro anos”, sendo que “os valores contratados ficaram em cerca de 650 euros por mês para diretores e cerca de 1.000 euros por mês para administradores”, valor que “inclui IVA, viatura de substituição, pneus, assistência e manutenção e seguros”, respondeu a empresa.
“A TAP não procedeu à renovação, mas sim à substituição das viaturas da frota automóvel corporativa, dado que as mesmas atingiram o limite máximo de período de aluguer operacional permitido pelas locadoras: 84 meses (sete anos)”, referiu a companhia aérea. “Da análise de mercado efetuada pelos serviços, concluiu-se que a substituição por viaturas de igual marca e modelo (Peugeot 508) seria mais dispendiosa que outras soluções existentes no mercado dentro da mesma gama ou gama inferior.
Leia este e outros artigos aqui.