Carregamento de 310 km em apenas 10 minutos: conheça o primeiro Mercedes-Benz Shooting Brake elétrico

O novo CLA Shooting Brake é o primeiro Mercedes-Benz elétrico disponível como variante station

Carregamento de 310 km em apenas 10 minutos: conheça o primeiro Mercedes-Benz Shooting Brake elétrico

Apenas algumas semanas após a apresentação do novo CLA, a Mercedes-Benz apresenta o segundo modelo desta família de veículos completamente nova. O novo CLA Shooting Brake é o primeiro Mercedes-Benz elétrico disponível como variante station. Combina a elegância, desportividade e inteligência do CLA com muito espaço para passageiros e bagagem e ainda um elevado grau de versatilidade interior.

Quer se trate de uma ida às compras semanal, uma viagem de férias com toda a família ou de uma viagem de fim de semana com amigos, oferece espaço para tudo o que necessita. A bagageira tem uma capacidade de 455 a 1290 litros. A bagageira dianteira iluminada tem mais 101 litros de capacidade. Pranchas de surf ou bicicletas podem ser facilmente transportadas no tejadilho graças às barras de tejadilho de série. A sua capacidade de carga é de 75 kg. E um jet ski ou dois motociclos podem ser facilmente transportados num reboque.

A capacidade de reboque é de até 1800 kg (reboque com travões). Uma autonomia WLTP de até 761 km (CLA 250+ Shooting Brake com tecnologia EQ: consumo de energia em ciclo combinado: 12.7-15.2 kWh/100 km | emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km | classe de emissões de CO2: A) permite uma elevada adequação para deslocações diárias e viagens longas. O recarregamento para mais 310 km (WLTP) é concluído em 10 minutos. O lançamento no mercado europeu do CLA Shooting Brake com tecnologia EQ terá início em março de 2026.

Com o CLA Shooting Brake, a Mercedes-Benz leva para a era elétrica o conceito de combinar as proporções desportivas de um coupé de quatro portas, com mais espaço de carga e uma grande porta da bagageira. Este conceito celebrou a sua estreia em 2012 com o CLS Shooting Brake. Em 2015, a Mercedes-Benz estabeleceu-se com sucesso no segmento de modelos compactos com o primeiro CLA Shooting Brake.

Proporções desportivas com uma secção dianteira impressionante e um design da secção traseira exclusivo

O novo CLA Shooting Brake é idêntico ao CLA Limousine até ao pilar B. Isto significa uma superfície vidrada baixa, um design desportivo em forma de nariz de tubarão e uma grelha frontal com painel único com 142 estrelas LED iluminadas individualmente com visual cromado. Juntamente com os faróis LED MULTIBEAM opcionais e a faixa de luz, o painel iluminado com um padrão Mercedes-Benz contribui para a identidade inconfundível de todos os modelos da nova família de veículos. As óticas traseiras também apresentam um design em forma de estrela e estão ligadas por uma faixa de luz.

A linha do tejadilho do CLA Shooting Brake estende-se até à secção traseira com uma inclinação mais gradual. O teto panorâmico de uma única peça vidro estende-se continuamente desde a moldura do para-brisas até à secção traseira. O spoiler é pintado de preto no lado interior e na cor da carroçaria no lado exterior. Desta forma, transmite a impressão de que o teto de vidro se prolonga até ao vidro traseiro, acrescentando uma elegância única à secção traseira.

Teto panorâmico de grandes dimensões com céu estrelado iluminado

O grande teto panorâmico estabelece um novo padrão no segmento. Cria uma sensação de espaço excecionalmente generoso e aberto. Para proteger contra a radiação solar, é composto por vidro laminado de segurança com isolamento térmico e um revestimento refletor de raios infravermelhos e de baixa emissividade no lado interior. Isto reduz o aquecimento do interior do habitáculo no verão. No inverno, o revestimento de baixa emissividade reduz a perda de calor, refletindo o calor interior para o interior do habitáculo. Com 200 nanómetros, é mais fino do que um cabelo humano, que tem um diâmetro de cerca de 50 000 nanómetros.

O teto panorâmico está disponível opcionalmente com uma nova função. Com esta, a transparência do vidro pode ser alterada em 10 a 20 milissegundos. Os passageiros podem escolher entre transparente para uma vista desobstruída para cima ou opaco para mais privacidade. O estado opaco (leitoso) não só protege contra olhares curiosos do exterior, como também oferece uma melhor proteção contra o brilho da luz solar direta. É operado através de um menu correspondente nas definições do veículo na unidade central.

Como cereja no topo do bolo, o grande teto panorâmico é ainda iluminado. Pela primeira vez, está ligado à iluminação ambiente e proporciona um céu estrelado iluminado. 158 estrelas estão integradas na sua superfície de vidro, que pode ser iluminada na cor selecionada individualmente da iluminação ambiente. A luz é alimentada a partir da secção dianteira através de módulos LED. O céu estrelado é quase invisível durante o dia. Mas no escuro, surpreende com uma experiência visual única, especialmente para os passageiros traseiros. Convida a recostar-se e relaxar e também atrai a atenção do exterior. Em combinação com a nova assinatura luminosa nas secções dianteira e traseira, o teto de vidro iluminado confere ao CLA Shooting Brake uma aparência incomparável.

Mais espaçoso do que nunca – mais espaço para passageiros e bagagem

O teto mais comprido, com uma linha que se inclina suavemente até à secção traseira, oferece mais espaço para a cabeça no banco traseiro do que no CLA (+26 milímetros). O acesso ao compartimento traseiro também é ainda mais confortável graças aos recortes maiores das portas. Em comparação com o seu antecessor, o novo CLA Shooting Brake oferece mais espaço para a cabeça em cada um dos cinco bancos, graças a uma linha do tejadilho mais alta. O aumento para os passageiros traseiros é de sete milímetros. Nos bancos dianteiros, o aumento do espaço para a cabeça é de 14 milímetros, enquanto o espaço para as pernas aumentou 11 milímetros.

O novo CLA Shooting Brake é 35 milímetros mais comprido (4723 milímetros) e 27 milímetros mais alto (1469 milímetros) do que o modelo anterior. A distância entre eixos foi aumentada em 61 milímetros para 2.790 milímetros.

Os bancos podem ser rebatidos na proporção de 40:20:40 de série. Esta configuração permite aumentar o volume da bagageira para até 1290 litros. Juntamente com a bagageira dianteira de 101 litros de capacidade, o novo CLA Shooting Brake oferece mais volume de carga do que o seu antecessor. O modelo está equipado de série com porta da bagageira elétrica EASY-PACK para facilitar o carregamento e o descarregamento da bagageira. A função KEYLESS-GO com HANDS-FREE ACCESS também está disponível como opção. As barras de tejadilho com design elegante também fazem parte do equipamento de série, enquanto um gancho de reboque está disponível como equipamento opcional. O CLA Shooting Brake pode rebocar até 1500 kg com tração traseira e até 1800 kg com tração integral – uma capacidade de reboque considerável para um veículo elétrico deste segmento.

Nova experiência espacial – leveza flutuante com uma grande seleção de cores e materiais

A arquitetura interior única é idêntica à do CLA. Com o seu estilo vanguardista, oferece uma nova experiência de luxo nesta classe de veículos. Os destaques incluem a consola central desportiva e posicionada a uma elevada altura, dividida em dois níveis, as aplicações nos painéis das portas e o MBUX Superscreen. Estão concebidos como se flutuassem no espaço. Isto cria uma impressionante sensação de leveza, que contribui ainda mais para a sensação de espaço generoso.

Uma gama de cores e materiais atraentes e versáteis realça a pretensão da Mercedes-Benz de um design excecional e de características de equipamento impressionantes. No que diz respeito ao revestimento dos bancos, está disponível ARTICO/Tecido, ARTICO e pele numa gama de cores que inclui desde o preto ao bege Ivory e castanho. A gama de componentes de revestimento inclui desde o revestimento com visual anodizado antracite até revestimentos em alumínio escovado ou fibra de carbono e superfícies em madeira ou papel. A gama de cores exteriores oferece uma vasta seleção de pinturas sólidas e metalizadas. Estas incluem, por exemplo, branco Polar sólido, preto Cosmos metalizado, vermelho Patagónia metalizado MANUFAKTUR e as novas cores Aquamint sólido e azul Clear metalizado, desenvolvidas exclusivamente para a nova família de veículos.

Novo volante multifunções – o regresso dos interruptores rotativos e basculantes

O novo volante do CLA Shooting Brake oferece melhor ergonomia e operação intuitiva. A Mercedes-Benz reintroduziu o conceito de controlo com um interruptor basculante para o limitador e o DISTRONIC, bem como um botão rotativo para controlar o volume, de acordo com inúmeros pedidos dos clientes. Os interruptores capacitivos estão perfeitamente integrados e fornecem ajudas táteis para uma melhor orientação. Além disso, algumas funções foram removidas do painel de controlo para maior clareza e facilidade de utilização, e as dimensões do painel de navegação tátil para controlar o display do painel de instrumentos foram significativamente aumentadas, sendo agora mais fácil de operar.

Superscreen com até três displays – gráficos em tempo real alimentados pelo motor de jogos Unity

O MBUX Superscreen opcional estende-se por toda a largura do interior. O display de 10,25” para o condutor e o display central de 14” estão localizados atrás da superfície de vidro. Está disponível opcionalmente para o passageiro dianteiro um display separado de 14” para entretenimento individual. O portfólio de aplicações em constante crescimento4 inclui, por exemplo, plataformas de streaming de vídeo como Disney+ e RIDEVU da Sony Pictures Entertainment, bem como videojogos com uma grande seleção de títulos AAA através do fornecedor de jogos na nuvem Boosteroid. Para desfrutar da melhor experiência de jogo no veículo, os clientes podem utilizar o seu controlador de jogos Bluetooth ou o telemóvel. O controlador de jogos também pode ser utilizado com o display do passageiro, mesmo durante a condução. Com o display central, isto só é possível quando o veículo está estacionado. Os três displays são alimentados por chips de alto desempenho de última geração e gráficos em tempo real do motor de jogo Unity.

Se o display do passageiro não for selecionado, uma peça de acabamento com um grafismo em forma de estrela complementa o aspeto envidraçado. Dependendo do equipamento, é retroiluminado. Outro extra é o head-up display opcional. Oferece ao condutor uma imagem virtual flutuante com uma diagonal de 12,2” a cerca de 2,8 metros à frente do veículo.

A nova geração do MBUX torna a experiência digital mais personalizada e inteligente do que nunca

O novo CLA Shooting Brake é o segundo veículo a funcionar inteiramente através do Sistema Operativo Mercedes-Benz (MB.OS). Está equipado com um supercomputador que está ligado à Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isto permite atualizações remotas regulares[4] – não só do sistema de entretenimento, mas também das funções mais importantes do veículo, incluindo os sistemas de assistência ao condutor. Desta forma, o CLA Shooting Brake é constantemente atualizado em vez de ficar mais antigo e permanece tão atualizado ao longo dos anos como um veículo recém-lançado da linha de produção.

O MB.OS permite uma experiência digital completamente nova. A quarta geração do sistema de informação e entretenimento Mercedes-Benz User Experience (MBUX) integra inteligência artificial (IA) da Microsoft e do Google. O novo Assistente Virtual do MBUX é, portanto, muito mais do que apenas um assistente de voz avançado. Pode conduzir diálogos complexos, com várias partes e tem memória de curto prazo. Isto permite que continue uma conversa numa data posterior. Baseado no ChatGPT4o e no Microsoft Bing Search, combina o conhecimento que reuniu a partir da Internet. Graças ao Google Gemini, também sabe orientar-se nos destinos de navegação. Durante um diálogo ativo, o Assistente Virtual do MBUX reconhece até emoções e pode reagir em conformidade, tal como um bom amigo. Como um avatar “vivo” em forma de estrela Mercedes-Benz, está sempre presente na MBUX Zero Layer do ecrã central.

O novo conceito de operação e exibição do MBUX é adaptado às preferências individuais dos clientes. A camada Zero melhorada do MBUX no visor central exibe as informações mais importantes, sugestões e, pela primeira vez, as aplicações utilizadas mais recentement4. Na vista de aplicações, as aplicações podem agora ser movidas e agrupadas em pastas com nomes individuais.

Navegação inteligente – solução Google Maps personalizada com Mercedes-Benz Electric Intelligence

Agora, a orientação de itinerário é mais fácil e intuitiva do que nunca. A nova solução de navegação personalizada baseia-se nos dados cartográficos do Google Maps[5], combinados com informações em tempo real do veículo.

A Navegação Mercedes-Benz com Inteligência Elétrica planeia o percurso mais rápido e mais conveniente, incluindo paragens para carregamento, com base em inúmeros fatores. Ajusta automaticamente as definições de carregamento do veículo e otimiza-as para um carregamento rápido ao longo do itinerário – incluindo o pré-condicionamento da bateria de alta tensão para que esteja à temperatura ideal e permita um carregamento rápido de corrente contínua no momento certo. O sistema também fornece sugestões de economia de energia.

Baixo consumo e carregamento rápido – nova geração de baterias, caixa de velocidades de duas relações e sistema elétrico de 800 V

Com um consumo notoriamente baixo e uma autonomia impressionante no seu segmento, o CLA Shooting Brake marca um ponto alto na mobilidade elétrica. Inicialmente, serão lançados dois modelos. O CLA 250+ Shooting Brake com tecnologia EQ (consumo de energia em ciclo combinado: 12.7-15.2 kWh/100 km | emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km | classe de emissões de CO2: A)[6] produz uma potência de 276 cv e permite uma autonomia de até 761 km de acordo com o WLTP. [7]

O CLA 350 4MATIC Shooting Brake com tecnologia EQ, de 354 cv de potência, (consumo de energia em ciclo combinado: 13.2-15.7 kWh/100 km | emissões CO2 em ciclo combinado: 0 g/km | classe de emissões de CO2: A)6 posiciona-se no topo da gama de modelos como uma versão de elevado desempenho com dois motores elétricos e tração integral. Tem uma autonomia de até 730 quilómetros, de acordo com o WLTP.7

O sistema de propulsão elétrico recém-desenvolvido, com um motor síncrono de excitação permanente (PSM) e caixa de velocidades de duas relações no eixo traseiro, foi concebido para um desempenho de condução dinâmico com elevada eficiência. A primeira relação permite uma excelente aceleração desde a condição de parado. O CLA 250+ Shooting Brake acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos. A segunda relação foi concebida para ser utilizada a altas velocidades. Garante uma excelente autonomia e conforto em viagens longas. O CLA Shooting Brake totalmente elétrico também inclui um novo sistema de travagem compacto. O sistema otimiza a recuperação da energia da travagem, aumentando assim a autonomia. Por razões de eficiência, quase todos os processos de travagem são realizados inteiramente através de recuperação. A potência de recuperação é de até 200 kW.

O CLA 250+ Shooting Brake e o CLA 350 4MATIC Shooting Brake estão equipados com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de armazenamento de energia útil de 85 kWh. As células incluem ânodos nos quais é adicionado óxido de silício ao grafite, aumentando a densidade energética. Em combinação com esta nova geração de baterias, o sistema elétrico de 800 V pode reduzir significativamente o tempo de carregamento. Isto significa que o CLA 250+ Shooting Brake pode ser recarregado para uma autonomia de 310 quilómetros (WLTP)[8] em 10 minutos. Isto corresponde, por exemplo, à distância entre Genebra e Milão ou entre Berlim e Hamburgo. O carregamento rápido DC é possível com até 320 kW. O carregamento AC, por exemplo, numa wallbox residencial, é possível com até 22 kW. Outras versões elétricas a bateria serão adicionadas à gama de modelos no início do próximo ano.

Flexível para as necessidades individuais – totalmente elétrico ou com cadeia cinemática híbrida de 48 V de alta tecnologia

Os modelos totalmente elétricos desempenham um papel fundamental na implementação da estratégia empresarial sustentável da Mercedes-Benz. Contudo, as pretensões e as necessidades de mobilidade dos clientes em diferentes regiões do mundo determinam o ritmo da transformação. O novo CLA Shooting Brake também estará disponível no próximo ano numa versão híbrida com sistema elétrico de 48 V e um motor elétrico integrado na caixa de velocidades.

O motor elétrico, o inversor e a caixa de velocidades de dupla embraiagem e oito relações (8F-eDCT) formam uma unidade altamente integrada. O motor elétrico fornece um apoio inteligente na gama de baixas velocidades. A velocidades urbanas e quando são necessários menos de 20 kW, os modelos híbridos podem ser conduzidos utilizando apenas energia elétrica. É possível conduzir de modo puramente elétrico até uma velocidade de 100 km/h. Uma característica especial está no facto de o motor poder recuperar em todas as oito relações da caixa de velocidades, recuperando assim até 25 kW de energia.

Melhor equipamento de série do seu segmento

O novo CLA Shooting Brake oferece um vasto equipamento de série e de elevada qualidade, excecional nesta classe de veículos. A linha de equipamento Progressive é um equipamento de série. O equipamento inclui faróis LED High Performance com Assistente de Máximos Adaptativo, o Pack Espelhos, um volante desportivo multifunções com revestimento em pele, bancos conforto revestidos em ARTICO / tecido, com aquecimento e apoio lombar de 4 vias, e ainda ar condicionado automático THERMATIC de uma zona, com saídas de ventilação para o compartimento traseiro.

Os entusiastas de tecnologia podem contar com uma câmara de selfie e de vídeo com reconhecimento facial, bem como duas portas de carregamento USB-C com uma potência de 100 W nas filas dos bancos dianteiros e traseiros.

A bagageira também está equipada com uma porta da bagageira EASY-PACK, quatro pontos de fixação, uma rede lateral e uma tomada de acessórios de 12 V, ideal para ligar, por exemplo, um refrigerador de piquenique. Outros equipamentos de série incluem um sistema de fixação para cadeira de crianças iSize, navegação MBUX, informações de trânsito em tempo real, um cabo de carregamento de cinco metros para até 22 kW de potência de carregamento e o serviço de carregamento digital MB.CHARGE Public[12]. Este serviço oferece acesso a uma das maiores redes de postos de carregamento do mundo com apenas um contrato. Os clientes podem até reservar um ponto de carregamento com antecedência nos postos de carregamento da própria Mercedes-Benz através do MB.CHARGE Public.

Estão disponíveis packs de equipamento adicionais, a Linha AMG, a Linha AMG Plus e inúmeras opções individuais para uma maior personalização.

Um para todos – a inovadora Arquitetura Modular Mercedes-Benz para diferentes séries de modelos e sistemas de tração

A nova Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA) é a prova da força da inovação na Mercedes-Benz. Foi concebida de forma que os quatro modelos da nova família de veículos possam ser fabricados de forma flexível – tanto com cadeia cinemática elétrica como com um motor de combustão híbrido tecnologicamente avançado. Isto permite uma redução considerável da complexidade e economias de escala significativas. A arquitetura modular oferece sinergias máximas através de processos mais ágeis, simples e rápidos, bem como um elevado grau de peças comuns. Isto torna a utilização de recursos em desenvolvimento e produção mais eficiente e garante uma rentabilidade sustentável. Após o CLA e o CLA Shooting Brake serão lançados dois SUV.

Leia este e outros artigos aqui.