Já viu o estado dos pneus do seu carro? Saiba o truque da moeda que o pode livrar de uma multa que pode atingir 1.250 euros

Em termos práticos, um pneu é considerado careca quando a profundidade do sulco atinge ou fica abaixo de 1,6 mm, que é o limite legal mínimo em Portugal

Já viu o estado dos pneus do seu carro? Saiba o truque da moeda que o pode livrar de uma multa que pode atingir 1.250 euros

Os pneus são um suporte essencial para o seu carro, pelo que devem estar em ótimas condições para evitar acidentes e multas indesejadas, sendo que cada pneu danificado pode custar até 200 euros.

Um pneu careca é aquele que sofreu um desgaste excessivo, perdendo grande parte da sua profundidade original de ranhura. Em termos práticos, um pneu é considerado careca quando a profundidade do sulco atinge ou fica abaixo de 1,6 mm, que é o limite legal mínimo em Portugal.

O Código da Estrada não especifica um valor exato para a multa aplicada a veículos com pneus carecas. Contudo, o artigo 114º estabelece que todos os componentes de um automóvel são considerados parte integrante do mesmo, e a sua não conformidade pode resultar em sanções. Além disso, outros fatores podem influenciar o valor da multa, como a não conformidade dos pneus com os registados no livrete. Neste caso, a multa pode variar entre 250 e 1.250 euros, especialmente se os pneus estiverem desgastados.

Alex Amilibia, especialista em desporto automóvel, mostrou como pode detetar o desgaste dos pneus nas redes sociais. “A margem para uma multa por pneu é de 1,6 mm, o que é bastante reduzido”, indicou, citado pelo jornal ‘El Español’. Para o testar, precisa apenas de uma moeda de um euro. Isto porque a área dourada tem 2,5 mm de largura, pelo que serve para determinar a medida. “É tão simples como colocar a moeda e ver a peça de ouro ou prata que resta”, apontou o especialista.

@amiliibia Cuando te pueden multar por TUS NEUMÁTICOS? hoy te cuento todo! 🚗✨ #coche #coches #auto #autos #car #cars #neumatico #neumaticos #multa #multas #policia ♬ sonido original – Amiliibia

O primeiro passo é rodar o pneu para fora. Os sulcos devem ser uniformes; irregularidades nas bordas ou na parte interior também podem resultar em penalização. “Se a zona intermédia estiver mais saturada do que as laterais, significa que a pressão está muito alta”, se for o contrário, significa que está muito baixa.

Se estiver visível mais do que a zona dourada, significa que precisa de trocar o pneu.

Por isso, antes de planear a sua viagem de verão, lembre-se de verificar o manual do fabricante do seu carro para saber qual a pressão dos pneus recomendada. Um pneu com ar incorreto ou insuficiente aumenta o consumo de combustível. Assim como o risco de rebentamento ou explosão do pneu.

Por outro lado, a pressão excessiva aumenta a probabilidade de cortes ou impactos, além de uma condução menos confortável. Ambos os casos resultam num desgaste acelerado, o que exige uma maior distância de travagem.

Lembre-se, ao trocar um pneu, deve fazer o mesmo com o outro pneu do mesmo eixo; caso contrário, ocorrerá instabilidade, o que pode levar a acidentes.

Por fim, em terceiro lugar, a verificação da suspensão. Os amortecedores também sofrem um desgaste progressivo, pelo que devem ser verificados por um profissional a cada 20 mil quilómetros.

Leia este e outros artigos aqui.