Carros viajam muito mais do que imagina: para onde é que as marcas automóveis da Europa vendem?

Europa é o terceiro maior mercado automobilístico do mundo, depois da China e dos EUA

Carros viajam muito mais do que imagina: para onde é que as marcas automóveis da Europa vendem?

A Europa é o terceiro maior mercado automobilístico do mundo, depois da China e dos EUA. No entanto, considerando a origem das marcas, é o segundo maior mercado em vendas globais, graças à presença de mais de 40 fabricantes automóveis. De acordo com o site especializado ‘Motor1’, no ano passado, as marcas europeias venderam um total de 21,04 milhões de veículos ligeiros novos em todo o mundo. Esse total foi superado apenas pelas marcas japonesas, mas ainda assim superou as vendas dos fabricantes chineses emergentes.

A contagem não leva em consideração o local de produção do carro, mas apenas a marca estampada na frente do veículo. Com base nesse critério, pode-se dizer que 24% das vendas globais de automóveis em 2024 foram de marcas europeias. Dessas, 11 milhões de unidades — 52% do total — foram vendidas na Europa (incluindo Europa Ocidental, Central, Oriental e Turquia). Então, onde foram vendidos os outros 10 milhões?

Quase metade foi vendida na China

Como esperado, a maioria dos carros de marcas europeias vendidos fora da Europa foi parar à China. Os dados mostram que marcas como Volkswagen, BMW, Mercedes, Audi, Volvo, Land Rover e Porsche — entre muitas outras — venderam 4,65 milhões de veículos em território chinês no ano passado.

A relação histórica entre fabricantes alemães e chineses explica essa primeira posição. Apesar dos desafios recentes, a China continua a representar uma fonte significativa de receita para grupos como Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW.

O segundo maior mercado estrangeiro para marcas europeias são os EUA, com 1,7 milhões de unidades vendidas em 2024. No entanto, apenas 21 marcas europeias estão presentes no mercado americano. Nenhuma marca francesa, espanhola ou checa está atualmente ativa nos Estados Unidos, assim como algumas marcas italianas (Abarth, Lancia), turcas (Togg) e alemãs (Opel, Smart).

O Brasil representa o terceiro mercado externo mais importante para as marcas europeias, graças à forte presença da Fiat e da Volkswagen, que juntas foram responsáveis ​​por 77% dos 1,18 milhões de carros vendidos no país em 2024. Renault (Dacia), Citroën e Peugeot completam o top 5.

Seguem-se México (276 mil), Coreia do Sul (236 mil), Japão (229 mil), Canadá (225 mil) e Argentina (209 mil veículos).

Em termos de participação de mercado, a África é a região onde as marcas europeias detêm a liderança, seguida de perto pela América Latina.

As quotas de mercado europeias nestas duas regiões foram de 36% e 33%, respetivamente. Por outro lado, os desempenhos mais fracos foram registados no Sul da Ásia (Índia, Paquistão) e na Eurásia (Rússia, Bielorrússia, Cáucaso e Ásia Central).

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