Economizar até 15 euros em combustível em cada viagem é possível: saiba a que velocidade deve conduzir para gastar menos dinheiro

A primeira coisa a ter em mente é que deve sempre conduzir a uma velocidade que não afete a segurança rodoviária e que esteja dentro dos limites estabelecidos

Economizar até 15 euros em combustível em cada viagem é possível: saiba a que velocidade deve conduzir para gastar menos dinheiro

Verão e bom tempo são sinónimos de férias, o que significa em muitos casos longas horas a conduzir. Embora os preços dos combustíveis não estejam tão altos como por exemplo há um mês, encher o depósito ainda pesa no bolso de milhares de portugueses. Mais a mais nesta época do ano, quando o ar condicionado e o peso da bagagem aumentam o custo da gasolina ou do diesel.

Por esse motivo, os condutores procuram economizar o máximo de combustível possível para adiar a ida ao posto de gasolina. Um dos segredos para economizar combustível é a velocidade, que, juntamente com o estilo de direção, afeta diretamente o consumo do veículo. Nesse sentido, e de acordo com a publicação ‘Auto Bild’, conduzir a 95 km/h pode economizar até 500 euros por ano.

A primeira coisa a ter em mente é que deve sempre conduzir a uma velocidade que não afete a segurança rodoviária e que esteja dentro dos limites estabelecidos. Além disso, é importante saber que, por exemplo, viajar a 120 km/h consome muito mais combustível do que viajar a 95 km/h.

Um motor a gasolina padrão consome cerca de 7,5 litros por 100 km se conduzido a uma velocidade de 120 km/h. No entanto, esse número cai para 5,5 litros por 100 km se for conduzido um pouco mais devagar, a 95 km/h. Isso significa uma economia de dois euros por 100 km se o preço da gasolina estiver em torno de 1,6 euros por litro, que é o custo médio atual.

Ou seja, a cada 100 quilómetros, pode economizar em média cerca de 3,2 euros. Aplicando os cálculos, o resultado é claro: numa viagem de 460 quilómetros a 95 km/h, gasta 15 euros a menos do que na mesma distância percorrida a 120 km/h. Se estendermos esse valor por um ano inteiro, e novamente de acordo com a ‘Auto Bild’, conduzir a essa velocidade representa uma economia de 500 euros se percorrer cerca de 15.000 quilómetros por ano.

Além disso, conduzir um pouco mais devagar nem sempre significa chegar muito mais tarde ao seu destino. Por exemplo, se percorrer 300 quilómetros a 95 km/h em vez de 120 km/h numa viagem, perderá apenas 25 minutos. Em última análise, conduzir no limite de velocidade máximo permite que o seu veículo atinja o pico de consumo de combustível, e reduzir a velocidade sem afetar o trânsito é uma boa maneira de economizar combustível.

Leia este e outros artigos aqui.