Volkswagen ID.3 GTX FIRE+ICE: protótipo de apresentação entra em produção em série

Modelo foi desenvolvido em colaboração com a marca de vestuário desportivo de alta performance BOGNER FIRE+ICE, que integra o grupo de moda desportiva de luxo BOGNER, sediado em Munique

Volkswagen ID.3 GTX FIRE+ICE: protótipo de apresentação entra em produção em série

Apenas um ano após a estreia mundial do protótipo, a Volkswagen lança uma edição especial limitada do ID.3 GTX FIRE+ICE, equipada com um grupo motopropulsor extremamente dinâmico, pintura exclusiva e inúmeros detalhes de design.

O modelo foi desenvolvido em colaboração com a marca de vestuário desportivo de alta performance BOGNER FIRE+ICE, que integra o grupo de moda desportiva de luxo BOGNER, sediado em Munique, à semelhança do lendário Golf II Fire and Ice, que se tornou um sucesso inesperado nos anos 90 e hoje goza de estatuto de culto entre os entusiastas. Como homenagem ao ano de estreia do modelo original, apenas 1990 unidades do ID.3 GTX FIRE+ICE estarão disponíveis para encomenda.

Martin Sander, membro do Conselho de Administração da Volkswagen responsável pelas áreas de Vendas, Marketing e Pós-Venda, afirmou: “A reação ao protótipo apresentado no ano passado foi extraordinária. Muitos fãs da Volkswagen manifestaram um forte desejo de ver este modelo chegar à produção em série, e tivemos todo o gosto em concretizar esse desejo. O ID.3 GTX FIRE+ICE demonstra o apelo emocional do nosso modelo desportivo premium, enquanto transporta um pedaço da história da Volkswagen para o futuro elétrico.” A Volkswagen apresentou o protótipo durante o ID. Treffen em Locarno, em 2024.

Motores potentes, bateria de grande capacidade e carregamento rápido

O ID.3 GTX FIRE+ICE estará disponível com duas opções de motorização – 210 kW (286 cv) e 240 kW (326 cv). Em ambas as versões, o motor elétrico disponibiliza um binário máximo de 545 Nm. Na versão mais potente, a edição especial ID.3 GTX acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima até 200 km/h.

Além disso, esta versão inclui de série o chassis desportivo DCC, estando também disponível como opção para a versão de 210 kW. A energia elétrica é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 79 kWh (úteis), que pode ser carregada em postos de carregamento rápido DC até 185 kW. Com esta potência, é possível carregar a bateria de 10% a 80% em cerca de 26 minutos. A autonomia combinada WLTP pode chegar até 591 km.

Design exterior exclusivo

O elemento mais distintivo do exterior do ID.3 GTX FIRE+ICE é a sua pintura Ultra Violet Metallic. Este esquema de cor único presta homenagem ao lendário Golf antecessor, que esteve disponível num tom semelhante. O friso do tejadilho reforça o caráter desportivo com a sua pintura anodizada em vermelho Flaming Red, enquanto o pilar C exibe um decalque mate transparente com o padrão geométrico FIRE+ICE.

O spoiler do tejadilho inclui o logótipo Fire and Ice dos anos 90, reforçando a ligação ao modelo original. Outro destaque visual é o conjunto de jantes “Locarno” de 20 polegadas, que sublinha a presença dinâmica do modelo com pintura anodizada Ultra Violet Metallic, acabamento polido de alto brilho e um centro de roda em vermelho GTX. Os farolins traseiros LED de última geração possuem um escurecimento exclusivo para esta edição especial, reforçando o caráter premium e desportivo do modelo. Outro pormenor diferenciador são as projeções luminosas no solo ao abrir as portas, exibindo gráficos alusivos aos elementos fogo e gelo, respetivamente no lado do condutor e do passageiro.

Detalhes interiores marcantes

O interior apresenta um esquema de cores bicolor. A cor de destaque “On Fire Red” domina os bancos e as costuras do lado do condutor, enquanto os bancos e os elementos de design do lado do passageiro apresentam detalhes em “Keep Cool Blue”, representando o gelo. O volante, o painel de instrumentos, os painéis das portas e os tapetes também foram personalizados com costuras coloridas e logótipos. Inspirados nas coleções BOGNER FIRE+ICE, os bancos apresentam um padrão acolchoado ao estilo de casacos de penas, incluindo um detalhe de fecho e o logótipo FIRE+ICE ao centro.

Colaboração próxima com a BOGNER

Tal como aconteceu com o Golf 2 Fire and Ice e com o protótipo ID.3 GTX, os designers da Volkswagen e da BOGNER trabalharam em estreita colaboração. Daniel Hiendlmeier, Managing Director e Chief Brand Officer da BOGNER, afirmou: “O renascimento da cooperação entre a Volkswagen e a BOGNER FIRE+ICE, mais de 30 anos depois, e a concretização de um modelo de produção em série representam um marco importante para nós. O que começou como um protótipo transformou-se num veículo pronto para o mercado, que irá entusiasmar tanto os fãs do icónico Golf II Fire and Ice como uma nova geração. É uma forte declaração sobre a relevância de ligar a moda à mobilidade.”

Equipamento de série abrangente

O ID.3 GTX FIRE+ICE inclui de série um vasto conjunto de funcionalidades, agrupadas em diferentes pacotes:

– Pacote Interior Plus, que inclui bancos desportivos premium com função de massagem elétrica, Head-Up Display de Realidade Aumentada e sistema de som Harman Kardon
– Pacote Convenience, que inclui Ar Condicionado Climatronic de 2 zonas e sistema de navegação
– Pacote Assistance, que inclui Park Assist Plus, sistema de câmara traseira, Keyless Access e controlo eletrónico de distância ACC
– Além disso, ambas as versões da edição limitada incluem suspensão desportiva de série.
– A versão de 240 kW (326 cv) vem ainda equipada com o chassis desportivo adaptativo DCC e pode ser equipada opcionalmente com pneus desportivos de medida 235

Regresso aos anos 90

Em 1990, a Volkswagen lançou a edição especial Fire and Ice da segunda geração do Golf, oferecendo exclusividade tanto ao nível da desportividade como do conforto. O modelo foi concebido em colaboração com o empresário, designer de moda e realizador Willy Bogner.

Com um visual marcante, pintura violeta escura com efeito pérola, jantes de liga leve, spoiler dianteiro, alargamento da carroçaria e opções de motor potentes entre 90 e 160 cv, o Golf Fire and Ice tornou-se rapidamente uma raridade cobiçada, especialmente na versão GTI. O sucesso foi inesperado, com um total de 16.700 unidades vendidas, superando largamente o plano inicial de apenas 10.000 unidades.

Edição especial limitada não está disponível para encomenda em Portugal.

Leia este e outros artigos aqui.