A 14 de maio último, a TSRC (‘Technical Safety and Regulatory Compliance’), nos Estados Unidos, reconheceu a existência de um problema no fabrico do primeiro muscle car elétrico, o Dodge Charger Daytona EV, concretamente os produzidos entre 30 de abril de 2024 e 18 de março de 2025.
Se não conhece o “Fratzonic Chambered Exhaust” do Charger Daytona EV, trata-se de um sistema que utiliza uma combinação de síntese sonora digital e uma câmara de ajuste física (ou seja, um altifalante) para produzir um som de 126 decibéis. Segundo a Universidade de Yale, este som é suficientemente alto para causar dor física à maioria das pessoas – algo entre um concerto de rock barulhento e um jato de passageiros a levantar voo.
O Dodge Charger Daytona EV fez manchetes ao lançar ruídos falsos do motor como forma de atrair os condutores de muscle cars. Acontece que não eram o tipo certo de ruído falso do motor – e agora a Stellantis precisa de recolher 8 mil veículos para os reparar. Isto porque os carros não cumprem os requisitos mínimos de ruído para veículos híbridos e elétricos, requisito estabelecido pela Norma 141, obrigatória para veículos vendidos nos Estados Unidos.
O problema surgiu como a necessidade de substituir o inexistente motor V8, pelo que foi incluído um sistema composto por um escape falso. Isso custou à marca o seu famoso som. Pode estar em falta um amplificador externo, o que é essencial para que este emita sons externos — incluindo os sons de alerta para peões exigidos pelo Governo federal, concebidos para manter os peões em segurança. A regra exige geradores de ruído para veículos elétricos e híbridos quando operam abaixo dos 30 km/h, as velocidades mais seguras para peões.
De acordo com o documento de recolha de segurança, o número de veículos potencialmente afetados é de 8.390. Podem ter sido fabricados com amplificadores sem carga de software completa, o que impede a emissão de som para o exterior.
Para determinar esta suspeita, foram utilizados registos de engenharia e de fabrico para identificar os afetados.
Este defeito representa um risco para a segurança rodoviária, conforme detalhado no relatório. Explicam o potencial de perigos, incluindo acidentes, incêndios, morte ou ferimentos . Porque “são mais difíceis de detetar”, esclarecem.
We’re saving the planet, 670 HP at a time. #ChargerDaytona pic.twitter.com/jb95HWLazK
— Dodge (@Dodge) December 2, 2024
Here’s what the Charger Daytona EV sounds like revving its “Fratzonic Chambered Exhaust.” pic.twitter.com/aInKNZV9ZT
— Motor1 (@Motor1com) August 17, 2022
Leia este e outros artigos aqui.